Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O mito de Narciso

Na antiga Grécia contavam a história de Narciso e sua beleza. Narciso era um caçador da região da Beócia e era admirado e reconhecido por sua beleza única. Ele era tão belo que até as ninfas, que são os espíritos femininos da natureza, se apaixonavam pelo belo caçador.

Uma dessas ninfas, chamada Eco, fora castigada por uma deusa e não podia mais falar, apenas repetir o que ouvia. Ela também se apaixonou por Narciso, mas só consiga se comunicar com ele repetindo o que ele falasse. Certo dia, ao passear por um bosque, Narciso ouviu a voz repetindo o que ele dizia e chamou a sua atenção quem estava fazendo aquilo. Eco se jogou em seus braços para demonstrar todo o amor que sentia por ele, mas Narciso não se interessou pela ninfa. Ele a desprezou e a mandou embora.

Eco fugiu para as montanhas e lá ficou vivendo com a tristeza da rejeição. Nêmesis, a deusa da vingança, ficou sabendo da história de Eco e agiu para vingar a ninfa e todas as outras que foram rejeitadas por Narciso. A deusa atraiu Narciso para um lago para que ele se apaixonasse por algo que ele não esperava.

Narciso, ao ver seu reflexo na água do lago, pensou que estava diante do espírito da água e se encantou com como aquela imagem retribuía cada gesto que ele fazia. Se ele sorria, a imagem sorria de volta. Tentou abraçar a imagem, mas não teve sucesso. Mas ele continuou observando a imagem e cada vez mais se apaixonava e, com isso, um sofrimento ia crescendo dentro dele por não poder tocar a imagem que o encantara. Reza a lenda que Narciso não aguentou essa dor e acabou morrendo de desgosto. Outros dizem que ele morreu afogado ao tentar se aproximar mais da imagem. O certo é que o seu destino não foi feliz.

O mito de Narciso nos mostra as armadilhas do ego. Todos nascemos podendo reconhecer a nossa individualidade, o nosso ego, mas, se nos apegarmos a ele morreremos afogados em nossas próprias ilusões. O erro de Narciso foi não ter dado valor ao amor das ninfas e não ter dado valor a nada que não fosse ele mesmo. E é assim também com todas as pessoas que só olham para si próprias e desconsideram os outros. E em tempos de redes sociais com “selfies” e uma disputa de ego para ver quem aparece mais, o mito de Narciso está mais presente do que nunca.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.