Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

A diferença entre ego e alma

Em muitos momentos de nossas vidas acabamos agindo de forma impulsiva, automaticamente, e acabamos nos distanciando do conceito de ser humano. 

Você já notou que, às vezes, sua mente pode se dividir em dois? Um “eu inferior” e um “eu superior”, ambos lutando e tentando argumentar de maneiras completamente distintas. Esses dois lados podem ser chamados de “ego” e “alma”. Está apenas em suas mãos decidir qual deles seguir em suas atitudes. 

Talvez tudo fique mais claro se você souber as diferenças existentes entre ambos. Entenda qual a definição de ego e alma para tirar suas próprias conclusões sobre qual deve escutar.

Ego 

O ponto de vista abordado pelo ego é sempre egoísta. O ego pensa nele próprio, não importa o que aconteça com outras pessoas. Ele precisa ser sempre o melhor, o mais importante, o mais amado, o mais desejado… Ninguém pode estar acima do ego, pois o seu lugar é no topo. 

O ego sempre toma as piores decisões, até mesmo se elas machucarem os que estão ao seu redor. Nunca deixará de desbancar um “potencial rival”, não importando qual seja o caminho para alcançar o seu objetivo. É passível apenas de más intenções e sentimentos negativos como a inveja ou o ciúme. 

Como nunca permite ser contrariado ou colocado para baixo, o ego nunca se permite ser ofendido e, se isso acontecer, jamais conseguirá alcançar o perdão, pois o sentimento que reina é o rancor, a mágoa. 

O coração nunca é consultado pelo ego, sempre usa a razão para defender todas as suas atitudes e age de forma inconsciente, movido apenas pelas forças das ilusões criadas dentro de si. 

E, por último, o ego só sabe julgar. Como sempre age sem consultar a consciência e acreditando que somente o seu lado está certo, acaba não tendo ciência dos verdadeiros fatos. Ele se sente sempre culpado, pois da mesma maneira que condena os outros, condena a si próprio.

Alma 

A alma é completamente diferente do ego em todos os quesitos possíveis. Enquanto o ego busca enaltecer a si próprio, como se fosse o lado negro da força, a alma busca sempre fazer o correto, assim como a luz. 

O altruísmo é uma das principais características da alma, que leve sempre o próximo em consideração e suas atitudes nunca visam apenas um interesse. Age tanto pelo seu próprio bem, como também pelo bem de seu semelhante. 

A alma é totalmente pura em todas as suas decisões, age de forma racional, com atitudes e pensamentos positivos, livre de qualquer segunda intenção. Honestidade é a palavra-chave de tudo. 

O perdão é sempre uma opção. Mesmo sendo desrespeitada ou magoada, jamais guarda rancor no coração, mas tenta sempre entender os motivos do outro e suas limitações. 

A alma é buscadora da verdade em todos os momentos. Nunca engana ao próximo, trabalha sempre com franqueza e busca sempre ter relacionamentos satisfatórios e felizes. A ética e os valores são essenciais. 

E, acima de tudo, a alma é o coração, e nunca deixará de usar esse poderoso sensor para tomar todas as suas decisões e definir qual caminho é o certo a se seguir, sem desrespeitar outras pessoas ou passar por cima de seus sonhos e ideais.

Qual dos dois você gostaria que tivesse destaque em sua vida? Qual entrará em seu coração? Foque e dê ouvidos apenas ao que é essencial os seus olhos. A escolha é e sempre será sua. 

Que sua existência possa beneficiar outras pessoas e possa também ajudar o mundo a se tornar um lugar ainda melhor! 


Artigo escrito por Carol Bespalec da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.