Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Heimdall: Tudo sobre o guardião da ponte do arco-íris

Os aficionados pelas histórias em quadrinhos do universo Marvel conhecem essa figura e seus poderes. E, seguindo a onda de adaptações para o cinema, esse deus da Mitologia nórdica (interpretado pelo brilhante ator Idris Elba) ficou ainda mais popular. Mas quem é Heimdall, o guardião da Bifrost, a ponte arco-íris que liga o reino de Odin e Thor à Terra?

Heimdall é o fiel guardião de Asgard – o reino dos deuses nórdicos. Tem como missão proteger a Bifrost – único portal permanente entre Asgard e Midgard (como é chamada a Terra, para os asgardianos).

Origens dos mitos e dos contos de fadas

Origem de Heimdall

Sabe-se pouco sobre a origem desse deus-sentinela. A história apenas conta que ele é irmão de Sif, uma deusa guerreira, e que teve nove mães – as Nove Deusas, que personificavam o mar. Cavalga o Gulltop, o cavalo-guará todo feito de ouro que pode voar mesmo sem asas.

Saiba qual deus te rege de acordo com o Horóscopo Viking

Atributos do deus

Heimdall é alto, belo, tem dentes de ouro (por isso seu apelido era Dente de Ouro). A Mitologia o descreve como “o mais puro dos deuses” ou “o brilhante”.

Entre as características que lhe tornaram o melhor candidato para proteger a Bifrost, destacam-se a sua visão e audição aguçados (pode enxergar no claro e no escuro igualmente, e a quilômetros de distância), a sua pouca necessidade biológica de dormir.

Quando faz a guarda da ponte, Heimdall faz uso de sua espada poderosa, a Hofund. E para chamar ajuda dos outros deuses, ele usa o Gjallhorn, ou o “Chifre Gritador”, que tem um som tão alto que pode ser ouvido por todos os Nove Mundos da Mitologia nórdica. É por meio dele que Heimdall convoca os deuses para o Ragnarök (o fim do mundo).

No universo dos quadrinhos da Marvel, Heimdall tem superpoderes como percepção e sentidos apuradíssimos, superforça, agilidade descomunal, super-reflexo e supervelocidade, além de uma resistência digna de um deus, que o protege contra fatores como temperaturas extremas, tiros, e outros ataques físicos, e um interessante fator de regeneração. Acredita-se que ele tenha habilidades proféticas, além da capacidade de enxergar através do tempo e do espaço e de projetar sua imagem a longas distâncias.

Conheça a deusa da prosperidade e fertilidade

Subjugando um deus

Ainda nas narrativas das HQs, Heimdall, mesmo tendo tantos superpoderes, é derrotado pelo demônio Surtur. Adaptado por Stan Lee e Jack Kirby, Surtur é inspirado na própria Mitologia nórdica, com a história de Surt, gigante de fogo que guarda Musphelhein (zona quente, da qual afirma-se que se originaram os primeiros seres vivos), e que, no Ragnarök, lança fogo nos Nove Mundos.

Quando Surtur invade Asgard, destrói a Bifrost e subjuga seu guardião. Mas acaba sendo derrotado, e Odin decide doar parte de seu poder a Heimdall, que com isso reconstrói a Bifrost e reassume sua missão.

Existem muito mais histórias a se contar sobre Heimdall e seus feitos. Para quem gosta de Mitologia, sempre é bom conhecer mais sobre seus deuses e guerreiros. Já quem curte HQ ou passou a gostar das histórias sobre o reino de Odin depois de assistir a todas as superproduções sobre Thor e Asgard, conhecer um pouco das referências dessa personagem pode ser uma interessante pesquisa!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.