Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O que é a Astrologia Medieval?

A astrologia já teve um papel ainda mais importante na sociedade e no desenvolvimento de cada uma das pessoas. Ela já foi capaz de prever situações cruciais e de direcionar decisões importantes ao longo de uma era. Por esse motivo era também levada muito mais a sério e jamais questionada por pessoas céticas ou que duvidavam do poder dos astros. Estamos falando da astrologia medieval.

A astrologia medieval vigorou entre os séculos IX e XIV da era cristã nos territórios do Oriente Médio, Mediterrâneo e a Península Ibérica. E neste período era consultada para os mais diversos fins e dava as respostas e direcionamentos para todo um reino e não somente indicava possibilidades para cada indivíduo. Na Europa Medieval, por exemplo, era obrigatório que todos os médicos e agricultores estudassem astrologia pois dessa forma poderiam fazer previsões importantes para seus pacientes e reino.

Através da astrologia medieval era possível saber se uma criança teria complicações de saúde que a impediriam de chegar até a vida adulta ou de ser um bom combatente em uma possível batalha que viesse a acontecer. Era também através da astrologia que se sabia qual o melhor momento para atacar um povo inimigo, construir casas e em qual terreno era melhor plantar determinada vegetação. O clima era um grande aliado das pessoas nesta época e através da indicação dos astros era possível saber como ele se comportaria.

Na época, também era desconhecida a existência dos planetas Urano, Netuno e Plutão, então um mapa medieval apresentava apenas os outros planetas e seguia as interpretações a partir deles. Interpretação essa que também costumava ser muito mais individualizada e direta que a astrologia moderna. Por exemplo, se hoje na casa 2 levamos em consideração aspectos financeiros gerais como qual é o tipo de relacionamento que temos com posses e dinheiro, as coisas que tendemos a valorizar e as capacidades que precisamos desenvolver, na astrologia medieval a casa 2 indicaria exatamente se a pessoa de quem foi feito o mapa teria muitas posses, qual seria sua fonte de renda e em qual época ganharia mais dinheiro.

Basicamente, não existia espaço para devaneios na astrologia medieval! Era preciso saber diretamente o que se teria e por quais fases exatas a vida passaria e era isso o que ela mostrava. Tempos depois, ela foi substituída pela ciência moderna, o que permitiu que a astrologia também se adequasse melhor ao nosso tipo de vida e conhecimentos atuais. 


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.