Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Chorar não te torna fraco!

Em algumas situações, não tem jeito! As lágrimas vêm com tudo e não dá para segurar mesmo. Por outro lado, às vezes nos forçamos a não demonstrar o que sentimos. Os motivos podem ser vários: por crescer ouvindo que chorar demonstra fraqueza, por achar que os outros vão ficar com dó da gente, por não querer se mostrar vulnerável perto de pessoas que você não tenha intimidade, e muitos outros motivos que podem fazer você engolir o choro. Mas isso não é algo saudável. O choro é mais benéfico do que você imagina. Deixar as emoções fluírem é uma ótima forma de aprender a lidar com elas de forma saudável, sem controle excessivo. Até mesmo a ciência começa a falar sobre esse assunto.

De acordo com o cientista norte-americano Dr. William H. Frey II, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos,

“Chorar não é apenas uma resposta humana a tristeza e a frustração. É algo saudável. Chorar é a forma natural de nos livrarmos de um estresse emocional que, se deixar reprimido, resulta no aumento do risco de ter doenças cardiovasculares e outras doenças relacionadas ao estresse”.

 

Além dos benefícios que o cientista cita, podemos falar sobre alguns outros para te mostrar como faz bem chorar:

Faz os outros se sentirem mais confortáveis perto de você

Ao chorar na frente de outras pessoas, elas vão descobrir o seu lado vulnerável e vão constatar que você é humano e tem sentimentos como todas as pessoas. Dessa forma, a empatia entre vocês vai aumentar e as pessoas vão ficar mais confortáveis em expressar sentimentos na sua frente.

Bom para a sua saúde mental

Além de prevenir alguns problemas de saúde como citamos acima, chorar ajuda a liberar alguns hormônios que estão ligados ao combate do estresse e da ansiedade. Dessa forma, além da sua saúde emocional e física, chorar também faz bem para a sua saúde mental.

Autoconhecimento

Chorar é uma forma de aceitar o que você sente. E somente aceitando os seus sentimentos e emoções é que você pode se autoconhecer melhor e saber quem realmente é, o que te agrada, o que faz feliz ou o que te faz triste. Cada momento de emoções intensas pode te ajudar a conhecer melhor você e as suas emoções. Por isso, coloque tudo para fora sem medo.

Liberar o que ficou guardado por muito tempo

Muitas vezes, o choro não traz só a tristeza ou a raiva daquele momento, mas traz à tona muitos sentimentos que você tem guardado faz muito tempo dentro do seu coração. Acontece de, em algumas situações, termos que reprimir o que sentimos por causa do ambiente ou do contexto em que você se encontra. O problema é que esses sentimentos vão se acumulando. Por isso, quando você chora, a sensação de alívio pode ser maior do que o que você estava sentindo antes, porque você também libera o que estava bem escondido no seu coração.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.