por Erickson Rosa

3 hábitos que sabotam sua felicidade

Hábitos são comportamentos repetidos que temos, os quais nossa mente automatiza para que tenhamos um ganho de energia. Funciona da seguinte maneira: você dirige seu carro até seu trabalho e memoriza o caminho. Quando está dirigindo pela vigésima vez, não precisa mais nem pensar no caminho e ainda por cima pode refletir sobre as coisas de seu trabalho e até mesmo ir conversando com alguém que está no banco do carona.

Isso significa que sua mente automatiza tudo que você faz de maneira repetida. Segundo a neurologia, o cérebro acaba criando um caminho neuronal por onde as informações trafegam, reutilizando ele quando uma situação similar aparece.

Isso realmente é uma coisa boa de nosso sistema. O cérebro é uma poderosa máquina. Infelizmente, às vezes, acabamos sendo vítimas desse mesmo sistema cerebral que tanto nos ajuda. Se tivéssemos o conhecimento desde cedo que podemos criar hábitos que nos auxiliam e que nos atrapalham, cuidaríamos dos hábitos que cultivamos.

Porém, quase ninguém tem essas informações. Por isso, resolvi fazer esse texto explicando os 3 principais hábitos que podem estar hoje sabotando sua felicidade. Vamos a eles:

Ruminar

Ruminar, reclamar, lamuriar. Aquele que nunca reclamou que atire a primeira pedra. Esse hábito faz com que você enxergue tudo de maneira negativa e não veja mais as oportunidades em sua vida. A dica aqui deveria ser não reclame, mas como isso parece ser muito difícil, faça o seguinte: se reclamar, não faça isso por mais de 15 minutos, pois os cientistas descobriram que se você lamuria por 15 minutos, seu cérebro cria um caminho e, assim, você começa a reclamar de tudo.

Criticar excessivamente você mesma ou outras pessoas

Criticar gera o mesmo problema que o item anterior. Você acaba prestando atenção somente nos pontos negativos ao invés de ver tudo de maneira mais ampla. Sua visão fica estreita. Esse estreitamento pode virar reclamação e ruminação e já sabemos quais efeitos negativos teremos com isso.

Não agradecer por cada dia

Acredite, não ser grato acaba virando um hábito. Todos os dias ganhamos inúmeras bênçãos da vida, porém, nossa visão limitada continua acreditando que isso não é suficiente. Ser grato é uma das coisas que mais traz felicidade. No livro Felicidade Autêntica, Martin Seligman, famoso psicólogo norte-americano, mostra como a gratidão influencia a felicidade. É um dos principais hábitos que devemos adquirir: ser grato diariamente.

Esses são apenas 3 de vários hábitos nocivos a sua felicidade. Se quiser saber mais desse assunto pode visitar o canal do Coach Matinal no Facebook. Lá publico vários materiais para ajudar você a combater a autossabotagem e a mudar os hábitos nocivos a sua felicidade para aqueles que sejam transformadores.

Afinal, não são grandes ações que promovem a mudança em nossa vida, mas sim as pequenas e recorrentes atitudes que tomamos todos os dias. Então? Quais são as ações que está tomando em sua vida? Será que não é hora de rever e sair do piloto automático? Se quiser ajuda para isso, estou a sua disposição. Um grande abraço.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.