Compartilhar

por Erickson Rosa

Esteja presente para a felicidade

Por mais estranho que possa parecer, dificilmente estamos conectados ao momento presente. De maneira geral, nossa mente parece estar ou no passado, lembrando de situações e refletindo sobre elas, ou no futuro, planejando e pensando sobre o que desejamos e como faremos para conquistar tal situação.

Esse nosso impulso de deixar a mente vagar não nos permite sentir o único momento que realmente há: o presente. Deixamos que nossa vida seja inundada por pensamentos de tempos inventados, pois, se olharmos bem, o futuro e o passado não são nada mais que invenções de nossa mente. Eles não existem realmente, mas os criamos como forma de nos organizarmos.

Eles são como o sol se pondo. Verdadeiramente, o sol não nasce ou se põe. A terra gira em torno do sol, criando a sensação de que ele se põe e de que nasce. A vida é um eterno aqui e agora no qual muitas vezes deixamos de estar para ficarmos em outros tempos que inventamos, em pensamentos que nos trazem desconforto e sofrimento muitas vezes.

Mulher branca sorrindo numa praia.

A mente humana é realmente maravilhosa. Ela possui a capacidade de viajar para diferentes momentos de nossa vida. Podemos, inclusive, programarmo-nos para uma agenda no futuro. Quando marcamos uma visita à casa de um amigo ou de ver um determinado programa que acontecerá no final de semana. Isso é fantástico e possui muitas vantagens.

Saiba o que cada signo deve evitar para ser feliz

O problema é que, ao deixarmos nossa mente ficar na ansiedade do futuro ou no saudosismo do passado, esquecemos que esse tempo de vida presente acaba escapando por nossos dedos. A ansiedade, por exemplo, é um medo antecipatório, um mal que acomete a mente que precisa controlar o fluxo da vida. No momento em que uma pessoa está sentindo ansiedade e se conecta ao seu corpo e ao momento presente, sua mente se acalma e seu corpo a segue, deixando que a ansiedade fique de lado. Assim a mente abre espaço para outros pensamentos e emoções.

Outra forma de nos desconectarmos com a vida no momento presente é prendermos nossa mente em tarefas, esquecendo de que nosso corpo precisa de descanso. Já vi muitas pessoas que relatam sentirem dores no corpo por ficarem muito tempo à frente de seu computador, trabalhando. Mas essas tarefas não precisam ser assim, porque podemos fazer diferente para não perdermos a conexão com o aqui e agora e com nosso corpo.

Respire no momento presente

Menina branca deitada sorrindo.

Um bom exemplo disso são as práticas de respiração consciente. Algo que você pode experimentar em seu dia. Elas conectam você ao momento do aqui e do agora e ao seu próprio corpo. Não somente isso, como aumentam a atenção às coisas que você está fazendo também o auxiliam a ter uma vida com mais conexão.

Para fazer isso, podemos parar um momento e prestar atenção em nossa respiração. Sem forçar, sem tentar controlar nada. Se nossa respiração está acelerada, observamos e dizemos: “Minha respiração está acelerada”. Apenas olhando como nosso corpo se comporta com isso. Se nossa respiração está calma, olhamos para isso e dizemos: “Minha respiração está calma”, prestando atenção em como o ar entra em nosso corpo e em como ele nos conecta com a vida.

Aprenda a viver o presente com a terapia floral

O ar está na atmosfera e logo estará dentro de nós. Sem ele, não viveríamos. Dessa forma, o ar também faz parte da nossa vida. Estamos intimamente conectados a esse mundo, afinal sua atmosfera está dentro de nós. Por isso, se prestarmos atenção em nossa respiração e prestarmos atenção no ar entrando em nosso corpo, no oxigênio em nossos pulmões, voltaremos a nos conectar com o momento presente. Experimente.

Agindo no aqui e no agora

Mulher branca sorrindo.

Outra forma de nos conectarmos ao presente é prestarmos atenção no que estamos fazendo e em como está nosso corpo. Muitas vezes podemos estar lavando a louça e pensando em outras coisas. Fazendo uma tarefa e com o pensamento em outro lugar. Estamos, sem perceber, nos distanciando do que estamos realizando naquele momento.

O caminho para a felicidade ou a felicidade como caminho?

Se for lavar a louça, esteja presente naquele momento. Se for participar de uma reunião, escute atentamente às pessoas e não deixe que sua mente o leve para longe. Respire e traga-a para a ação que está realizando naquele momento. Precisamos nos conectar com a vida. Ela é o que acontece no momento presente, não nos pensamentos e planos que temos enquanto ela acontece.

Experimente viver neste momento, trazendo sua mente para o agora.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.