Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Sonhar com fogo e água

Sonhar com fogo e água envolve muitos detalhes que podem mudar completamente o seu significado. Em alguns casos, aliás, este sonho nem possui simbolismo, tratando-se apenas de fenômenos psicológicos ou físicos desencadeados por estímulos externos, por exemplo: filmes, novelas, eventos, experiências e até mesmo problemas de saúde.

Em primeiro lugar, vamos analisar as possíveis origens deste sonho a partir de uma perspectiva psicológica e física. Devemos levar em consideração os efeitos psíquicos e energéticos que favorecem o desequilíbrio temporário de nossa composição física e mental, que geram sintomas associados ao calor (fogo) e ao frio (água). A febre é um exemplo de sintomas que favorece a manifestação de sonhos com fogo e água. Além disso, a febre, quando em condições de maior desequilíbrio energético, pode desencadear delírios durante o sonho, cujo resultado pode dar origem a sonhos completamente assustadores associados ao elemento fogo (quando o estímulo é o calor) ou ao elemento água (quando o estímulo tem origem na necessidade de compensar o desconforto do calor).

Por causa disso, é muito comum que pessoas que estão com febre ou desequilíbrio energético tenham sonhos ou delírios associados ao fogo e à água. Há muitos relatos que provam essa ligação. Em um deles, um rapaz diz que sempre tem sonhos semelhantes quando está com febre. Em alguns, ele vê bolas de fogo indo em direção a água; já em outras, um vulcão expele fogo enquanto, no mesmo instante, a água da chuva os apaga.

Mesmo que você não esteja com febre, é muito comum que, durante o sono, algum evento ou atividade mental ou espiritual favoreça este desequilíbrio energético que estimula a formação deste tipo de sonho. Nestes casos, é comum acordar com excesso de suor sem motivo aparente ou sentir dores ou queimações em lugares específicos do corpo após despertar do sono. Tais sintomas sempre estão associados a algum desequilíbrio energético. No entanto há casos nos quais eles podem indicar o desbloqueio energético associados a problemas emocionais. Nesses casos, embora os sintomas sejam aparentemente negativos, eles estão ocorrendo devido à restauração e à desobstrução dos canais energéticos (nádis) correspondentes ao bloqueio emocional. Segundo esse ponto de vista, o fogo e a água, durante o sonho, são apenas um reflexo abstrato dessa condição energética interior, cujo real significado pode estar associado a um processo de purificação e de limpeza interior.

No entanto também devemos levar em consideração os aspectos simbólicos da água e do fogo. Portanto continue lendo e descubra mais detalhes sobre o significado de sonhar com fogo e água.

Simbolismo do fogo


O que os sonhos estão tentando te dizer? Saiba mais aqui!

Por ser o fogo um elemento natural, é fundamental que façamos um resumo dos seus principais simbolismos. O fogo carrega muitos simbolismos interessantes. Alguns deles estão, de alguma forma, associados ao que foi explicado anteriormente, fortalecendo o seu simbolismo associado a problemas energéticos ou a desbloqueios emocionais.

Por exemplo, alguns dos simbolismos mais comuns do fogo são:

  •  Paixão;

  •  Desejo;

  •  Ressurreição;

  •  Renascimento;

  •  Eternidade;

  •  Destruição;

  •  Esperança;

  •  Inferno;

  •  Purificação.

Desde a literatura mais antiga, o fogo sempre foi mencionado tanto como um elemento natural e positivo quanto negativo. Algumas vezes ele é mencionado como símbolo de nutrição e de proteção da alma, enquanto em outras surge como símbolo da discórdia e da impureza. Por causa dos aspectos negativos, frequentemente é associado ao inferno, pois é onde os impuros costumam digerir suas perversões e maldades. No entanto esta característica negativa deve ser vista de maneira simbólica, não como uma verdade absoluta, pois o fogo, nos sonhos, pode representar mudanças e transformações positivas na vida de uma pessoa.

Simbolismo da água

Entenda o que podem significar os sonhos premonitórios

Já a água possui muitos simbolismos interessante e que podem complementar (ou não) o simbolismo do fogo, por exemplo:

  • Movimento;

  •  Renovação;

  •  Intuição;

  •  Transformação;

  •  Fluxo da vida;

  •  Reflexão;

  •  Purificação.

A água, nos sonhos, é frequentemente associada às nossas emoções e aos sentimentos. Elas podem surgir por diversos motivos, por isso o seu significado pode variar para cada tipo de sonho e de pessoa.

No geral, a água deve ser vista como um símbolo de nossa flexibilidade em aceitar mudanças e transformações, o que, por sua vez, também possui estreita ligação com o que foi explicado na introdução.

Conclusão

Tem sonhos repetidos? Descubra o que isso significa

Este sonho pode envolver muitos detalhes, por isso o significado deste sonho não é o mesmo para todas as pessoas. Além disso, como mencionado anteriormente, algumas vezes esse sonho pode se manifestar devido a estímulos externos da vida de vigília, que nem sempre manifestam sonhos que possuem algum significado ou simbolismo.

No entanto os elementos água e fogo, na vida onírica, são uma combinação muito significativa. Por causa disso, de modo geral este sonho nos lembra que devemos seguir o fluxo da vida, nos livrando das amarras e dos bloqueios que só criam obstáculos a cada momento, independentemente da situação na qual nos encontramos. O sonho, por si só, é um sinal de que tudo sairá como esperado. Se você está passando por um período turbulento, contudo, apenas se deixar levar pela dinâmica da vida, sem importar resistências e pensamentos negativos desnecessários.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.