Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Bhagavad Gita: O que é e quais os seus ensinamentos

“Bhagavad Gita”: o que é e quais os seus ensinamentos

A “Bhagavad Gita” é considerada a composição mais popular da Índia. É o mais importante dos textos védicos, tido como um guia de como viver melhor e mais iluminado. É uma das principais escrituras sagradas da cultura indiana, um dos pilares do hinduísmo religioso.

A obra narra os ensinamentos de Krishna (a suprema personalidade de Deus) a seu discípulo, o arqueiro Arjuna, que se vê perdido no campo de batalha. Angustiado, propenso a desistir da luta e em meio ao dilema de agir conforme sua casta de guerreiro ou não agir, em nome da compaixão por seus oponentes, que são amigos e parentes, Arjuna pede orientação a Krishna.

Entre os ensinamentos, Krishna fala sobre a importância de cumprir a sua missão, de fazer a parte que cabe a cada um de nós no Universo. Fala também sobre servir com devoção, sem apegos a resultados e que a não-ação de Arjuna estava baseada na covardia, não tendo ele o direito de renunciar, pois só que tem força e capacidade de fazer algo é que pode renunciar a alguma coisa.

Conheça os signos védicos do Horóscopo Indiano

Ensinamentos para além da história

A essência da “Bhagavad Gita” é a devoção, o reto agir, a entrega. Usando analogias poéticas, Krishna leva a uma reflexão sobre os fundamentos, como a preparação adequada para meditar, o uso correto do mantra mais conhecido (“Om”) e o caminho ideal para elevar o espírito.

Trazendo para os nossos tempos e realidade, podemos interpretar os 701 versos da “Bhagavad Gita” como um compilado de respostas às nossas maiores dúvidas. Podemos aplicar os ensinamentos para vencer o medo e outros transtornos que nos paralisam diante dos eventos da vida. Entre outras lições, a obra ensina sobre foco da mente, meditação, importância de cultivar a sabedoria e a influência do nosso estilo de vida sobre o nosso bem-estar.

Entenda o poder da meditação

Frases da “Bhagavad Gita”

Reservamos três das frases contidas na “Bhagavad Gita”, para refletirmos sobre cada uma e trazermos para o contexto do momento que cada um de nós atravessa, além de uma breve interpretação livre (fora do contexto da obra). Cada uma dessas frases ou versos traz uma lição que podemos usar como ensinamento para o nosso dia a dia, se estivermos em busca de uma vida mais iluminada.

“A mente funciona como um inimigo para aqueles que não a controlam.”

Se você não tem autocontrole e autoconhecimento, seus pensamentos podem ser seus maiores inimigos, paralisando você diante de qualquer desafio na vida.

"O ego é o pior inimigo do Eu, mas o Eu é o melhor amigo do ego... O ego é um péssimo senhor, mas é um ótimo servidor."

Não deixe que a vaidade cegue seus objetivos. Você deve ser humilde e não se deixar levar pelas aparências ou pelo egoísmo, muito menos se sentir o centro do universo. Atue de forma a saber lidar com frustrações e adversidades.

"Ninguém pode tornar-se perfeito abstendo-se, simplesmente, de agir."

Só não comete erros quem nunca age. Mas também não vive nem aprende. A perfeição vem da prática perseverante e é uma soma de erros e acertos.

Com qual das frases você se identifica? Seja como for, vale a pena conhecer a “Bhagavad Gita” na íntegra, seja sob a ótica mitológica, seja para conhecer o que ela pode trazer de ensinamentos para a sua vida.


Leia também: 10 ensinamentos da Cabala!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.