por Equipe Horóscopo Virtual

O que a Yoga e as Artes Marciais têm em comum?

Provavelmente você já ouviu falar sobre a Yoga e também sobre as Artes Marciais, certo? Mas você já pensou que elas podem estar bastante relacionadas? Pois é! Essas duas práticas são bastante antigas e trabalham o corpo humano de forma diferente, tanto do ponto de vista físico quanto emocional.

Ambas são muito benéficas para o corpo e para a mente. Quem pratica (tanto a Yoga quanto as Artes Marciais) tem mais consciência sobre o corpo, respiração e postura.

A Yoga é uma das práticas mais antigas do mundo, alguns relato registram a sua origem em aproximadamente 2000 a.C. Os registros do surgimento da Yoga contam que a prática surgiu a partir do deus Shiva, na Índia, e foi sendo modificada ao longo do tempo. Patanjali foi a figura responsável por aplicar "regras" e um sistema de prática para a Yoga, o que permitiu que ela se espalhasse por todo o mundo e fosse ganhando diversas características novas e métodos.

As Artes Marciais também têm origem na Índia. Os registros históricos colocam o monge budista Bodhidharma como o criador dessas práticas, pois ele foi responsável por propagar o Kung Fu em templos chineses. 

Essas duas práticas têm em comum coisas além da origem, há muitos anos na Índia, e os benefícios para o corpo. As diretrizes para quem pratica são, em ambos os casos, baseadas na disciplina e no controle mental, que tem como consequência o controle físico.

Ambas proporcionam conhecimento postural e sobre a nossa respiração. Os praticantes que se dedicam às modalidades são capazes de alcançar estágios de controle que exigem muito treino e persistência, além da técnica milenar de cada umas delas.

Tanto um praticante de Yoga quanto um praticante de Artes Marciais conseguiriam se adaptar de forma fácil à outra prática, afinal, com a consciência física adquirida é possível dominar novas posições e movimentos de força para o seu corpo.

Veja também: As posições de Yoga para cada signo

Cada uma das práticas tem, além de aspectos em comum, aspectos bastante particulares. As Artes Marciais guiam o praticante para um objetivo de defesa pessoal e também proporciona a autoconfiança, a Yoga trabalha a consciência do eu e o controle postural, que também gera a autoconfiança. 

Por métodos e técnicas diferentes, as duas modalidades têm como objetivo levar o praticante a um estado de proteção pessoal, seja conhecendo mais sobre o seu corpo de forma interior ou externalizando essa força em conhecimento pessoal. 


Esse artigo foi escrito por Julia Zayas da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.