Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais

Se no início dos tempos os seres humanos andavam de forma curvada e se comunicavam por meio de sons ininteligíveis, hoje em dia possuímos um porte completamente ereto e um sistema de comunicação muito bem elaborado e extenso.

Se no início dos tempos o fogo era a única fonte de iluminação durante a noite, hoje possuímos a energia elétrica. É por meio dela, inclusive, que somos capazes de utilizar inúmeros aparelhos eletrônicos que, atualmente, não conseguimos viver sem.

Se no início dos tempos a expectativa de vida era baixíssima, hoje ela passa dos sessenta anos. Isso se deve, principalmente, aos avanços científicos que são realizados diariamente por meio de pesquisadores.

Se no início dos tempos a mulher era tida como inferior e era obrigada a utilizar vestidos, hoje em dia ela é dona de si própria e veste aquilo que quiser. Os seus direitos são cada vez mais incrementados e, embora elas ainda não possuam a tão sonhada igualdade e equidade, caminham para que cheguem lá.

Ao longo dos anos, a sociedade evoluiu em diversos aspectos.

Antes, o que era considerado tabu, hoje é considerado normal. Todavia, isso não quer dizer que a população é livre de preconceitos e aceita todas as pessoas do jeito que elas são. Ainda existe muito que avançar, ainda existe muito que fazer para melhorar as condições de vida de toda a sociedade, e ainda existem muitos grupos que são marginalizados, tendo os seus direitos negados.

Os transexuais e travestis, por exemplo, travam uma batalha intensa e diária contra todos os tipos de preconceitos que enfrentam. Procurando oferecer um pouco de humanidade a eles e também conhecimento à população em geral, o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais.

Entretanto, ainda são poucas as pessoas que possuem ciência dessa data. Com isso em mente, o Horóscopo Virtual criou esse artigo para explorar esse assunto. Confira!

Entenda como as identidades de gênero transformaram o ser humano

O Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais

O preconceito em relação aos travestis e transexuais ainda é muito grande nos dias de hoje. Entretanto, essa situação já foi ainda pior.

É difícil imaginar que o país que mais mata transexuais – de acordo com dados publicados pela ONG Transgender Europe – nos dias de hoje já possui um cenário ainda pior para esse grupo de pessoas, mas a verdade é que, antigamente, eles não possuíam nenhum tipo de visibilidade.

Foi por isso que, no dia 29 de janeiro de 2004, travestis, mulheres e homens transexuais foram até Brasília para protestarem sobre suas condições de vida. Nesse momento, a campanha “Travesti e Respeito” foi lançada, de forma a pressionar o Congresso a criar leis e projetos que promovem maior cidadania e respeito para essa comunidade.

Esse movimento ficou marcado. Além de ter ganhado proporções muito grandes, também foi o primeiro ato organizado em prol da comunidade trans. Por isso, deu origem ao Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais que, até os dias de hoje, é celebrado em 29 de janeiro.

Embora os seus objetivos permaneçam os mesmos – oferecer maior qualidade de vida, respeito e cidadania para esse grupo tão marginalizado –, e esse dia seja muito importante para a comunidade, é interessante que pessoas da comunidade LGBT se juntem em prol desses direitos.

Isso foi feito em 2016, por exemplo, quando a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo teve como tema, justamente, a luta contra a transfobia!

Há relação entre seu mapa astral sua orientação sexual? Descubra!

O que podemos fazer em prol dessa comunidade?

Muitas pessoas se perguntam o que elas podem fazer para contribuir para a luta dos transexuais e travestis. A verdade é que, além de pressionar o governo brasileiro a criarem melhores condições de vida para esse grupo, não há muito mais o que podemos fazer em questão à legislação.

Entretanto, em nosso próprio dia a dia podemos procurar agir de forma mais respeitosa em relação a essa comunidade. Procurar ter mais informações e oferecer ajuda em campanhas realizadas por esse grupo de pessoas, por exemplo, é sempre muito bem vindo.

Não só isso: nós podemos, também, educar aqueles ao nosso redor. Assim, pelo menos aos poucos, podemos eliminar um pouquinho desse preconceito tão enraizado em nossa sociedade! Respeitar os nomes sociais e os pronomes preferidos por cada indivíduo é algo que também é muito simples, mas significa muito para todas as pessoas que fazem parte desse grupo.

De maneira geral, praticar o respeito ao próximo é o melhor que podemos fazer!

Precisamos falar sobre intolerância e preconceito

Travestis e transexuais famosos

Promover maior conhecimento acerca do universo dos transexuais e travestir não é fácil, principalmente em uma sociedade tão preconceituosa. Entretanto, o surgimento de diversos artistas que fazem parte dessa comunidade vem ajudando nessa questão!

Com isso em mente, separamos três artistas famosos que oferecem maior visibilidade a esse grupo de pessoas. Confira:

• Thammy Miranda: se assumir transexual não é fácil, mas essa tarefa se torna ainda mais complicada quando tratamos de pessoas famosas. Mesmo assim, Thammy Miranda, filho da cantora Gretchen, não deixou esse fato lhe parar! Em 2014, se assumiu um homem transexual e, desde então, fala bastante sobre esse assunto em diferentes programas da televisão brasileira;

• Laerte Coutinho: cartunista e chargista, Laerte assumiu a sua transexualidade aos 57 anos. Esse acontecimento abriu diferentes tipos de discussões acerca da identidade de gênero no Brasil, algo bastante positivo para essa comunidade;

• Rogéria: conhecida no Brasil inteiro, Rogéria era uma travesti que possui uma carreira artística muito extensa e bastante diversificada. Ela atuou, inclusive, em várias novelas da TV Globo, sempre em papéis femininos, e sempre oferecendo maior visibilidade para esse assunto dentro de todas as famílias.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.