Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Dignidades planetárias: as energias dos planetas e você!

      A astrologia é uma ciência bem mais complexa do que pode parecer no início. Entender um pouco o perfil de cada um dos signos é somente a parte mais simples e mais superficial desta ciência. Para entender perfeitamente como funciona toda a interpretação de um mapa astral, por exemplo, é preciso anos de estudo e de dedicação ao assunto em seus mais sutis aspectos. No entanto, se você se interessa pelo assunto, é possível estudar aos poucos e conhecer um pouco mais de seus detalhes. Hoje, por exemplo, falaremos sobre dignidade planetária.

      Dignidade planetária, também conhecida como dignidade astrológica, em sua definição, é a força ou poder de cada planeta dentro de um mapa astrológico. Elas podem ser essenciais, a posição e força dos planetas quando estão nos signos, ou acidentais, que são as posições dos planetas nas casas astrológicas.

      De acordo com sua posição, as dignidades planetárias são divididas em domicílio ou regência, exílio ou detrimento, exaltação ou queda.

Leia também: Significado dos planetas no mapa astral

      Domicílio acontece quando o signo está em sua própria casa, naquele que o rege. É quando ele pode apresentar sua maior força, com intensidade e autoconfiança de seu poder. É a energia vibrando no máximo de seu potencial. Já quando a dignidade planetária é exílio ou detrimento, é a situação completamente oposta, acontecendo quando o planeta está oposto àquele que é seu domicílio. É como estar longe demais de casa e ficar sem saber como agir, com energia baixa e intensidade bem fraca.

      Quando a dignidade planetária está em exaltação, as energias ainda são consideradas boas, pois ela tem alguma similaridade e familiaridade com o lugar onde se encontra. E finalmente quando a dignidade planetária está em queda, é sinal de atenção, pois a energia começa a enfraquecer e dar sinais de dificuldade, mas não chega a ser um caso extremo como o de exílio.

      Para facilitar o entendimento, basta fazer uma analogia com o que as palavras geralmente nos indicam. Quando você está em domicílio, significa que você está em sua casa, consegue se sentir totalmente à vontade e tem todas as suas coisas por perto. Quando está em exaltação, é como se você saísse em uma viagem a um lugar do qual gosta muito e ficasse em um hotel confortável e com acesso a muitas coisas que te fazem bem. Agora imagine uma viagem com alguém que você gosta, mas para um lugar que não tem muito a ver com a sua personalidade, neste caso você começa a se sentir incomodado e está bem distante do que costuma e gosta, temos aí a queda. Já se a viagem for sozinho para um lugar completamente oposto ao que você gosta (uma praia para alguém que só gosta de cidade grande, por exemplo), neste caso chegamos à dignidade planetária conhecida como exílio.


Artigo escrito por Roberta Lopes Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.