por Valquiria Rita Geraldini

Liberte-se dos medos com o uso do floral Mimulus

Mimulus é uma das essências florais mais utilizadas para tratar medos definidos e de coisas conhecidas, por exemplo: do escuro, de doenças, da morte, de perder o trabalho, de envelhecer, de ladrão e assaltos, de sofrer acidentes, de sentir dores, de insetos, de animais, de ficar pobre, de viajar de avião, de água, de entrar em elevadores, de dirigir, entre outros. Mimulus é também indicado para a timidez e o medo de falar em público.

Ele foi o primeiro floral descoberto pelo médico inglês Edward Bach. Como o sistema de Florais de Bach foi o primeiro a surgir no mundo podemos dizer que Mimulus foi a primeira essência floral a ser descoberta. Seu nome científico é Mimulus Guttatus e é pertencente à família das escrofulariáceas. Em formato de sinos, as flores amarelas se sustentam sobre caules ocos de 50cm de altura. Elas desabrocham durante o verão europeu.

A planta cresce às margens de cursos d’água, fixando-se timidamente sobre as pedras e o solo. Aos poucos vai então lançando suas raízes mais profundas no cascalho, vivendo aí mais dentro do que fora da água que lhe fustiga as flores e as folhas, arrastando as sementes pelo curso d’água. Ao se fixarem mais adiante em pedras nas margens, se transformarão em novos exemplares de Mimulus. Podemos afirmar que Mimulus é uma planta “corajosa”, pois entrega ao curso d’água suas sementes. Ela encara a correnteza e a rigidez do solo não como perigos e obstáculos, mas como um recurso para viver e se desenvolver.

Mimulus vai trazer coragem para o enfrentamento dos medos definidos e com causas conhecidas, permitindo que a pessoa possa tomar atitudes sem medo aproveitando as oportunidades que surgirem. Auxilia também a vencer as barreiras da timidez tornando a pessoa menos retraída, sendo muito útil para apresentações em público, permitindo que o medo seja substituído pela confiança.

Os florais não têm contraindicação, podendo ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês, sendo possível usá-los conjuntamente com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente são utilizados tomando-se 4 gotas, 4 vezes ao dia.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.