Compartilhar

por Erickson Rosa

Para aumentar sua felicidade aumente sua conexão

Recentemente realizei uma palestra sobre relacionamentos. Nessa palestra falei sobre como construímos nossa identidade na relação com o outro. Por meio do olhar do outro criamos quem nós somos e estabelecemos a forma que iremos nos comportar. O olhar do outro constrói nossa forma de agir e também cria nossa identidade. É no olhar dos pais e cuidadores que surge nosso eu. A forma que nos relacionamos com nossos filhos, irmãos, amigos, colegas e cônjuges é o que cria nossa personalidade. Nesses contatos encontramos também nossa felicidade. Neste texto quero abordar com você como aumentar nossa conexão com os outros pode aumentar ainda mais nossa própria felicidade.

Não somos seres isolados, não vivemos separados do meio em que vivemos. Não podemos viver sem o ar, sem a água, sem os seres. Sem essa interação rapidamente morreríamos. Essa relação se chama interdependência. Estamos em contato com o meio e na relação com ele. Essa mesma interdependência também existe com as pessoas. A solidão nos traz tristeza e nos leva à depressão. Mas, quando estamos conectados às pessoas, sentimos que a felicidade nos abraça.

Conheça os 3 pilates da autoestima

Por isso devemos ampliar nossa rede e nosso contato com os outros, pois a conexão com a sociedade e com as pessoas produz uma rede de apoio e de contato. Muitas pesquisas já foram trabalhadas nesse sentido, como por exemplo a do documentário chamado “Happy”, que investiga os diversos fatores que promovem a felicidade ao ser humano.

Um desses fatores é a interação social e o senso de propósito da pessoa para a comunidade em que ela vive. Quando temos esse senso de comunidade e propósito, criamos uma sensação de felicidade e alegria. Significamos nossa vida em contato com o outro e quando beneficiamos o outro. É por isso que se aumentamos nossa rede, nossa conexão com as pessoas, aumentamos nossa felicidade. A felicidade não reside nas coisas, mas sim nas pessoas. Se nos alegramos apenas com nossas conquistas e vitórias, teremos apenas esses momentos para ficarmos felizes. Mas, se nos alegrarmos com a vitória dos outros, ampliamos nossa felicidade. Precisamos adquirir a capacidade de ficarmos felizes pela felicidade do outro, pois isso amplia a nossa.

Você condiciona sua felicidade?

Hoje quem é a sua rede? Quem são seus amigos, família e colegas de trabalho? Essas pessoas lhe trarão a oportunidade da felicidade. Quando auxiliamos as pessoas e as beneficiamos, criamos uma rede poderosa de interação e conexão. A felicidade está no contato com o outro e sempre que esquecemos disso ficamos autocentrados. Centrados em alcançar nossa felicidade e nossos objetivos. Mas o autocentramento, o excesso de eu gera depressão e falta de energia.

A ampliação dessa visão, a noção de comunidade e de rede gera em nós a felicidade e alegria. Por isso devemos sempre ampliar nossa conexão. Cada pessoa é um elo que nos conecta. Por isso devemos significar nossa vida a beneficiar o outro. Quanto mais beneficiarmos o outro, mais aumentaremos nossa felicidade. É preciso entender que a felicidade não está nas coisas, mas sim dentro de nós e no contato com o outro. E então? Aumente sua rede e seja feliz.


Leia também: Não busque a felicidade na meditação

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.