Como limpar e energizar cristais?

Os cristais são um presente da natureza para nós. Além de serem visualmente bonitos, eles carregam energias que podem mudar as nossas vibrações.

Se você estiver se sentindo triste ou cansada, por exemplo, o topázio azul poderia melhorar o seu humor. Já se estiver precisando de sorte e prosperidade, no trabalho ou na vida pessoal, não há aliado melhor do que o citrino. E essas duas pedras são apenas dois exemplos de uma infinidade de cristais energéticos, com diferentes características.

Para absorver as energias que as pedras naturais emanam, é possível utilizá-las em acessórios, como joias ou chaveiros. Porém, para que as vibrações sejam direcionadas a todo um ambiente, é mais recomendável utilizar um item decorativo feito com cristais, como um peso de papel.

Outra maneira de aproveitar as pedras é na hora de meditar. Você pode segurar o cristal nas mãos ou posicioná-lo em uma parte específica do seu corpo. Assim, será possível incorporar as vibrações específicas de um cristal no processo de equilíbrio da sua mente.

Surpreenda-se com o poder dos cristais de cura

Antes de comprar uma pedra, é importante que você saiba que os cristais exigem alguns cuidados simples. Então comece identificando qual cristal correspondente às energias que você quer atrair. Depois aprenda de quais maneiras é possível limpar e energizar suas pedras!

Como limpar e energizar os cristais

Cristais.

Com o uso frequente de um cristal, o suor, o pó e o Sol podem deixá-lo sujo. Também o acúmulo de energias negativas sobre a pedra pode reduzir o efeito dela. A seguir, veja quais são as principais maneiras de limpar os seus cristais, sem comprometê-los!

Limpando os cristais

1) Água e sabão neutro

Se o seu cristal pode entrar em contato com a água, na hora de limpá-lo, você só precisa de água e sabão neutro. Dê um banho nele, do mesmo jeito que você lava outros objetos, e seque com um pano de algodão seco e limpo.

2) Algodão

Alguns cristais não podem entrar em contato com a água (pirita, hematita, turmalina negra, lápis-lazúli, calcita, malaquita, turquesa, cianita etc.). Nesse caso, você deve limpá-los usando apenas um algodão seco, sem esfregar muito. Será uma maneira de remover o pó e absorver outras impurezas.

Para energizar os seus cristais, é importante que você descarregue as energias negativas que podem estar acumuladas neles. Veja como fazer isso.

- Sal grosso

Em um recipiente transparente, coloque os seus cristais. Se eles puderem entrar em contato com a água, cubra-os com o líquido. Depois, adicione algumas colheres de sal grosso.

Encante-se com os benefícios da Cristalomancia

No caso de pedras que não podem ser molhadas, faça uma cama de sal grosso em um recipiente transparente e coloque os cristais por cima. Em ambos os casos, deixe as pedras nessa preparação de 3 a 24 horas.

- Drusa ou selenita

Drusa é um conjunto de cristais, e a selenita é um cristal que promove uma limpeza energética. Você pode utilizar qualquer uma das duas para limpar outras pedras. Para isso, posicione os seus cristais em cima da drusa ou em deixe-os em contato com a selenita.

- Incenso

A fumaça de um incenso de limpeza pode limpar as suas pedras, inclusive as que não devem entrar em contato com a água. Escolha um incenso de alecrim, arruda ou alfazema para esse processo. Acenda-o e espalhe a fumaça sobre a pedra a ser limpa.

Energizando os cristais

Cristais no sol.

Agora que os seus cristais estão limpos física e energeticamente, está na hora de estimular as boas vibrações em cada um deles. Você pode fazer isso com uma ajuda do Sol, da Lua ou da terra.

1) Sol

Os cristais que suportam o calor podem ser energizados pela manhã, quando a luz solar ainda está fraca. Você só precisa organizar as pedras em uma superfície lisa que receba os raios solares. Deixe-as nessa configuração por algumas horas e, quando o Sol se tornar mais forte, guarde-as.

Saiba por que é preciso limpar energeticamente um espaço

Algumas pedras que não podem entrar em contato com o calor são: ametista, fluorita, lápis-lazúli, malaquita, quartzo rosa, quartzo verde, água-marinha, turmalina, turquesa e citrino.

2) Lua

Em períodos de Lua Cheia ou Lua Crescente, você pode energizar os seus cristais, inclusive aqueles que não suportam o calor. Nesse caso, coloque-os em uma superfície lisa que será iluminada pelos raios lunares. Você pode deixá-los nesse local a noite inteira, guardando-os pela manhã.

3) Terra

Se a sua casa não recebe muitos raios solares ou lunares, ainda é possível energizar suas pedras. Para isso, coloque os cristais em cima de um vaso de terra ou os enterre durante um dia. Quanto mais plantas estiverem ao redor, melhor será o resultado.

Com base nas dicas que apresentamos, você já sabe qual é o jeito certo de manter os seus cristais vibrando energias positivas. Lembre-se de verificar as especificidades de cada um deles, para não comprometer a peça. E continue aprendendo sobre os poderes que natureza exerce sobre nós!

Confira também: