As partes do corpo de cada signo

O ser humano se interessa pelo céu desde tempos remotos, sendo muito antiga a observação dos corpos celestes. Acredita-se que os seres vivos são o microcosmo espelhando o macrocosmo. Já na Antiguidade, a Astrologia norteava o conhecimento de muitas civilizações, que deixaram bases importantes em diversas áreas, inclusive na Medicina. O conceito era e que o Cosmos influenciava o modo de vida das pessoas em todos os âmbitos.

De fato, entre os séculos III e II A.E.C., muitos comportamentos foram adotados considerando o impacto das influências planetárias e dos signos sobre o corpo humano. E as doenças e distúrbios na saúde eram entendidos como provenientes da falta de observação dessas influências. Tal concepção fazia parte das bases da chamada Medicina Astrológica.

Essa vertente da Astrologia revela quais partes do corpo humano – membros externos e órgãos internos, ossos, sangue etc. – são influenciadas por cada um dos signos. Assim, aponta sobre quais delas o nativo de um determinado signo deve dedicar um cuidado especial ao longo da vida, prevenindo muitos males. Quer conhecer mais sobre o assunto? Continue a leitura do artigo até o final!

As partes do corpo de:

Áries

O primeiro signo da roda zodiacal ocorre de 21 de março a 20 de abril. É regido pelo elemento Fogo e comanda a cabeça, a massa do cérebro e dos olhos e a arcada dentária superior.

Ao longo da vida, os nativos desse signo podem vir a enfrentar ferimentos e dores de cabeça, enxaquecas, febres, vertigem, doenças cerebrais (aneurisma, esclerose, acidente vascular cerebral, encefalite, meningite e tumores).

Estão sujeitos ao surgimento de problemas oftalmológicos como dores nos olhos, inchaços, vermelhidão, deficiência visual, entre outros, bem como acidentes envolvendo essa região.

Além disso, os arianos podem sofrer com deformidades na arcada dentária superior, sendo comuns a mordida aberta e o apinhamento dentário.

Para obter boa saúde, é fundamental que eles mantenham uma alimentação rica e balanceada, boas noites de sono, momentos de lazer e relaxamento. Vale realizar exercícios físicos frequentes e moderados e, ainda, buscar autoconhecimento para aprender a lidar com as próprias emoções e frustrações.

Deve ser um ponto de atenção realizar uma consulta periódica ao oftalmologista. Também ao dentista, especialmente diante de qualquer incômodo na mastigação ou mesmo na aparência da gengiva superior e da boca.

Touro

Mulher com os olhos fechados e com a mão no pescoço

Touro é o segundo signo do Zodíaco, regido pelo elemento Terra e vigente de 21 de abril a 20 de maio. Governa as orelhas, as mandíbulas, a boca, a língua, o pescoço, a garganta, as amígdalas e as cordas vocais.

Os taurinos podem enfrentar distúrbios relacionados com a orelha e o ouvido, notadamente otites, labirintites, zumbido e formação de cerume.

É fundamental que esses nativos se atentem para a disfunção da articulação temporomandibular (DTM) e para doenças da língua e da boca, uma vez que há tendência à candidíase e câncer de boca, de língua e de mandíbula.

Além disso, eles podem se deparar com problemas referentes à garganta, como dores na área, decorrentes de alergias respiratórias, resfriados e inflamação das mucosas que recobrem a parte interna tanto da laringe quanto da faringe, com vermelhidão, inchaço e dificuldade para engolir.

É comum que esses nativos sintam o ressecamento da garganta, motivado por diversas situações, entre elas o clima seco, respiração exclusiva pela boca, poluição, tabagismo, uso excessivo da voz. Eles tendem a ter eventos de amigdalite e disfunções ligadas à região do pescoço, como bócio. Estão vulneráveis à rouquidão, à perda temporária da voz e aos calos nas cordas vocais. Podem sofrer com rigidez no pescoço e torcicolos.

Para manter a saúde em dia, eles devem ingerir líquidos e realizar pausas na conversação para preservar as cordas vocais. Ainda, manter em dia as consultas ao dentista e recorrer ao médico em caso de dores e irregularidades nas regiões das orelhas, das mandíbulas, da boca e do pescoço. Vale também buscar fontes de relaxamento e de lazer que favoreçam liberar emoções e angústias, como dançar ou se expressar por meio da arte.

Gêmeos

Gêmeos é o terceiro signo do Zodíaco, ocorrendo de 21 de maio a 20 de junho. É regido pelo elemento Ar e comanda o sistema nervoso, as vias respiratórias, os pulmões, a clavícula, os ombros, os braços e as mãos.

Alguns desafios relacionados com a saúde que os nativos desse signo tendem a enfrentar ao longo da vida são: epilepsia, esclerose múltipla, Alzheimer e transtornos dissociativos e psicológicos. Além disso, os geminianos estão suscetíveis a resfriados, gripes, pneumonia, bronquite, asma e outros distúrbios associados ao sistema respiratório.

Estão vulneráveis também ao surgimento de nevralgias, câimbras, bursites, tendinites e lesões por esforço repetitivo. Também, aos distúrbios articulares, principalmente nas mãos. Podem ter reumatismo e serem vítimas de fraturas de ombros e membros superiores.

Para manter a saúde em ordem, eles devem realizar principalmente exercícios respiratórios e prevenir doenças ligadas aos pulmões. Atividades ao ar livre, Yoga e meditação são recomendadas, pois, além de atuarem positivamente no organismo, promovem bem-estar mental, ajudando a manter a agitação psíquica sob controle.

Além disso, devem evitar atividades físicas extenuantes, optando por aquelas que envolvam ganho de mobilidade. É conveniente manter uma alimentação balanceada que favoreça a ingestão de vitaminas e sais minerais.

Câncer

Câncer é o quarto signo do Zodíaco, vigente de 21 de junho a 20 de julho e regido pelo elemento Água. Governa o peito, os seios, o colo, o aparelho digestivo, o útero e o olho esquerdo. Associado às emoções, à informação abstrata, ao feminino, aos pensamentos e sentimentos, à intuição e à capacidade de enxergar a espiritualidade.

Sob a influência desse signo, os desafios relacionados à saúde mais comuns a serem enfrentados são dores no peito ao respirar, decorrente de contraturas musculares e de lesões infecciosas na parede do tórax, embolia pulmonar ou parada cardíaca. Quando houver esse sintoma, é fundamental buscar atendimento médico.

Conheça o ponto fraco na saúde de cada signo

Também podem ocorrer dores e cistos mamários, displasia, leite empedrado (para as mulheres que estejam amamentando) e tumores. Também, distúrbios digestivos variados, como gastrite, azia, úlceras, gases intestinais, soluços, além de retenção de líquidos e inchaços abdominais.

Há a tendência ao surgimento da síndrome do intestino irritável (SII) e de cálculos na vesícula. No caso das mulheres, pode haver problemas relativos à fertilidade e no útero, como pólipos, miomas e câncer.

Por não assimilarem muito bem situações de estresse, os cancerianos tendem a somatizar. Estão sujeitos a transtornos psicológicos, como síndrome do pânico e depressão.

Para obter bem-estar, esses nativos devem cuidar da alimentação, realizar consultas médicas regulares e aprender a lidar com as próprias emoções. Precisam se libertar do passado e dos ressentimentos e, ainda, praticar o perdão. Para tanto, eles podem lançar mão do Ho’oponopono, da meditação, do mindfulness e ter contato com a natureza.

Leão

Leão, vigente de 21 de julho a 22 de agosto, é o quinto signo do Zodíaco. Está sob regência do elemento Fogo e comanda os olhos, o coração, a coluna e os flancos (laterais do abdômen, entre a barriga e a região lombar).

Alguns desafios de saúde que os leoninos tendem a enfrentar são: distúrbios oftalmológicos como conjuntivite, terçol, catarata, miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo. Eles podem sofrer obstrução de veias e artérias, hemorragias, má circulação sanguínea, aneurismas, arteriosclerose, angina, arritmia etc.

Estão vulneráveis à lombalgia decorrente de diversos fatores, entre eles hérnia de disco, escoliose, artrose, lesões em músculos e ligamentos e fibromialgia. Ainda, podem ter que lidar, ao longo da vida, com a gordura localizada nos flancos, conhecidas popularmente por pneuzinhos.

É fundamental que as pessoas sob influência de Leão cuidem da saúde cardíaca mantendo uma alimentação saudável, realizando exercícios físicos regulares e consultando o médico para a realização de exames periódicos de monitoramento.

Além disso, devem manter o estresse e o cansaço físico sob controle, participando de atividades de lazer ao ar livre, de maneira a extravasar os sentimentos. Podem recorrer a alternativas como biodança, psicodrama e terapia ocupacional. Precisam compreender a própria individualidade, buscando o autoconhecimento – e, para isso, podem optar por terapias psicológicas, coaching e Mapa Astral.

Virgem

Mulher segurando um recorte de papel ilustrado e em formato de intestino

Virgem, o sexto signo do Zodíaco, ocorre de 23 de agosto a 22 de setembro. É regido pelo elemento Terra e comanda o plexo solar, o sistema digestivo, o intestino delgado, o pâncreas e o fígado.

Os nativos desse signo devem estar atentos aos problemas de saúde relacionados com essas partes do corpo, como: desequilíbrio do terceiro chakra (plexo solar), que pode gerar irritabilidade, inquietação e compulsões ou desânimo, medo, pânico e depressão. Também, o surgimento de distúrbios digestivos como indigestão, constipação, gases, disenteria, baixa absorção de nutrientes e desnutrição.

É possível que tenham que enfrentar apendicite, peritonite (inflamação da membrana que reveste a parede abdominal), colite, cólicas intestinais e disfunções gástricas associadas ao nervosismo, ao detalhismo e à busca pela perfeição.

Os virginianos estão suscetíveis a ter intoxicações alimentares, parasitoses e câncer. Ainda, dores de cabeça, tonturas, boca seca ou gosto amargo, enjoos, vômitos e falta de apetite, decorrentes de distúrbios digestivos.
Podem apresentar cansaço, aumento rápido e inexplicável de peso e fezes amareladas, cinzentas ou negras como possíveis sinais de problemas associados ao pâncreas e ao fígado.

É essencial que esses nativos mantenham uma alimentação saudável e a ingestão adequada de líquidos. Devem cuidar para que o chakra do plexo solar esteja equilibrado, podendo optar pela meditação, pela cromoterapia e pela aromaterapia, que também ajudam a combater a irritabilidade e a depressão e promovem bem-estar generalizado.

É válido que busquem relaxar e pratiquem exercícios físicos moderados, Yoga ou Tai Chi Chuan. Ainda, diante de disfunções digestivas, eles devem realizar consulta médica, garantindo não se tratar de doenças graves ou impeditivas da vida social e laboral. Além disso, é essencial que façam uso de medicamentos sem prescrição médica, pois tal atitude leva a problemas hepáticos e renais.

Libra

Libra é o sétimo signo do Zodíaco, regido pelo elemento Ar e vigente de 23 de setembro a 22 de outubro. Governa o aparelho circulatório, a região lombar, os rins, as nádegas, o útero e os ovários.

Os librianos, caso não cuidem das partes do corpo regidas pelo signo, estão propensos a males como: arteriosclerose, acidente vascular cerebral, hipertensão, insuficiência cardíaca, tromboses e varizes. É provável que tenham que lidar com dores lombares de diversas causas, entre elas lesões musculares, osteoporose, artrite, distúrbios renais e urinários e estresse emocional.

Podem apresentar problemas renais diversos, como cólicas, cálculos, uremia (acúmulo de substâncias tóxicas no sangue que normalmente são expelidas na urina), infecções urinárias graves, hidronefrose (acúmulo de urina nos rins) e insuficiência renal.

Ainda, esses nativos podem ter que lidar com dores nas nádegas decorrentes do nervo ciático, com alergias na área, furúnculos e celulite. As mulheres podem manifestar disfunções no ciclo menstrual, corrimentos vaginais, miomas, síndrome dos ovários policísticos e câncer.

De modo a conquistar equilíbrio na saúde, os librianos devem observar atentamente os sintomas ou sinais de perturbações nessas partes do corpo e buscar ajuda médica. Precisam manter uma dieta balanceada e ingerir a quantidade adequada de líquidos, especialmente água.

É válido encontrar um tempo para se envolver com atividades de lazer que permitam relaxamento, alegria, sono tranquilo e equilíbrio físico e mental, como o contato com a natureza e com as diversas manifestações artísticas.

Escorpião

Escorpião é o oitavo signo do Zodíaco, vigente de 23 de outubro a 21 de novembro, regido pelo elemento Água. Governa as fossas nasais, o tubo laríngeo, os órgãos sexuais, o reto e o ânus.

Os escorpianos estão propensos a ter problemas como desvio do septo, rinossinusite, obstrução e excesso de muco nasal. Ao longo da vida, podem ter que lidar com laringites e até câncer de laringe. Estão suscetíveis às infecções sexualmente transmissíveis e, no caso das mulheres, aos problemas relacionados com os órgãos sexuais femininos, como vaginose bacteriana, candidíase e câncer.

Divirta-se e saiba como são os signos no Whatsapp

Os homens podem ter uretrite, doença de Peyronie (tortuosidade peniana) e disfunção erétil, entre outros problemas, inclusive câncer de próstata.

É possível que esses nativos tenham que enfrentar hemorroidas bastante doloridas, tumores e câncer de cólon e reto. Além disso, mesmo sabendo resistir ao estresse gerado pela correria cotidiana, eles podem ter como resultado a diminuição da libido e os desequilíbrios hormonais.

Para manter a saúde em dia, os escorpianos devem adotar uma alimentação rica em fibras e atitudes de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, é fundamental que realizem consultas e exames regulares com ginecologistas, no caso das mulheres e com urologistas, no caso de homens.

Sagitário

Sagitário, o nono signo do Zodíaco, ocorre de 22 de novembro a 21 de dezembro. É regido pelo elemento Fogo e influencia a vesícula, o nervo ciático, o fígado, o quadril e o sistema locomotor.

Caso não se atentem a essas partes do corpo, os sagitarianos tendem a enfrentar dores abdominais, cálculos na vesícula, náuseas, vômitos, falta de apetite, diarreia, febre e calafrios, todos decorrentes de problemas biliares. Podem sofrer com dores ciáticas, queimação e formigamento, com várias causas e, até ciatalgia, que leva à perda de força e mobilidade dos membros inferiores.

Esses nativos estão sujeitos às fraturas no quadril e aos distúrbios hepáticos como hepatite, esteatose hepática (acúmulo de gordura no interior das células do fígado), colesterol alto, alta taxa de glicerídeos, sobrepeso, diabetes e obesidade. Ainda, estão suscetíveis aos problemas do sistema locomotor como gota, artrose, ruptura de ligamentos, fraturas, etc.

Embora lidem adequadamente com as tensões diárias, os sagitarianos podem agir com exagero. Com foco em manter a saúde e evitar os distúrbios mencionados acima, eles devem cuidar atentamente da dieta alimentar, evitando principalmente alimentos gordurosos.

Precisam realizar exercícios físicos, respeitando os limites do corpo. E, diante dos sintomas mencionados anteriormente, eles devem buscar ajuda médica, além de realizar consultas periódicas para manter sob controle as taxas de glicerídeos, glicose etc.

Capricórnio

Esqueleto de forma ilustrativa em um fundo azul

Capricórnio, o décimo signo do Zodíaco, é regido pelo elemento Terra. Ocorre de 22 de dezembro a 20 de janeiro e exerce influência sobre o esqueleto, os ossos, os joelhos, as juntas e a coluna.

Se não cuidarem dessas partes do corpo, os capricornianos devem enfrentar, no decorrer da vida, dores e fraturas ósseas, reumatismo, osteoporose, artrite, artrose, bico de papagaio, hiperlordose, problemas nos joelhos e nas articulações e, de maneira mais grave, raquitismo e câncer ósseo.

Esses nativos lidam bem com as tensões diárias, porém acabam excedendo os próprios limites, demonstrando dificuldade para parar e causando para si estresse emocional, distanciamento social e até depressão.

Assim, com foco em manter a saúde e viver de maneira mais equilibrada, os capricornianos devem cuidar da alimentação que favoreça o fortalecimento dos ossos, priorizando os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais.

Precisam adotar exercícios físicos que privilegiem a preservação das articulações e devem buscar exposição regular ao sol e nos horários adequados, como fonte natural de vitamina D. Além disso, eles podem recorrer à meditação, à jardinagem ou a outra atividade que promova o contato com a natureza.

Aquário

Aquário é o décimo primeiro signo do Zodíaco, vigente de 21 de janeiro a 19 de fevereiro. É regido pelo elemento Ar e exerce influências sobre o sistema neural, o sistema nervoso central, a medula óssea, as pernas e os tornozelos.

Caso não estejam atentos a essas partes do corpo, os aquarianos podem ter que enfrentar a dormência de membros, formigamento, fraqueza muscular, síndrome do túnel do carpo, distrofia muscular, poliomielite e fenilcetonúria.

Ao longo da vida, podem ser acometidos com Parkinson, Alzheimer e esclerose lateral amiotrófica (ELA), que são doenças graves e degenerativas. Além disso, os aquarianos podem sofrer com inchaços nas pernas, varizes, estiramentos musculares, luxações, anemias, coagulopatias e, de maneira mais grave, aplasia de medula, mielodisplasia e leucemia.

Diante do estresse cotidiano, esses nativos tendem a exagerar na resistência, encarando tal situação como um estímulo. Contudo esse comportamento pode levar a um grande colapso nervoso.

Para preservar o bem-estar, é fundamental que eles conduzam a vida de maneira serena, adotando a prática diária de exercícios físicos, de meditação, de relaxamento e equilibrando os momentos de engajamento social com o lazer.

Os aquarianos podem buscar a Medicina alternativa ou complementar, como Acupuntura, Massoterapia, Quiropraxia etc. para potencializar a saúde.

É recomendável que cuidem atentamente da alimentação, privilegiando as fontes de vitaminas e de sais minerais, notadamente de ferro. Da mesma forma, devem ingerir água e líquidos e manter os exames médicos e as consultas aos especialistas da área da saúde em dia.

Peixes

Peixes é o décimo primeiro e último signo da roda zodiacal. Ocorre de 20 de fevereiro a 20 de março, sendo regido pelo elemento Água. Comanda o sistema linfático, o sistema endócrino, os pés, a aura e o espírito.

Quando os nativos desse signo não estão atentos aos cuidados com essas partes do corpo, ao longo da vida podem enfrentar fascite plantar (inflamação dolorosa na faixa espessa de tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos), deformidade nos dedos, joanetes, calos, unhas encravadas, fraturas, micoses, frieiras e alergias.

Estão sujeitos ao aumento dos gânglios linfáticos (linfadenopatia), aos inchaços decorrentes de bloqueio linfonodal e cânceres relacionados com o sistema linfático. Podem enfrentar intoxicações alimentares e medicamentosas, bem como doenças do sistema endócrino como hiper e hipotireoidismo, acromegalia (crescimento em excesso), diabetes, baixa estatura na infância e disfunções relacionadas com a puberdade e a função reprodutiva.

Caso não cuidem da espiritualidade, os piscianos podem perder a vitalidade, a esperança e a vontade de viver, tornando-se confusos, estressados, desconectados da realidade e do que a vida tem a oferecer, chegando a adotar atitudes escapistas e nocivas.

Desvende os poderes espirituais de cada signo

Para manter o bem-estar, esses nativos devem estabelecer uma boa rotina de alimentação, de sono, de trabalho e de lazer. Evitar sapatos apertados ou desconfortáveis e contar com a Podologia e a Reflexologia, destinando um tempo para o cuidado dos pés.

Além disso, podem realizar caminhadas moderadas e pisar na grama como alternativas para manter em dia tanto a saúde do sistema endócrino e da base do corpo quanto a mental.

Ainda, é fundamental que os piscianos observem atentamente o próprio corpo e, percebendo inchaços e nódulos, consultem prontamente um médico.

Agora que você já sabe a relação de cada signo com partes do corpo humano, pode manter sua atenção sobre aquelas que são influenciadas pelo seu signo, prevenindo doenças e problemas de saúde associados a elas. Mas, para descobrir de maneira individualizada como os planetas e os signos interferem no seu bem-estar, solicite seu Mapa Astral. Por meio dele, muitas interfaces serão examinadas. Lembre-se de cuidar de si integralmente. Afinal, você é um ser único.

Confira também: