Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Os 9 tipos de inteligência

Quando crianças, nós vemos os adultos elogiarem aquelas que são boas em matemática. “Como ele é inteligente!”... E na escola somos incentivados a decorar fórmulas, datas e outros dados. Quem tira nota boa, é chamado de inteligente e então crescemos achando que isso é um privilégio de poucos, mas isso está completamente errado!

Se a inteligência fosse ligada apenas ao que é cobrado nas escolas, como poderíamos explicar pessoas que são bem-sucedidas na vida, mas que são péssimas em fazer contas? Há uma razão para isso. Pois não existe apenas um tipo de inteligência. Na verdade, existem 9.

Howard Gardner, um psicólogo norte-americano, criou na década de 80 a teoria das inteligências múltiplas. Essa teoria explica como o ser humano, na verdade, possui vários tipos de inteligências e normalmente cada pessoa acaba se destacando em um ou dois tipos delas. E aquela inteligência que ouvimos tanto falar no colégio é apenas um tipo, e não é nem melhor e nem pior que os outros tipos. Por isso, o importante é descobrir em qual delas temos mais afinidades e poder se destacar utilizando-as. Pois essa teoria mostra que todos somos inteligentes, cada um à sua maneira. Veja abaixo quais são os 9 tipos de inteligências:

Inteligência linguística 

Algumas pessoas têm mais facilidade para aprender línguas estrangeiras, se comunicar bem e transmitir pensamentos em palavras de forma clara. Elas têm a inteligência linguística bem desenvolvida e a comunicação é uma área bem produtiva para elas.

Inteligência musical 

Os artistas normalmente não se destacam no mundo acadêmico. E até são chamados de rebeldes pelos professores da escola. Mas isso não é porque eles não sejam inteligentes, mas sim porque eles podem possuir outro tipo de inteligência desenvolvida, como essa, a inteligência musical. Pessoas com bastante dessa inteligência tem facilidade para compor músicas, identificar sons e notas, entre outras habilidades típicas de músicos.

Inteligência lógica/matemática 

Essa é a inteligência que somos tanto cobrados nas escolas. É a facilidade em fazer contas e lidar com números que faz essa inteligência ser percebida mais facilmente. Ela se destaca no mundo acadêmico e em profissões na área das ciências exatas.

Inteligência visual/espacial 

Essa é uma inteligência ligada à capacidade de perceber os ambientes e conseguir pensar de forma mais tridimensional. Para ter uma ideia melhor de como ela funciona é só imaginar o trabalho de um arquiteto. Ele precisa lidar muito bem com o espaço e com o volume que deve ser preenchido em uma determinada área.

Inteligência corporal/sinestésica 

Esse é o campo onde os atletas e dançarinos se sentem em casa. Ser habilidoso com o corpo também é um tipo de inteligência. Isso nos mostra como ser inteligente não tem nada a ver com apenas ficar em uma sala de aula fazendo contas. Esportes também são feitos para pessoas inteligentes.

Inteligência interpessoal 

Está ligada à empatia e capacidade de socialização de uma pessoa. Saber como lidar com os outros é um tipo de inteligência. Saber o que falar e quando falar, levando em conta os sentimentos dos outros, é algo bem presente no cotidiano das pessoas que possuem essa inteligência desenvolvida. Podemos encontrar bastante delas em profissões como vendedor, político, profissionais de relações públicas, entre outros que lidam diretamente com o contato com o público diariamente.

Inteligência intrapessoal 

Ao contrário da inteligência interpessoal, a inteligência intrapessoal tem ligação com a capacidade de lidar consigo mesmo. O autoconhecimento, a reflexão e a introspecção são os campos onde as pessoas com essa inteligência desenvolvida se destacam. Para estar em paz consigo mesmo, uma boa dose dessa inteligência faz toda a diferença!

Inteligência naturalista 

Essa é a inteligência que faz a pessoa se dar bem com o meio ambiente e com os seres vivos de uma forma geral. Podemos observar essa inteligência em pessoas que se dão bem com a natureza, como biólogos, veterinários e agricultores. Já reparou como as plantas crescem melhor na casa de algumas pessoas do que outras e como animais se aproximam mais de alguns tipos de pessoas? Essa inteligência tem tudo a ver com isso.

Inteligência existencialista 

Todos nós passamos por momentos de reflexão e questionamentos sobre a vida. “Quem sou eu?”, “Por que estou nesse mundo?”, “Qual o sentido da vida?”. Essas questões estão ligadas a esse tipo de inteligência. A inteligência existencialista é a habilidade de lidar com essas questões filosóficas e existenciais. Podemos encontrá-la desenvolvida em pessoas como filósofos, religiosos e líderes espirituais de uma forma geral.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual. 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.