Akai Ito: a lenda da linha do destino

Você acredita em destino ou em amor à primeira vista? Quem vê a vida com romantismo certamente defende que tudo isso existe. Mesmo que essa não seja a sua visão sobre os relacionamentos amorosos, é interessante analisar como essa teoria se manifesta em algumas culturas.

Na cultura árabe, por exemplo, “maktub” é uma palavra que significa “estava escrito”. Ou seja, tudo está destinado a acontecer, inclusive o amor entre duas pessoas, como se já tivesse sido escrito antes. É uma expressão parecida com a que diz que um relacionamento foi “escrito nas estrelas”.

Além disso, na cultura chinesa, há uma lenda chamada Akai Ito. Ela se relaciona com os conceitos apresentados anteriormente, mas também aborda o amor com uma delicadeza sem igual. Aprenda mais sobre ela com o conteúdo a seguir!

O que significa Akai Ito?

Antes de aprender sobre a lenda do Akai Ito em si, é importante entender o que essa expressão significa. Akai Ito é um termo em chinês que, traduzido para o português, quer dizer “fio vermelho”.

linha vermelha fazendo um coração

Em muitas culturas, a cor vermelha é uma representação da paixão, mas será que essa definição é suficiente para entender o que a lenda aborda? Encante-se pela definição de um amor verdadeiro por meio do Akai Ito no tópico seguinte.

A lenda do Akai Ito

Durante o Período Hokuso, na China, difundiu-se uma lenda chamada Akai Ito. De acordo com ela, Yuè Xià L?orén, o deus lunar do amor, conectou as pessoas em pares por meio de uma linha vermelha invisível aos olhos humanos, nos tornozelos delas.

Tal linha poderia se enrolar ou se esticar, mas nunca seria partida. Ela indicava que aquelas duas pessoas estavam destinadas a viver um grande amor. Porém, quanto mais longa a linha fosse, mais tempo esses indivíduos demorariam para se encontrar.

A partir disso, a lenda se materializou na figura de um homem que estava prestes a se casar. Porém o deus do amor interrompeu a cerimônia, dizendo ao noivo que aquela não era a mulher certa para ele. Em vez disso, ele mostrou que o homem estava conectado pelo fio vermelho a uma bebê.

Saiba mais sobre o seu relacionamento com o Cupido do Amor

Em um ataque de fúria, o homem vai até a casa daquela neném e coloca fogo no lugar. Depois, retorna ao casamento e encerra a cerimônia com a noiva que havia escolhido. Entretanto ele vive uma vida infeliz.

Separado, ele conhece uma jovem que sobreviveu a um incêndio quando era só um bebê. O amor que o homem sentiu foi tão grande que eles, enfim, se casaram. Então, ainda que o casal tenha demorado para se unir, o destino fez com que eles ficassem juntos.

casal de mãos dadas

Como acontece com a maioria das lendas, o Akai Ito se espalhou pela Ásia, atraindo a atenção dos japoneses. Eles, inclusive, fizeram duas alterações na lenda. A primeira delas é que a linha vermelha seria amarrada nos mindinhos dos casais, não nos tornozelos.

A segunda transformação da lenda do Akai Ito pelos japoneses diz respeito à história do casal. Para essa cultura, o que aconteceu foi o seguinte: um menino afirmava que nunca iria se casar, até que recebeu a visita do deus Xia Lao Yue. A divindade mostrou que o garoto estava conectado a uma menina por um fio vermelho e que iria se casar com ela um dia.

Diante da garota que seria seu amor verdadeiro, o jovem sentiu-se irritado e rebateu que nunca iria se casar. Então jogou uma pedra na jovem e foi embora. Anos depois, o menino já adulto se apaixonou por uma mulher que vivia tampando o rosto.

Mesmo assim, eles se casaram. Depois da cerimônia, ela revelou que um menino havia jogado uma pedra nela havia muito tempo e que carregava uma cicatriz na sobrancelha por causa disso. Logo, o menino casou-se com a menina a quem estava destinado a amar.

Akai Ito na cultura popular

Na cultura popular, o Akai Ito pode ser visto de inúmeras formas. O dorama “Akai Ito”, de 2008, aborda a lenda ao acompanhar dois personagens que nasceram no mesmo dia e estão destinados um ao outro.

Outra referência ao Akai Ito é encontrada no anime “Kimi no na wa”, de 2016. A obra gira em torno de dois jovens que, mesmo não se conhecendo, vivem conectados pelas imagens que veem nos sonhos deles.

Analise a diferença entre karma e destino

Mas as aparições do Akai Ito não se resumem apenas aos filmes. Em todo o mundo, muitos casais utilizam símbolos da linha vermelha invisível, tornando-a visível em pingentes, pulseiras e anéis. As joias podem trazer algum detalhe em vermelho, justamente para remeter à lenda, e são utilizadas pelo casal como se fossem alianças.

Agora que você já sabe tudo sobre a lenda do Akai Ito, você já pode procurar a pessoa que está conectada a você por uma linha vermelha metafórica. Será que ela já faz parte da sua vida? Se sim, use um símbolo dessa lenda para fazer com que ela se apaixone ainda mais. Continue expandindo seu conhecimento sobre o amor em diversas culturas!