Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Mito da Ursa Maior e Ursa Menor

Ao olharmos para ao céu, algumas constelações são mais fáceis que outras para identificarmos. Entre estas estão as constelações Ursa Maior e Ursa Menor. E, como outras, elas possuem um mito por trás que explica como surgiram. Esse mito vem da mitologia grega e conta a história de Calisto, a ninfa.

A deusa Artemis, conhecida pelas suas habilidades com caça e também associada à lua e à magia, tinha diversas ninfas sob sua proteção e que a seguiam para ter o aprendizado da deusa. Uma dessas ninfas se chamava Calisto.

Por sua beleza e por suas habilidades, Calisto era a ninfa mais adorada de Artemis, o que até causava inveja nas outras. E sua beleza não chamava apenas a atenção de sua deusa protetora, mas também de outros deuses. Zeus, o grande deus grego, ficava cada vez mais obcecado pela ninfa e decidiu tentar algo com ela.

O problema era que, para ser uma seguidora de Artemis, a ninfa deveria se manter virgem, o que dificultou muito as coisas para Zeus. Por mais que ele tentasse, Calisto mantinha o seu compromisso com Artemis e não cedeu nem mesmo aos encantos do deus mais respeitado de toda a Grécia antiga. Foi então que Zeus teve uma ideia.

Ele era um deus e tinha poderes que só um deus tinha. Ele decidiu se disfarçar e assumir a imagem da deusa Artemis para poder chegar perto de Calisto e conversar com ela. Quando Artemis estava fora, Zeus fez isso e Calisto não percebeu seu disfarce. Se passando pela deusa Artemis, Zeus convenceu Calisto de que ela poderia perder sua virgindade, e então Zeus conseguiu o que queria.

Mas a aventura de Zeus não teve como passar despercebida pois Calisto ficou grávida. Por mais que ela tentasse esconder a gravidez, não teve jeito. As outras ninfas aproveitaram a situação para contar para Artemis que sua ninfa preferida havia perdido a virgindade. E então Calisto foi expulsa dos domínios de Artemis e teve que seguir caminho por conta própria. E, para piorar ainda mais a sua situação, Hera, a esposa de Zeus, descobriu que o marido havia a traído com Calisto.

Com os poderes de uma deusa, Hera transformou Calisto em uma grande ursa logo após o nascimento de seu filho. A vingança estava feita. Felizmente o deus Hermes viu o que aconteceu e pediu para sua mãe tomar conta do bebê. O filho de Calisto cresceu com o nome de Arcas e se tornou um bom caçador. E Calisto, mesmo como uma ursa, ficou por perto para ver como crescia o filho. Até que um dia eles se encontraram.

Durante uma caçada, Arcas viu a grande ursa e logo puxou seu arco para matar o que ele pensava ser seu predador. A ursa estava em sua mira e uma única flecha seria capaz de matá-la. Zeus, observando tudo de cima, de sua posição privilegiada de deus, agiu rápido para evitar a tragédia de um filho matando a sua própria mãe. E então ele transformou ambos em constelações de estrelas, que hoje são conhecidas como Ursa Maior e Ursa Menor.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.