Compartilhar

por Erickson Rosa

5 hábitos que “Roubam” sua felicidade

A felicidade é um estado de compreensão de como as coisas operam. Precisamos entender que a busca pela felicidade é um estado de não compreensão da felicidade. Se estamos sempre buscando a felicidade é porque não a estamos vivenciando nesse momento. Estamos numa busca frequente por coisas que nos propiciem prazer, focando na falta, e esquecemos das coisas que temos e que nos trazem felicidade no aqui e no agora.

Dessa forma, nosso objetivo tem que ser de abandonar certos hábitos que nos “roubam” a felicidade que podemos usufruir aqui e agora. Vamos falar nesse texto de 5 coisas que você pode abandonar para ser feliz.

1º - Reclamar

Quando reclamamos, focamos naquilo que acreditamos faltar em nossa vida. Deixamos de olhar para as coisas positivas e apenas focamos na nossa falta. Ao invés de simplificar as situações, procuramos por mais coisas complexas e que acreditamos nos trazer felicidade. Ao pararmos de reclamar das situações, podemos ampliar nossa visão e olhar para as oportunidades, ao invés de focar nos problemas.

2º - Autocentramento

Esse tópico merecia um texto somente para ele. O autocentramento é o foco em si mesmo e em suas necessidades, excluindo as outras pessoas e as necessidades delas. Quando estamos autocentrados, pensamos somente em nós mesmos. Nossas ações centradas não consideram se os outros irão sofrer ou não, gerando problemas e muitos malefícios a eles. De maneira geral, quem faz mal a alguém está centrado em suas necessidades e não consegue enxergar o outro. Se não conseguimos enxergar o outro, será impossível ser feliz, pois a felicidade não existe sem o outro.

 

3º - Rancor

Guardar rancor é uma ótima forma de piorar nossa vida. Ao carregarmos o rancor, enchemos nosso coração de coisas negativas, como sentimento de vingança. Isso tudo nos impede de desfrutarmos a vida, pois queremos que a pessoa pague por aquilo que ela fez contra nós. Se pudermos soltar essas amarras de nosso coração, então desfrutaremos de uma vida mais feliz aqui e agora, sem precisar esperar que alguém seja prejudicado para que a felicidade nos alcance.

4º - Raiva 

A raiva é uma emoção de proteção. Se nos irritamos com alguém ou algo, normalmente, é porque nos sentimos injustiçados e não vemos aquilo como razoável. Entretanto, se ficamos irritados por muito tempo, cultivamos o hábito de ficarmos irados e isso toma conta de nosso dia. Sempre que nossa expectativa é frustrada, acabamos ficando tristes ou irritados, mas se isso vira um hábito, acabamos tendo esse comportamento sempre que um revés ocorre em nossa vida. Para isso, devemos abandonar o hábito de reagirmos agressivamente quando as coisas não estão favoráveis.

5º - Orgulho

Ocorre que muitas vezes alcançamos determinadas condições que nos sãos favoráveis e ficamos extremamente felizes com isso. Entretanto, acabamos sofrendo quando achamos que isso nos torna melhores do que pessoas que estão em condições piores ou menos favoráveis. 

Esse orgulho cega nossas ações e acabamos caindo no autocentramento e não conseguimos enxergar o outro e nem levar benefícios a ele. Dessa maneira, o sofrimento nos atinge e acabamos entrando novamente em um ciclo de dor, por não entender a natureza da realidade e nem enxergarmos nosso erro.

 

Claro que mudar tais hábitos não é uma tarefa fácil, mas se soubermos o que precisamos trabalhar, saberemos por onde começar. Veja esses hábitos como seu ponto de partida e inicie hoje sua mudança. 

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.