por Erickson Rosa

Os 5 fatores que influenciam seu controle emocional

De maneira geral, nós somos carregados por nossas emoções. São elas que geram as nossas ações e produzem os resultados em nossas vidas. Nossas emoções são tão poderosas que podem definir o sofrimento ou a nossa felicidade. Inclusive, são por meio de nossas emoções que sentimos o sofrimento e a felicidade. Quando não temos um controle emocional, problemas de ansiedade, depressão e raiva nos acometem, pois somos tomados por essas emoções sem qualquer racionalidade, simplesmente seguindo-as. Ficamos reféns de nossas emoções. 

Entretanto se conseguimos ter um melhor controle emocional, podemos utilizá-las de maneira mais assertiva, para gerar mais felicidade e bem-estar em nossas vidas, utilizando a nossa mente para equilibrar as nossas emoções, criando um foco de ação para alcançar os nossos objetivos. Nesse texto, falarei sobre os 5 fatores que influenciam o equilíbrio emocional e como você pode avaliar cada um deles para iniciar sua jornada no caminho do equilíbrio emocional. 

1º – O ambiente  

Com certeza, o ambiente pode ser algo que gera muito descontrole emocional. Quando me refiro ao ambiente, estou dizendo em relação ao passado e ao presente. Se você teve uma infância difícil, é muito provável que tenha dificuldade em controlar as suas emoções. Uma pessoa que tem muitas oscilações emocionais na infância ou que nunca tentou controlar as suas emoções dificilmente terá essa capacidade. A boa notícia é que isso pode ser aprendido. 
As situações presentes também influenciam em seu estado emocional. Por exemplo, pode ser que você tenha uma vida muito atarefada e situações estressantes. A perda de um ente querido também afeta o nosso equilíbrio emocional e é algo difícil de lidar. Quando entendemos que o ambiente pode gerar esse desequilíbrio, podemos usar algumas estratégias para poder modificar isso.

2º – Reações fisiológicas

Aquilo que não pode ser verbalizado terá o seu efeito no corpo. Sim, o nosso corpo diz muito sobre as nossas emoções. Prestar atenção a esses sinais ajudará você a saber qual emoção está sentido. Cansaço, desânimo e falta de energia são sintomas de depressão, assim como a irritabilidade. Da mesma forma, as dores nos ombros e mandíbulas podem indicar sinais de estresse e ansiedade. Observe as reações de seu corpo para entender quais emoções estão lhe atingido em determinado momento.

3º – Estados de humor

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Veja como um fator está ligado ao outro. Se você dormiu mal, pode estar cansado(a) e isso afetará o seu corpo (reações fisiológicas). Logo, diante de um problema (situações) você ficará mais irritadiço(a) (estado de humor). Dessa forma, é importante manter o seu foco atencional para como está o seu humor e o porquê ele está assim. Isso gerará mais consciência em você e fará você perceber as suas emoções para lidar com elas.

4º – Pensamentos

Não são as situações que nos fazem sofrer, mas a interpretação que temos dos eventos.  Você pode achar que as situações em sua vida são difíceis, quando, na verdade, é o olhar que lançamos nelas que geram o nosso sofrimento. Quando há um descompasso de nossa expectativa com a realidade apresentada, inevitavelmente sofremos. Aqui, nós devemos compreender também quais os pensamentos automáticos que temos diante das situações, com o intuito de aumentar a nossa consciência diante dos eventos, ampliar a nossa visão. Por exemplo, uma pessoa fala o que é necessário para que você melhore sua escrita: se você pensar que ela está lhe indicando uma melhoria, é provável que fique tranquilo e até agradeça, mas se acreditar que é uma ofensa, então, ficará mais irritado, triste ou até mesmo ansiosa.

5º – Comportamentos

A forma como agimos reflete em nossas emoções. Se, por exemplo, estamos em uma fila de supermercado e essa fila demora, podemos ter o comportamento de mexer em nosso celular ou folhar uma revista, com o pensamento que podemos aproveitar esse tempo. Caso contrário, podemos ter ações de reclamar e criticar os atendentes, gerando mais raiva e descontrole emocional. Veja como os seus comportamentos estão ligados aos pensamentos. A boa notícia é que se você mudar qualquer uma das 5 áreas, um pouco que seja, terá uma alteração em suas emoções.

No Coach Matinal, trabalhamos com a cultura do equilíbrio emocional e focamos em técnicas para melhorar o seu controle emocional, desenvolvendo uma inteligência para lidar com as situações. Acompanhe o nosso canal no youtube e veja tudo o que estamos elaborando no Coach Matinal.

Erickson Rosa

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Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.