Compartilhar

por Erickson Rosa

Como equilibrar suas emoções por meio do corpo

“Nosso corpo é nosso vaso de sabedoria”. Essa é uma frase budista que nos diz o quanto devemos cuidar de nosso corpo se queremos aprender a cultivar uma mente serena. Traduzindo: nossas emoções produzem efeitos fisiológicos que, por sua vez, também influenciam em nosso humor. Um exemplo é o medo, que ao nos deixar estressados, pode produzir irritabilidade e falta de paciência. Uma pessoa que precisará passar por uma cirurgia poderá ficar nervosa e mais suscetível a se irritar. Por isso, cuidando de nosso corpo podemos equilibrar nossas emoções. Neste texto falarei sobre 3 maneiras de cuidarmos de nosso corpo para podermos alcançar um equilíbrio emocional. 

Reduza a ação 

Estamos constantemente em movimento. E quando falo movimento, não me refiro a exercícios, mas sim em comportamentos que produzem estresse no corpo. Precisamos respeitar nosso corpo, reduzindo ações nocivas que gerem desarmonia ao corpo. Ações como: dormir tarde, trabalhar muito, ter várias atividades. Todas essas ações de corpo geram estresse e mexem com sua fisiologia, dificultando que você consiga ter um equilíbrio emocional. Como manter a mente serena se sua rotina é muito atarefada? Na acupuntura, se orienta a mudança de hábitos. Se mudarmos os hábitos do corpo, consequentemente estaremos mudando nosso padrão mental também. Reduza a ação para ter mais espaço em sua mente. 

3 dicas para entrar na sintonia daquilo que você quer

Cuide de seu corpo 

Exercícios e alimentação são fundamentais se queremos ter um corpo e uma mente equilibrada. Se você come somente comidas pesadas, é provável que sua vida também seja pesada e seu humor seja influenciado por isso. Ao cuidar do corpo, estamos cuidando de nosso vaso de sabedoria e entendendo que as influências dele são importantes para buscarmos um equilíbrio emocional. De maneira geral, estamos submetidos a estressores e problemas que precisamos resolver todos os dias. Isso gera tensões no corpo e, quando prolongadas, problemas musculares. 

A alimentação desregulada gera os mais diversos tipos de distúrbios. Desde problemas alimentares até os de digestão. Esses fatores influenciam, e muito, nosso lado emocional. Por isso, podemos aprender também a cuidar do corpo. Se você acha que sua vida é muito corrida para ter esse cuidado, pense que está acelerando o final dela na mesma proporção em que acelera suas atividades. 

5 coisas que você deve abandonar para ser feliz

Preste atenção aos sinais de seu corpo 

Um resfriado, tensões pelo corpo, dores abdominais e musculares são sinais que você precisa cuidar melhor de seu corpo. Preste atenção aos sinais que seu corpo dá e não deixe que eles se acumulem. Ao sinal de cansaço, descanse e dê o tempo que ele precisa. Como você irá cuidar de suas emoções se não consegue cuidar de seu próprio corpo? 

Somente conseguiremos equilibrar as emoções se cuidarmos de nossa mente, de nossa fala e de nosso corpo. De outra maneira, estamos apenas sendo parciais em nosso cuidado e em nossa busca para um equilíbrio emocional. Preste atenção em sua mente, em sua fala e também em seu corpo. Sua mente é sua estrada para o equilíbrio emocional, sua fala é a expressão de seu mundo interno e seu corpo é seu vaso de sabedoria. Cuide deles para que consiga viver uma vida sem sofrimento por causa do desequilíbrio emocional. 

Aprenda a buscar as evidências do seu sofrimento e cultive o controle emocional

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]

celular (51) 99543-3715