Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Como funciona a Roda da Fortuna?

Se você é um dos admiradores do tarô, sem dúvida, já ouviu falar na Roda da Fortuna. O décimo Arcano Maior do Tarô é uma das cartas que mais gera polêmica e questionamentos no momento em que se revela. Em sua imagem, o arcano é representado por uma roda com seis raios. No alto da roda encontram uma figura que pode ser identificada facilmente por sua metade anjo, metade diabo.

Os arredores da roda são simbolizados pelas figuras de um bebê, um menino, um jovem, um homem e um idoso. A carta tem o “X” como guia de numeração e apresenta também a letra hebraica: YOD.

A Roda da Fortuna representa o ciclo da vida e está relacionada aos quatro elementos do universo: Fogo, Água, Terra e Ar. A carta representa a garantia de cumprimento de um destino, representando sempre a lei de causa e efeito.

O real significado da palavra fortuna

Muitas vezes a palavra fortuna é fortemente associada a riquezas e ganhos materiais. Automaticamente associamos o termo fortuna a muito dinheiro, muitos ganhos, entretanto esse arcano traz para o Tarô algo muito mais profundo e abrangente.

A carta apresenta ao jogador que é importante ter atenção a situações principalmente relacionadas ao destino. Este arcano, quase sempre, mostra que é preciso reflexão e que tudo acontece no seu tempo.

Entendendo melhor a Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna é o tear das Moiras, Cloto, Lásqueis e átropos, deusas gregas que fiavam, teciam e cortavam os fios da vida. A metáfora traz para a carta uma forte relação aos processos relacionados ao nascimento, crescimento, desenvolvimento, amadurecimento e desencarne. A figura do fio da vida pode ser relacionada a tudo que a vida reserva na roca do destino.

Fortuna também é uma deusa romana. Associada à sorte, a Deusa pode trazer ela de maneira positiva ou negativa, isso mesmo a Deusa Fortuna é responsável também por situações relacionadas à boa sorte como à má sorte. Geralmente, representada portando uma cornucópia, símbolo que anuncia a abundância. E portando um leme, figura que lembra uma roda.

A figura do círculo presente na carta e em toda as representações associadas à Roda da Fortuna trazem associação à roda da vida, existência de constantes ciclos.

Os ciclos relacionados à Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna nos remete aos ciclos do destino. A partir do momento em que a roda gira se inicia uma nova fase. Existem ciclos dentro de ciclos, alguns mais extensos e outros mais curtos.

O que buscamos com a Roda da Fortuna

Quando consultamos as cartas do tarô buscamos respostas para perguntas que permeiam nosso caminho. Com a revelação do arcano da Roda da Fortuna devemos nos atentar a questões relacionadas ao destino.

Quando revelado, o arcano quase sempre nos mostra que é preciso atenção, paciência e cuidado. Atitudes e posturas impensadas podem trazer consequências negativas e situações ilusórias. Devemos investir em determinadas situações com calma e cautela, acreditando sempre que tudo acontece no tempo certo. `As vezes o tempo de espera que destinamos não é o mesmo destinado pelos astros para aquela ação. Devido a isso é preciso ter foco e paciência para enfrentar as dificuldades e obstáculos presentes no dia a dia. Ainda que situações tenham sido antecipadas ou adiadas é preciso ter consciência de que é inevitável aguardar para evitar adversidades.


Artigo escrito por Tatiane Silva de Paula da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.