Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

As origens da astrologia

A astrologia existe há alguns milênios e, claro, que ela nem sempre foi como é hoje. Como todo campo de estudo ela evoluiu e o seu uso também teve objetivos diferentes em cada época. Nesse texto vamos falar sobre como era a astrologia na era medieval, entre os séculos IX e XV.

Nessa época a astrologia era conhecida na Europa e no Oriente Médio e já se utilizavam os mapas astrais como o diagrama que conhecemos hoje. A primeira diferença é que naquela época tudo era calculado por contas matemáticas feitas pelos astrólogos. Não havia um programa pronto que desse a posição dos planetas em relação aos signos de forma rápida. Por isso o trabalho dos astrólogos era bem mais complexo, demorado e trabalhoso do que hoje, o que também dava mais prestígio e importância para eles.

Em relação ao mapa, outro ponto diferente de hoje é que naquela época ainda não se falava em Netuno, Urano e Plutão. Portanto tudo era calculado e interpretado de acordo com o posicionamento dos sete planetas: Sol, Lua, Vênus, Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno. E dessa forma, alguns signos que tem sua regência atribuída aos planetas Netuno, Urano e Plutão eram relacionados aos outros sete planetas.

O que podemos observar de mais diferente era o uso da astrologia naquela época. Durante os séculos da era medieval a ciência não existia como a conhecemos hoje. Dessa forma muitas atribuições que damos aos cientistas hoje eram feitas por astrólogos no passado. Por exemplo: alguém que precisasse de um tratamento para curar uma doença poderia ter esse tratamento influenciado pelas previsões do horóscopo da pessoa. Claro que nem todos tinham acesso a um astrólogo, o que nos leva a outro papel importante que a astrologia teve.

Naquela época os reis utilizavam bastante o serviço dos astrólogos. Seja para prever o clima e poder tomar decisões referentes ao plantio e à colheita na agricultura, seja para tomar decisões políticas ou até mesmo para ter um direcionamento sobre quando deveriam começar uma guerra. E, se algo desse errado, a vida do astrólogo não ficaria nada fácil. Quanta responsabilidade!

Podemos concluir que a astrologia medieval tinha objetivos bem práticos no dia a dia daquela época. Desde influenciar na agricultura, até nos tratamentos médicos e decisões políticas, o astrólogo tinha um papel bem desafiador naqueles dias. O que nos leva a refletir sobre como utilizamos a astrologia nos tempos atuais. Se naquela época podiam procurar conselhos para as questões práticas do cotidiano através do horóscopo, hoje também podemos fazer isso. Claro que devemos ter os pés no chão e também confiar nas outras fontes de informações que temos atualmente, o que eles não tinham naquela época. Mas, independentemente da astrologia estudada ser a atual ou a medieval, o importante é que ela nos leve a uma vida melhor.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.