por Erickson Rosa

Autossabotagem - 3 maneiras eficazes de acabar com a procrastinação

Quem me acompanha aqui no Horóscopo Virtual sabe que o assunto que mais falo em meus artigos é a autossabotagem. A autossabotagem pode se manifestar de diferentes formas em sua vida. Falta de prosperidade, infelicidade no amor, ansiedade, estresse e também a procrastinação são alguns deles para exemplificar.

Neste artigo, quero falar sobre o hábito de procrastinar e ensinar 3 técnicas que o ajudarão a eliminar esse hábito de sua vida.

O que você vai aprender neste artigo:

  • 3 técnicas simples para diminuir o hábito de procrastinar;

  • Como essas técnicas podem ajudar você a eliminar esses hábitos;

A procrastinação é o hábito de adiar tarefas importantes e aquilo que precisamos fazer agora. Seja pelo motivo que for, o ato de adiar gera prejuízo ao procrastinador, pois ele não consegue avançar em seus objetivos da vida prática.

Por isso que nesse artigo decidi ajudar você a combater esse hábito com 3 técnicas simples. Vamos lá.

Organize-se

Criar uma rotina de horários e estabelecer metas ajuda você a não deixar as tarefas para depois. Para isso, faça uma lista de tarefas e as coloque em ordem de prioridade. Estabeleça uma data-prazo para cada tarefa e, caso não consiga cumprir, estabeleça a data-limite.
A ideia aqui é deixar essa lista no seu campo visual. Por isso, coloque-a num local que consiga visualizar. Assim, você lembra a si mesmo quais seus prazos e o que precisa cumprir. Gosto muito de um programa chamado Habitica, onde você coloca suas tarefas e a cada tarefa bem-sucedida vai aumentando o nível do seu personagem. É bom para quem gosta de "gameficar" as tarefas e motiva você a continuar cumprindo suas metas para evoluir seu próprio personagem.

Recompensa

Após concluir uma tarefa que exige muito de você, crie recompensas. As recompensas tendem a aumentar seu comportamento e a manter o hábito de realização da tarefa. Por exemplo, se deseja começar a correr, depois de cada corrida, dê-se um presente, como uma hora de descanso, um pequeno doce (eu disse pequeno), um momento de relaxamento etc.
Pequenas recompensas ativam seu cérebro para que você mantenha esse hábito. Uma das recompensas mais poderosas é a aprovação externa. Funciona assim: toda vez que fizer tal tarefa, se uma pessoa lhe elogia ou lhe dá incentivo, você tende a querer repetir o comportamento.
Se quer ter o hábito de correr, por exemplo, entre em grupos nas redes sociais de corrida e, cada vez que correr, publique o quanto conseguiu. As pessoas vão curtir e isso é uma forma de ter uma recompensa externa. 

Contexto

Essa é uma das técnicas poderosas que muitos psicólogos utilizam para ajudar seus pacientes a manter determinado comportamento. Na técnica do contexto, você cria um estímulo que serve de contexto para não procrastinar e para determinada tarefa. 
Por exemplo, se trabalha no computador e acaba caindo no Facebook e no YouTube, consequentemente procrastinando as tarefas, uma boa forma de não procrastinar é criar outro usuário com o fundo de tela diferente que seja apenas para o trabalho. Você pode também bloquear os sites que distraem você nesse usuário. Assim, o fundo de tela serve como um contexto de que é hora de realizar as tarefas. Para quem quer começar exercícios, utilizar a "roupa do exercício" ajuda a criar o hábito de se exercitar.

Essas são as dicas que tenho hoje para você. Se quiser saber mais sobre como eliminar a procrastinação e a autossabotagem, basta ler este artigo onde ensino os 3 tipos de procrastinadores.

Um grande abraço e até a próxima.

 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.