Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Entenda o eneagrama e as nove personalidades

O eneagrama é uma poderosa ferramenta que pode ser usada para os mais diversos estudos, um de seus mais famosos propósitos é desvendar o tipo de personalidade de cada pessoa!

História 

O eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas que pode ser usada para a compreensão e estudo de qualquer processo contínuo. Sua origem é desconhecida, mas segundo indícios históricos, ele já era usado na Mesopotâmia, há mais de 4500 anos. Esse conhecimento foi passado de geração a geração, influenciando religiões e inclusive sendo usado por Zoroastro e Pitágoras. 

No mundo moderno, Gurdjieff foi quem trouxe essa sabedoria ao ocidente, e só posteriormente, Oscar Ichazo, outro filósofo, estudou ainda mais as individualidades do eneagrama, relacionando suas nove pontas aos nove tributos divinos que refletem a natureza humana, criando, assim, o eneagrama e os nove tipos de personalidades.

1 - O perfeccionista 

Indivíduo de atitude que está sempre buscando a perfeição, gosta de praticidade, mas com um alto nível de exigência. O seu maior vício emocional é a raiva e ele apresenta uma grande dificuldade de se autoaceitar e de aceitar o mundo, já que busca uma perfeição em si quase impossível de se alcançar.

2 - O prestativo 

Essa pessoa é muito emotiva, conhece a essência humana e por isso que é capaz de conseguir o que quer dos outros. O seu maior vício emocional é o orgulho, já que ela tem um grande senso de autossuficiência. O seu ponto negativo é a frustração que enfrenta quando as suas necessidades não são atendidas.

3 - O bem-sucedido 

Esse indivíduo tem um ótimo senso de mercado e um ótimo olho para fazer negócios. Adora se planejar e sempre visa o reconhecimento, o que acaba prejudicando-o é quando o seu time não acompanha o seu ritmo. O seu maior vício emocional é a vaidade. E o seu único problema é que ele costuma colocar uma máscara de bom moço, a fim de, em muitas vezes, esconder uma pessoa fria.

4 - O romântico 

Outro tipo emocional, essa pessoa sabe ser criativa, original e emocional, apesar de ser muito sensível e instável por viver insatisfeita pelo mundo não ser de acordo com o seu idealismo. O seu vício emocional é a inveja e é comum que ela seja uma pessoa crítica e irônica graças à sua insatisfação.

Veja também: Dando um “upgrade” na autoimagem - Parte 1

5 - O observador 

Esse indivíduo é naturalmente curioso, gosta de entender como o mundo funciona e não sabe viver sem planejar tudo, o que o torna um ótimo analista, ainda que apresente grande dificuldade em trabalhar em grupo. O seu vício emocional é a avareza e o seu maior defeito é ser calculista e acabar passando por cima de sentimentos e emoções por causa disso.

6 - O questionador 

Essa pessoa sabe como lidar com pessoas e motivar os outros, inclusive é mestra em balancear a emoção e a razão, mesmo que isso a torne atenta e desconfiada ao mesmo tempo. O seu vício emocional é o medo e o seu maior defeito é a ansiedade, já que vive com um pé atrás sobre tudo.

7 - O sonhador 

Esse indivíduo tem uma boa criatividade e é ótimo para improvisar e fazer várias coisas ao mesmo tempo, ainda que sempre dê prioridade ao prazer. O seu vício emocional é a gula e o seu maior ponto negativo é ser indisciplinado e se sobrecarregar com trabalho ou tarefas a fim de fugir de seus problemas emocionais.

8 - O confrontador 

Ótimo líder, essa pessoa é autoconfiante, sabe como ter atitude e delegar tarefas. O seu vício emocional é a luxúria e o seu maior defeito é o seu apego ao poder, sua inclinação natural é exercer um domínio agressivo sobre os outros.

9 - O preservacionista 

Outra pessoa que sabe como mediar emoção e razão, ela é ótima para ser mediador e sempre opta pelo bem comum, tendo uma ótima adaptação para qualquer área de trabalho. O seu vício emocional é a indolência e o seu maior defeito é a apatia, já que costuma entrar em um modo de "defesa automática" a fim de não se machucar e se adequar ao ambiente em que esteja.

O eneagrama é um instrumento realmente útil e pode te ajudar a descobrir o seu tipo de personalidade, onde deveria se aprimorar e onde melhorar. Faça o teste e descubra mais sobre si mesmo! 


Artigo escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Horóscopo Virtual

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.