por Equipe Horóscopo Virtual

O significado numérico do Tarot

Os números são muito importantes. Para Pitágoras, o mundo é disposto por números e tudo pode ser explicado por meio deles. E quando finalmente entendemos o significado e a importância de cada número, conseguimos viver de forma mais equilibrada.

O Tarot é um jogo composto de 48 cartas que traduz, por meio de suas imagens, conselhos à pessoa que pediu o jogo das cartas, que são sorteadas aleatoriamente. Para o Tarot, o significado dos números é muito importante, porque eles estão diretamente ligados com o que as cartas representam.

Até porque, vale dizer, muitos dos significados que cada carta do Tarot possui vieram da própria numerologia e de seus estudos. Por isso, uma coisa está ligada à outra. Mas qual é o significado de cada número, especificamente? Veja abaixo!

Zero: O zero é o número do início e do final (porque, de qualquer maneira, todo processo na vida começa em nada e, assim que é finalizado, volta ao nada). É o número que representa, portanto, o início ou o fim de alguma coisa. A carta do Louco é a que representa o número zero.

Um: O número um representa inícios, recomeços, criatividade, individualidade. Representa a luz e o calor. O número um é representado pela primeira carta da sequência da tiragem. Ou seja, a carta que estiver em primeiro, da esquerda para a direita na sequência, deve ter sua representação associada, assim como seus próprios significados, à simbologia do número um.

Dois: O dois é o número da dualidade. É o número que demonstra o pensar em você e no outro, na união de duas pessoas. Também pode representar os opostos e seus conflitos. A carta do número dois é a Sacerdotisa.

Três: O número três representa a tríade ou a trindade, que tem significado importante. O número três pode ser relacionado à Imperatriz (03), no que diz respeito à representação das genitálias (tanto masculina, por causa da divisão em três partes, quanto a feminina, por conta da formação do triângulo) e, com isso, fertilidade e filhos. Também pode significar o Pendurado (12), no que diz respeito à sabedoria, e o Mundo (21), que representa ansiedade e agilidade.

Quatro: o quatro é o número do mundo material e das formas. É o número da ordem, do poder e da família. O Imperador, arcano de número 04, e a Morte (13) representam esse número. O Imperador representa o poder e a ordem familiar.

Cinco: o número cinco é relacionado aos cinco principais sentidos humanos, ao pentagrama e ao pentágono. O Hierofante (05) possui relação com o número, representando boa relação com pessoas de diferentes interesses que geram conflitos. Do outro lado da moeda, o arcano 14 também se relaciona com o número cinco, porém na faceta de reconciliar e unir opostos. O cinco é aquele ponto do círculo no qual tudo volta a se encontrar, por isso representa a união.

Seis: por estar diretamente conectado com o número dois e com o número três, o seis carrega um pouco de cada um deles, representando harmonia, cooperação, criatividade e criação. Mas não é só isso! O número seis é representado pelo arcano 06, Os Amantes (decisões e consequências de seus atos), e pelo arcano 15, o Diabo (escolhas feitas apenas para satisfazer seu ego e seu prazer pessoal).

Sete: o número sete é ligado ao lado espiritual e introspectivo. É realmente não se importar com o social e fazer uma busca maior pela descoberta do seu eu interior. O Carro, arcano 07, representa justamente essa mudança de vontade, momento em que você deixa para trás tudo aquilo que não te completa e segue em busca de algo mais profundo. Já o arcano 16, a Torre, representa a destruição de tudo aquilo que você não considera certo.

Oito: o oito é um número que representa o poder e, assim como o número quatro, a justiça e o correto no mundo. A Justiça (8) representa a organização e, literalmente, a justiça em seus atos e crenças. A Estrela (17) também representa o número oito, simbolizando luz mesmo nos momentos mais obscuros da vida. Ou seja, quando ver essa carta, significa que há solução para o seu problema ou angústia.

Nove: o nove é o último número unitário, ou seja, último número único da série. Representa, portanto, o final de um ciclo. É representado pelo Eremita (9) e pela Lua (18), que representa a escuridão, o final, a noite depois do dia claro. Porém isso não deve ser olhado apenas em sua forma negativa, afinal, é mais uma chance de começar algo novo.

As relações numéricas de cada carta do baralho do Tarot trazem a nós significados muito mais profundos do que cada uma delas significa ou pode significar quando aparecem para quem as está jogando.


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.