Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Como fortalecer sua saúde com os cristais

Quando o assunto é saúde, quanto mais opções tivermos para ajudar a fortalecer nosso sistema imunológico, melhor, ainda mais em se tratando de situações que mexem com o nosso equilíbrio emocional, o que pode resultar em transtornos psíquicos e físicos.

Para ajudar a equilibrar nosso estado de saúde, existem diversas terapias alternativas, entre elas a cristaloterapia. Essa terapia pode ser usada tanto como preventivo quanto como um complemento aos tratamentos médicos convencionais. A sua ação atrai vibrações que nos ajudam em nossa recuperação.

O poder dos cristais

Os cristais têm propriedades capazes de recuperar as energias e trazer curas para diversos males. Graças ao seu poder, eles são capazes de alinhar, curar e transformar nossas vibrações, tanto das células como dos chakras (vórtices de energia do corpo).

A força dos cristais reside na sua propriedade de ampliar e redirecionar as nossas forças. Por essa razão, para obtermos o melhor efeito da cristaloterapia, é fundamental que nossas vibrações estejam alinhadas com as dos cristais, que interagem com nosso corpo por meio do eletromagnetismo. Dessa forma, aperfeiçoamos nossas energias, encontrando um equilíbrio. E é por meio desse equilíbrio que podemos obter a cura para diversas enfermidades.

Existem diferentes tipos de cristais com cores e consistências diversas. Cada um tem uma função específica, indicada para cada caso.

Aprendendo com os antigos

Mulher deitada com médico aplicando agulhas de acupuntura

Os cristais têm propriedades milenares e são usados desde a antiguidade. A medicina chinesa usa os cristais em várias terapias há pelo menos 5 mil anos. Na acupuntura, por exemplo, o cristal é aplicado na ponta das agulhas.

Na indiana medicina ayurvédica, que é uma das mais antigas do mundo, os cristais são importantíssimos para a cura de desequilíbrios emocionais e até mesmo para aperfeiçoar a vitalidade sexual. Na cultura japonesa, a propriedade dos cristais era bastante útil para a vidência (ainda é).

Saiba tudo sobre a cristalomancia

O povo egípcio era um dos que mais acreditavam no poder de cura dos cristais, que, inclusive, eram usados nos ritos funerais, para orientar os mortos para a vida futura e também para ajudar os faraós falecidos a enxergarem as portas para o outro mundo (aplicando, nesse caso, lápis-lazúli triturado dentro dos seus olhos, já que esse cristal, segundo a crença desse povo, simbolizava a água, elemento primordial da criação).

Na Grécia antiga, a ametista (que também é nome de uma ninfa) era utilizada como antídoto contra a embriaguez. A hematita triturada, segundo a crença dos soldados, servia para proporcionar invencibilidade a eles, que a aplicavam antes de cada batalha.

Os cristais no nosso dia a dia

Com tantas situações que drenam as nossas energias no dia a dia, nada como contar com essa sabedoria milenar para fazer dos cristais nossos verdadeiros aliados. Selecionamos aqui alguns cristais, seus poderes e suas aplicações para você tirar o melhor proveito de cada um e conseguir o tão almejado equilíbrio físico e emocional de que tanto precisamos.

Saiba que existem várias formas de extrair esse poder dos cristais. As mais conhecidas são:

– Distribuídos pelo corpo: distribuir os cristais pelo corpo, em especial na direção dos chakras, faz com que eles atuem como canais de cura e como amplificadores de energia de uma determinada região do corpo, promovendo o equilíbrio entre essa região e todas as outras.

– Amuletos: os cristais, quando estão em contato com o nosso corpo, têm seus benefícios potencializados. Há vários pingentes feitos de cristais que, além de proteger, ainda te deixam com um lindo visual. Eles trazem altas cargas energéticas e vibrações únicas, trazendo grande proteção e podendo ajudar, inclusive, em questões físicas, como redução de dores de cabeça, melhora do metabolismo e auxílio com problemas respiratórios. A vantagem de usar o cristal como pingente é que você pode levá-lo consigo para qualquer lugar.

Cristais vistos de cima

– Elixir: é possível extrair os benefícios dos cristais na forma de elixir também. Há dois métodos para isso: o método direto e o indireto (considerado mais seguro). No primeiro, basta colocar o cristal diretamente na água, fazendo uma limpeza energética antes e também tendo atenção ao fato de que nem todo cristal pode ser colocado em contato com a água (seja por sua toxicidade, seja por sua sensibilidade ao líquido). Após colocar o cristal na água, você deve deixar a solução (tapada com um pano branco) sob o Sol e a Lua por algumas horas, para que as forças da natureza potencializem seus efeitos.

O método indireto serve principalmente para os cristais que não podem entrar em contato com a água (já que podem se dissolver, perder o brilho ou ficar ferrugentos; outros também são tóxicos ao nosso organismo). Nesse caso, deve-se fazer também a limpeza energética. Após isso, coloque o cristal dentro de um recipiente com água e, em seguida, coloque esse recipiente dentro de outro maior, que você deverá encher com a água que vai beber (tudo deve estar bem higienizado). O restante do processo é igual ao feito no método direto.

Descubra o poder de cura dos cristais para as crianças

Entre os cristais que não podem ser consumidos diretamente na água que vamos beber, fique atento aos seguintes: amazonita, azurita, boji stone, calcopirita, lápis-lazúli, malaquita, hematita e wulfenita.

– Distribuídos pela casa: um bom jeito de renovar as energias do lar é usar os cristais na decoração. Além de deixarem o ambiente bonito, eles trazem limpeza, transmutação, proteção e liberação de energias. Colocados em locais estratégicos da sua casa, os cristais podem atrair prosperidade, riqueza e coragem; reciclar as energias, afastando as mais negativas; promover autoconfiança, criatividade, disposição e boa comunicação; acalmar os ânimos e minimizar a ansiedade; combater a insônia; promover o amor e melhorar a saúde.

Tirando o melhor da variedade

Existe uma grande variedade de cristais, com as mais diversas propriedades. Separamos aqui alguns para você poder aproveitar o melhor de cada um.

Ametista

Ametista

Essa pedra é uma variedade do quartzo. Tem coloração roxa, violeta ou púrpura. Ela ajuda a transformar as energias e também a nos conectar com nosso Eu Superior. Uma boa dica é usá-la como amuleto.

Quartzo verde

Quartzo verde

Essa é uma pedra que pode ser usada em elixires. Ajuda muito no tratamento do corpo físico, promovendo curas em geral. Ajuda a recarregar nossas energias, acabando com o esgotamento físico e emocional.

Citrino

Citrino

Se você busca abundância, essa é a sua pedra. Ela é ótima para ser usada no ambiente de trabalho. Seu foco de atuação é no aparelho digestivo, podendo, inclusive, ser usada em elixires, energizando a água que bebemos.

Quartzo rosa

Potinho com Quartzo Rosa

Linda, de tonalidade rósea, luminosa e brilhante, essa é a pedra do amor, uma das mais poderosas. Mas ela não é só do amor ao próximo, porque também atua do amor-próprio e na compaixão. Além disso, tem um forte efeito calmante, ajudando a equilibrar as emoções, em especial a ansiedade e o medo. Também ajuda a melhorar a respiração.

Turmalina negra

Turmalina negra

A turmalina negra funciona como um potente amuleto de proteção. É muito boa para ser usada no hall de entrada da casa, pois, além de limpar as energias, bloqueia a entrada da negatividade.

Esmeralda

Esmeralda

Essa gema tem grande papel na cura física (em especial na convalescença de doenças infecciosas, no tratamento de coluna, pulmões e coração) e emocional (minimizando a ansiedade e alguns traumas). Ativa a autoconfiança e a esperança (lembramos que o verde é reconhecidamente uma cor que transmite esse sentimento). A esmeralda promove o equilíbrio de nossos sistemas imune e respiratório.

Jaspe

Pote com Jaspe visto de cima

Com cores que variam de um vermelho-alaranjado a um vermelho bem intenso, a jaspe é indicada para problemas cardíacos e para estimular a circulação. Nas questões emocionais, esse cristal melhora a disposição e a alegria e ainda traz coragem.

Hematita

Hematitas unidas vistas de perto

Essa pedra de coloração negra é uma grande fortalecedora das questões do coração, seja no plano físico, seja no emocional. Ela estimula a absorção de ferro e a formação de hemácias. Traz movimento, vitalidade e força. Não à toa, como já explicado mais acima, era usada pelos soldados gregos antes da batalha, na forma de pó (quando assume uma coloração vermelho-sangue, daí seu nome “hematita”, porque “hematos” = “sangue”).

Turquesa

Cristais Turquesa vistas de perto

Uma pedra com propriedades milenares de cura. Afasta a negatividade e ajuda a combater o estresse (uma ótima combinação, já que o estresse pode deixar nossos pensamentos bastante carregados). Há quem diga que a turquesa muda de cor para indicar problemas de saúde do seu portador e ainda é eficaz no tratamento de asma, enxaqueca, inflamações, pressão alta e doenças pulmonares.

Água-marinha

Água-marinha vista de perto

De um azul-esverdeado lindíssimo, essa pedra é muito rica em energias positivas. Estimula a criatividade e a perseverança. Além disso, acredita-se que ela é uma excelente ajuda para pessoas com doenças autoimunes, alergias e problemas de tireoide.

Mantendo seus cristais tinindo

Cristais em pé em foco com verde ao fundo

Cristais conduzem, transformam e absorvem energias, então nada mais apropriado do que promover uma limpeza antes de usá-los. Imagine por quantas mãos e energias eles não passaram antes de chegar até você!

Então, não só para mantê-los livres de sujidades, como para afastá-los de outras energias, é essencial fazer uma limpeza completa. Comumente, os cristais são limpos com uma solução de água com sal grosso. Mas algumas pedras não podem entrar em contato com essa solução, ainda mais se forem pingentes colados em partes metálicas. Apenas pedras com densidade maior (aquelas que não se dissolvem) podem entrar em contato com a água.

Aprenda a fazer o uso dos cristais no dia a dia

Há algumas opções para promover a limpeza. A mais tradicional e simples consiste em deixar as pedras expostas ao sol por algumas horas. Para retirar terra ou outros detritos, use um pano de algodão ou uma escova de cerdas bem macias. Para as pedras que podem ser lavadas, basta passá-la em água corrente.

Uma outra forma de purificar (em especial pingentes) é colocar a pedra em uma drusa de ametista, deixando-a ali por 24 horas. Drusas são aglomerados de cristal que ficam presos sobre a mesma base. São considerados elementos energizantes e autolimpantes. Esse processo também energiza o seu cristal.

Existem diversas outras formas de energizar seus cristais, e cada uma vai depender do tipo de energia mais adequado às pedras e o que será feito com elas. Podemos energizar nossos cristais sob o Sol, a Lua, a terra, o fogo, uma tempestade, uma cachoeira, o mar, entre outros.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o poder e a vibração dos cristais, que tal buscar um para ajudar a renovar as suas energias e atrair positividade para a sua vida?


Veja também: Conheça 14 cristais usados para diminuir o estresse

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.