Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O que significa sonhar com fogo

Nos sonhos, o aparecimento do elemento fogo possui uma simbologia poderosa e interessante. Porém, antes de nos aprofundarmos no significado de sonhar com fogo em cenários mais específicos, faz-se necessário uma breve introdução sobre o simbolismo do fogo como um todo. 

Sonhar com peixe: o que isso significa?

O primeiro ser humano que aconselhou alguém a não “brincar com fogo” provavelmente não era uma mãe, mas sim um xamã que conhecia muito bem o poder, a beleza e a fúria do elemento fogo. O fogo não apenas traz calor e claridade, mas também emana uma poderosa energia que envolve todos que estão à sua volta. É muito comum que as pessoas fiquem com olhar fixo e paralisado diante de uma fogueira. Isso acontece porque estamos captando sua vibração em nível espiritual e, como resultado, entramos numa espécie de transe muito agradável e revitalizante. 

Além disso, o fogo possui muitos simbolismos positivos e interessantes, podendo representar: 

  • As paixões; 

  • A criatividade; 

  • A motivação; 

  • A purificação e a limpeza; 

  • A alma ou espírito; 

  • O conhecimento intuitivo; 

  • A iluminação ou o despertar espiritual. 

O fogo, como símbolo espiritual, tem grande poder de potencializar a vontade e a determinação. Pode representar nossa luz interior, bem como é um símbolo vivo do fogo divino que arde em todas as almas. Sendo assim, o simbolismo do fogo é um elo entre o reino material e o espiritual. Por isso é que sonhar com fogo pode representar o despertar e a iluminação espiritual. Mas o sonho não se resume apenas a isso. O fogo possui muitos simbolismos, então cada cenário onírico pode estar associado com algumas ou todas as características do fogo. 

Portanto continue lendo e descubra o que significa sonhar com fogo em mais detalhes. 

Sonhar com casa pegando fogo 

O que significa sonhar com polícia?

O psicanalista Sigmund Freud, em seu “Livros dos Sonhos”, acreditou ter realizado uma importante descoberta: que as casas, nos sonhos, representam o próprio inconsciente do indivíduo. Segundo seus estudos, é muito comum que imóveis, casas ou ambientes fechados apareçam nos sonhos representado o próprio interior do sonhador. 

Seguindo essa perspectiva, sonhar com uma casa pegando fogo demonstra a necessidade de purificação e limpeza. O fogo, neste caso, não deve ser visto como algo ameaçador e perigoso, pois aparece de maneira simbólica, com o intuito de refletir exatamente o impulso de colocar seu “interior” em harmonia que você está sentindo. 

Sonhar com carro pegando fogo 

Sonhar com morte: qual o significado desse sonho tão trágico?

Geralmente um carro pegando fogo está mais ligado a questões psicológicas e existenciais do que ao simbolismo do fogo propriamente dito, sobretudo se o sonho foi trágico, com vítimas ou mortes. Caso seja assim, é muito comum que este sonho tenha se originado de traumas do passado ou de algumas questões mais emocionais da vida de vigília. 

No entanto, por ser o carro um bem material, o fogo pode estar relacionado com a necessidade de cultivar mais o desapego e de não sofrer tanto por acontecimentos mundanos que prejudicam o seu bem-estar. 

Sonhar com fogo e água 

O que significa sonhar com aliança?

Heráclito, o filósofo grego, olhava para o simbolismo da alma de maneira interessante. Ele acreditava que as almas eram feitas de água e fogo. De acordo com sua percepção (que faz muito sentido do ponto de vista místico), a água simboliza o espírito primitivo, enquanto o fogo representa o progresso e a iluminação. 

A partir dessa perspectiva, podemos concluir que o motivo de o ser humano ser tão resistente em relação ao seu progresso é devido ao fato de que somos mais “água”, em vez de sermos mais “fogo”. A água (as fraquezas e vícios da alma) simplesmente apaga e ofusca os verdadeiros desejos do fogo (a alma, o espírito ou Eu Superior). 

Seguindo esta linha de raciocínio, a combinação de água e fogo no sonho pode indicar que um período de elevação e transformação espiritual está para acontecer. 

Sonhar com fogo e incêndio 

O que significa sonhar com cobra?

O incêndio não possui alvo específico, por isso é que o sonho simboliza a sua negligência consigo mesmo. Talvez você não esteja dando o devido valor para a vida e, consequentemente, se atola em pensamentos negativos, perdendo as esperanças e a motivação. Este sonho é um chamado para o despertar interior. 

Sonhar com pessoa pegando fogo 

Sonhar com dente: qual o significado desse sonho?

O significado deste sonho depende do contexto em que está inserido, pois uma pessoa pode estar pegando fogo devido a um sonho trágico envolvendo acidentes, como também pode ser reflexo de seus pensamentos em relação à pessoa que está pegando fogo (quando conhecida). Mas, de maneira geral, o sonho pode simbolizar suas preocupações com amigos ou familiares

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.