Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O mito do Deus Susanoo e Amaterasu

Todas as culturas do mundo têm as suas mitologias e seus deuses. E conhecendo cada uma delas aprendemos mais sobre os pensamentos e sobre o comportamento dos diferentes povos. No Japão, a mitologia mais conhecida e comentada é a dos deuses Amaterasu e Susanoo, ligados à religião xintoísta.

Como em muitas culturas, o Japão também possui um deus para representar o Sol. Mas, em vez de um deus homem, é uma deusa, a Amaterasu. Seu nome completo significa “a grande deusa augusta que ilumina o céu”. Ela é uma deusa magnânima e que ilumina e preza por todos. Ao contrário, seu irmão mais novo, Susanoo, era um deus cruel e que perturbava os humanos com seus ataques de raiva.

Com irmãos com personalidades bem opostas, claro que havia conflitos entre eles. Mas como Susanoo era muito cruel, seus pais Izanagi e Izanami, deuses celestiais, decidiriam bani-lo para a Terra de Yomi, a região dos mortos.

Com sua personalidade impetuosa, Susanoo não parecia que ia aceitar bem, mas surpreendentemente aceitou e disse que só queria se despedir de sua irmã Amaterasu antes de partir. Seus pais aceitaram, mas Amaterasu desconfiou do comportamento do irmão.

Ela se preparou para a sua chegada. Colocou sua armadura dourada e deixou suas armas prontas para uma possível batalha. Ela não acreditava que ele iria para a Terra de Yomi sem se rebelar. Porém, Susanoo, ao encontrar a irmã no seu palácio no céu, disse que só queria se despedir e não queria brigar. Ela ainda não acreditou nele, mas deixou que ele circulasse pelo céu antes de partir. Foi então que a personalidade de Susanoo se mostrou de verdade.

Ele destruiu diversos campos de arroz de Amaterasu, matou um de seus estimados cavalos e ainda jogou o cadáver sobre ela. A deusa ficou tão revoltada por terem deixado Susanoo entrar em seu reino que decidiu se isolar. Então ela foi para uma caverna e se trancou, privando todos de seu brilho. E então a Terra ficou em trevas, sem mais poder ver a luz do Sol.

Para a sorte dos humanos, os outros deuses se indignaram com a situação e decidiram trazer Amaterasu de volta ao seu reino. Eles fizeram uma grande festa na porta da caverna, até que ela saísse para ver o que estava acontecendo. Eles conseguiram assim convencê-la a voltar e prometeram que Susanoo não mais faria as suas maldades no reino do céu.

Então os deuses conseguiram punir Susanoo e o condenaram ao reino dos mortos. E, depois de toda essa confusão, finalmente a luz do Sol pôde brilhar de volta para todos os seres.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.