por Equipe Horóscopo Virtual

A teoria dos cinco elementos

Desde que a humanidade existe, há registro de que o homem cria teorias para explicar a natureza do planeta, do universo e a sua própria natureza. Desses pensamentos surgiram diversas correntes filosóficas e esotéricas com seus símbolos e linguagens próprias. Dentre essas correntes, existiu uma chamada de “hermetismo”.

O hermetismo surgiu na Grécia, mas com conhecimentos que remetem ao antigo Egito. Um desses conhecimentos era o de classificar a natureza do homem e do universo em quatro elementos: terra, fogo, água e ar. E posteriormente estudiosos acrescentaram a esse conhecimento o quinto elemento, chamado de sombra.

Os hermetistas diziam que os elementos da natureza eram representações de aspectos do próprio ser humano. Dessa forma eles utilizavam alegorias para trabalhar o autoconhecimento e poderem assim evoluir e crescer como pessoas, como sociedade e espiritualmente. Veja o significado de cada um dos elementos:

Terra

O elemento terra representa tudo o que é físico e concreto. Tudo o que é feito de matéria tem a sua relação com esse elemento. Quando os hermetistas falavam em trabalhar com esse elemento, eles se referiam a concretização de algo. Assim como o planeta Terra, o elemento que leva esse nome está ligado com a prosperidade, fertilidade e saúde.

Fogo

O elemento fogo era interpretado como o lado espiritual do ser humano. Faz referência à fagulha divina que todos carregamos dentro de nós. É a nossa conexão com Deus e com o mundo espiritual. Também faz referência aos momentos de inspiração e de impulso rumo à evolução que todos devemos buscar.

Água

É o elemento que representa as emoções e os sentimentos. Assim como as águas de um rio, as emoções devem fluir naturalmente para que uma pessoa possa estar equilibrada e com as suas energias em harmonia. Todas as manifestações artísticas estão relacionadas ao uso desse elemento, ao uso da expressão emocional.

Ar

O mundo racional é representado pelo elemento ar. É nesse elemento onde estão as ideias, os pensamentos e os raciocínios. Como diz o velho ditado, as ideias “estão no ar”. Os pensamentos têm a destreza do ar, que podem surgir e desaparecer como um vento, uma brisa ou até mesmo como um tornado.

Sombra

Em algumas escolas de hermetismo, incluem o quinto elemento como a sombra. A sombra seria a representação da mente inconsciente. Tudo o que ainda não foi iluminado pela essência de cada ser é porque está guardado sob a segurança desse elemento.

Este artigo é informativo e tem como objetivo despertar a curiosidade sobre estudos antigos que esclarecem muito sobre a natureza humana e que podem te ajudar na sua jornada de autoconhecimento. Dependendo das fontes e das escolas esotéricas que você seguir, talvez encontre informações trocadas de alguns elementos. Por exemplo, em algumas escolas se atribui o espírito ao elemento ar e o mundo mental ao elemento fogo. Não existe certo e errado, mas sim formas diferentes de compreender como o universo funciona. O importante é que esse seja apenas o primeiro passo para você absorver e aplicar cada vez mais conhecimento em seu dia a dia. Bons estudos!


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.