por Erickson Rosa

5 coisas que você deve abandonar para ser feliz

Nem sempre é fácil abandonarmos velhos hábitos, principalmente aqueles que durante muito tempo cultivamos e que parecem fazer parte de nossa personalidade. Bem, na verdade, parece ser quase impossível mudarmos esses hábitos.

Entretanto, muitos dos hábitos que hoje você cultiva podem estar sabotando sua vida sem que você perceba. E nesse artigo quero abordar que hábitos são esses que você deve abandonar para alcançar uma vida mais feliz.

1º Se comparar aos outros 

Se você tem esse péssimo hábito de viver se comparando com outras pessoas, saiba que esse pode ser o motivo de você não levar muitos projetos a diante. Cada pessoa é única e possui suas qualidades e pontos de melhoria. Quando você se compara, além de ignorar seu jeito de ser e suas qualidades, ignora os fatores ambientais que influenciam as ações de cada pessoa. Olhar uma pessoa como um modelo é até positivo, mas se comparar é olhar para o que diferencia e normalmente isso não é feito de maneira muito positiva.

2º Cobrar-se excessivamente 

A pessoa que se cobrar de maneira excessiva acaba reduzindo sua autoestima e sua confiança em si mesma. Se você se cobra muito, está ignorando o fato de que o sucesso só se alcança após muitas falhas. O erro é o aprendizado. Aprenda a ver suas falhas como aprendizado e não como algo catastrófico. Isso fará você não ser tão duro consigo.

3º Guardar mágoas 

A pessoa que guarda mágoas possui riscos maiores de ter doenças como câncer, cardíacas, pressão arterial e de pele. Só isso seria o suficiente para fazer você perdoar tudo e todos. Mas, além disso, quando perdoamos, acabamos gerando mais felicidade e leveza. Fora que se você está nutrindo mágoas com quem você ama, está apenas perdendo tempo, pois a vida é muito curta para nutrirmos raiva por quem amamos.

4º Reclamar de tudo 

A neurologia já verificou que se uma pessoa começa a reclamar de algo por mais de 15 minutos, seu cérebro se modifica e cria um caminho onde a pessoa começa a repetir o comportamento. Ou seja, reclamar vira um hábito. Pior se a pessoa pensa que é muito crítica e que isso faz parte de sua personalidade. Aprenda a ver o lado positivo de todas as coisas.

5º Esperar pelo momento certo 

O momento certo não existe, o que existe é apenas esse momento, o agora. Temos que ser corajosos, pois se esperarmos por condições ideais iremos sempre procrastinar os nossos feitos. Por isso, comece a agir agora, não espere o momento, a pessoa, a casa, o carro ou qualquer outra coisa para ser feliz. É possível ser feliz nesse exato momento. Não adie sua felicidade!

Se gostou deste artigo, convido você a ver o vídeo que eu fiz em meu canal sobre esse mesmo tema. Lá, ensino mais técnicas para abandonar esses hábitos negativos e inclusive fiz um vídeo que indico você assistir como complementação desse: Como Criar Novos Hábitos Positivos. Comece hoje a criar novos hábitos e mude sua vida, pois somos aquilo que praticamos diariamente. 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.