Compartilhar

por Erickson Rosa

As 3 bases para cultivar o equilíbrio emocional

De maneira geral somos como barcos em meio a uma tempestade. Somos carregados de lá para cá de acordo com aquilo que acontece em nosso trabalho, em nossas relações, em nosso cotidiano, ou seja, em nossa vida. Se pararmos para pensar, não sabemos qual será nossa próxima emoção no minuto seguinte nem como iremos responder ao que acontece. Podemos achar que estamos preparados para qualquer coisa, mas pense em todas as vezes que perdeu seu controle ou que a situação parecia sem solução. Provavelmente você experimentou uma sensação de desamparo ou então de descontrole emocional. Bem, na verdade, somos escravos de nossas emoções e das situações que nos carregam como o vento forte de uma tempestade. 

Aprenda a controlar suas emoções

No momento em que a tempestade cessa, sentimos que temos o controle novamente e que se agarrarmos bem forte o timão iremos sempre manter os nossos objetivos em mente e o controle em nossas mãos. Contudo, basta que a tempestade apareça, que, logo, nosso barco começa a ser carregado e o resultado passa a ser a imprevisibilidade. Não sabemos o que será, o que sentiremos nem como agiremos. 

Mas isso não precisa ser assim. Podemos aprender a ver a tempestade como nossa aliada e não inimiga. Afinal, somente nas crises e nas dificuldades podemos crescer. O crescimento e desenvolvimento sempre vem com o desconforto. Sei que talvez já tenha ouvido isso e por isso que aqui se estabelece uma pergunta crucial: como fazer para que a tormenta vire oportunidade e não revés? É sobre isso que quero falar com você durante este e os próximos três textos que seguirão aqui no Horóscopo Virtual. Digo este e os próximos porque não pretendo reduzir a um único texto algo tão complexo como nosso lado emocional. As emoções são complexas e cada uma possui uma origem, quer a entendamos ou não. Para compreender essas emoções não é um caminho fácil. Por isso decidi trazer um pouco de minha experiência como psicólogo, estudante de psicanálise e da psicologia oriental. 

5 fatores que influenciam seu controle emocional

Essas três visões me ajudaram a escrever estes textos e a lidar com problemas como ansiedade, raiva, baixa tolerância a frustração e até mesmo com a baixa autoestima. Dividi-os em quatro, pois assim fica mais fácil para você absorver e poder se beneficiar desses conhecimentos. Caso queira se aprofundar em qualquer um deles, creio que seja muito válido, pois aprenderá mais sobre o que estou trazendo aqui. Estes artigos possuem a finalidade de serem apenas uma porta para algo mais profundo, que é seu equilíbrio emocional. Existe uma história de que quando queremos beneficiar alguém deixamos uma vela na janela, pois assim durante a escuridão da noite a pessoa conseguirá enxergar a luz da vela. Assim, os artigos possuem o objetivo de serem essa vela em meio a uma noite escura e gélida. 

Nestes textos, quero abordar com você os nove princípios para um equilíbrio emocional e o cultivo para uma mente serena. Falo em princípios, porque quando seguimos esses conceitos o equilíbrio emocional surge naturalmente em nossa vida e em nossa mente. Esses princípios estão divididos em três categorias ou, como as chamo, bases: corpo, fala e mente. O corpo são as ações e atitudes que temos, que geram um desequilíbrio, uma desarmonia em nossas emoções. Sobre a fala, é aprender a não gerar mais dificuldades por meio de uma comunicação errônea. Podemos ser agressivos com a palavra e não sabermos o que sentimos. A fala correta nos ajuda a lidar com isso. Por fim, temos as ações da mente, que nos permitem aprender a como lidar com nosso lado emocional e com os temporais que tendem a nos carregar. 

3 emoções para ter uma vida mais feliz

Este é um texto introdutório para que você saiba o que vem por aí. No próximo texto falaremos sobre os princípios da mente e como essas práticas nos auxiliam para o cultivo de uma mente mais serena. Espero, do fundo do meu coração, que este material te auxilie e que gere muitos benefícios para você. Vejo você no próximo texto.

 

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]

celular (51) 99543-3715