Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Yoga: O que é e quais benefícios ela traz para a sua vida

A sociedade, dia após dia, se torna ainda mais dura e rígida com as pessoas. Por esse motivo, é normal encontrarmos pessoas que, por causa da pressão da rotina, acabam se esquecendo de cuidar do bem mais precioso que possuem: elas mesmas. 

Em meio a esse cenário, diversas técnicas e atividades surgiram para oferecer mais relaxamento e saúde aos seus praticantes. O yoga, apesar de ser muito antigo, tornou-se popular por oferecer diversos benefícios, por isso passou a ser realizado em todos os lugares do mundo. Mas você sabe o que é yoga, de fato?

Definições do yoga 

Existe muita divergência a respeito do que é o yoga. Há pessoas que o definem como uma arte, outras dizem que é um tipo de ciência. Ao mesmo tempo, existem aqueles que afirmam, com muita certeza, que estamos tratando de uma religião e até mesmo um estilo de vida. 

A posição do yoga perfeita para cada signo do Zodíaco

Talvez seja, de fato, muito difícil descrever o que é o yoga. Esta prática é tão completa que provavelmente abrange tudo o que já foi citado e muito mais. Todavia algo que é impossível negar é o fato de que essa atividade é capaz de promover maior autoconhecimento ao conectar, de forma impressionante, o nosso corpo à nossa mente. 

Com origem na Índia, a prática, que já possui mais de cinco mil anos, tem relação tanto com o budismo quanto com o hinduísmo. Por isso é que combina exercícios físicos com exercícios mentais e pode atingir diferentes indivíduos de formas distintas e muito especiais, ao mesmo tempo em que oferece maior controle emocional e relaxamento físico.

As principais posições de yoga 

O yoga possui inúmeras posições, que têm diferentes graus de dificuldade. Assim, conforme o praticante vai exercendo a atividade, novas posições surgem para desafiá-lo ainda mais. 

Entenda a ligação entre a Yoga e as Artes Marciais

Embora seja impossível listar todas as posições, já que existem muitas, separamos quatro principais, que são muito populares entre os iniciantes. São elas:

  • Adho mukha svanasana: você provavelmente já viu diversas fotos desta posição. Conhecida popularmente pelo nome de “cachorro olhando para baixo”, ela procura combater diversos tipos de problemas físicos e mentais, aliviando dores, melhorando a sua digestão e diminuindo o estresse; 

  • Padmasana: chamada de Lotus, é a famosa posição de meditação. Pode parecer simples e sem importância, porém oferece muitos benefícios, principalmente para as mulheres. Isso porque ela influencia no ciclo menstrual e facilita o parto. Ao mesmo tempo, desbloqueia certos sentimentos e ajuda o praticante a se conectar com seu chakra raiz; 

  • Bhujangasana: popularmente conhecida como “pose da cobra”, ajuda a alongar o peito e a fortalecer a coluna. Também estende o coração e os pulmões, de forma a aliviar sintomas de doenças como a asma. De maneira simples, consiste em deitar de barriga para baixo e se levantar do chão com a força de seus braços; 

  • Sirshasana: por fim, temos a posição conhecida como pouso sobre a cabeça. Embora possa parecer mais difícil do que as anteriores, é relativamente simples, desde que os passos sejam seguidos corretamente. Sua prática oferece diversos benefícios; estão entre eles: melhora do sistema nervoso, diminuição de queda de cabelo, entre outros.

A cinta yoga 

Existem alguns acessórios que podem nos ajudar a praticar o yoga. A cinta, também chamada de yoga strap, é um deles. Utilizada em diferentes níveis de experiência, elas são muito benéficas, já que auxiliam no alongamento e evitam problemas durante a prática. 

Saiba como a Yoga pode te auxiliar a curar dores e sofrimentos

Além disso, também oferecem maior suporte e ajudam a atingir certas posições, principalmente aquelas de relaxamento, facilitando todo o processo. Para quem não possui tanta flexibilidade, ela também é um ótimo recurso. 

Já que pode ser utilizado de diversas formas, esse aparelho é simples e pode ser adquirido por um preço módico. O melhor de tudo é que ele possui longa vida útil, então acompanhará você em todas as fases do yoga!

Como começar a praticar? 

Para iniciantes, o yoga pode ser uma prática um tanto quanto complicada. Entretanto, com o tempo, a pessoa vai se tornando mais familiarizada com os procedimentos e consegue realizá-los de maneira muito natural. 

Por que investir na sua formação de Yoga?

A dica para os iniciantes, então, é não desistir. No começo pode ser difícil, mas com entusiasmo é possível observar todos os seus benefícios. Por isso procure sempre um local adequado, onde você não será interrompido, e esteja sempre em um nível de relaxamento bom para se concentrar totalmente na atividade. 

Lembre-se, também, de usar as roupas adequadas, caso contrário poderá se machucar e ficar bastante dolorido depois. Com paciência e empenho, é possível alcançar excelentes resultados! E, é claro, você sempre pode pedir o auxílio de praticantes mais experientes, caso se sinta mais confortável assim!

Yoga para iniciantes: vá com calma! 

É normal que, no começo, com a empolgação de estar fazendo algo novo, a gente acabe exagerando. A dica para todos os iniciantes, portanto, é: vá com calma! 

A relação entre o Yoga, as mulheres e o período menstrual

O yoga é mais do que um simples exercício. Ele foca na sua mente, no seu corpo e em tudo o que há no meio disso. Por esse motivo, encontrar a forma com que nos sentimos melhor durante essa prática pode levar tempo; mas está tudo bem! Tenha em mente que o importante não é "subir de nível" o mais rapidamente possível e partir para posições difíceis e complicadas. O importante, na prática do yoga, é sentirmos todos os benefícios que a atividade pode nos proporcionar. 

Por isso não apresse o seu corpo e a sua mente. Deixe-os trabalhar no ritmo que eles desejarem e garanto que você vai perceber os seus resultados de forma muito mais gostosa e prazerosa!

Hatha yoga foca em seu corpo 

É claro que todos os diferentes estilos de yoga procuram oferecer mais equilíbrio entre o corpo e a mente. Contudo as inúmeras subdivisões tornam possível que alguns foquem mais em algumas partes do que outras. 

Veja como a prática pode te ajudar a harmonizar os chakras

O Hatha yoga, por exemplo, foca bastante no seu corpo, garantindo o seu alinhamento perfeito. Isso ajuda os praticantes a se livrarem de padrões corporais, o que, consequentemente, ajuda a quebrar certos comportamentos emocionais. 

De uma forma ou de outra, então, o Hatha ajuda a colocar a mente em ordem, mesmo que o seu foco principal seja no corpo do praticante.

A importância de um bom tapete de yoga 

Pode parecer que não, mas o tapete de yoga deve ser escolhido com muita atenção, porque ele vai te acompanhar em toda a sua jornada, por isso deve condizer com as suas necessidades, objetivos e expectativas. 

Antes era possível encontrar somente aquele básico de PVC, mas hoje em dia existem diversos modelos disponíveis no mercado. É importante, então, ficar de olho em três características principais: sua textura, sua espessura e sua aderência

Aprenda a construir um corpo forte e saudável

Ao combinar esses três elementos da melhor forma possível, você terá uma experiência muito agradável e, é claro, evitará acidentes!

Os desafios da yoga 

Ao explicarmos o que é o yoga, soa como uma prática muito simples e fácil, não é mesmo? Contudo não é bem assim. 

Ao longo do tempo de prática, percebemos que ele oferece diversos desafios tanto para o nosso corpo quanto para a nossa mente. Isso porque nós temos, dentro de nós, limites que impomos para nós mesmos. O yoga tenta quebrá-los, mas essa tarefa pode ser mais difícil do que parece. 

O uso de práticas milenares no dia a dia

Sendo assim, a combinação de corpo e mente é muito mais complexa do que aparenta. A concentração e a libertação do próprio corpo não são atingidas facilmente, pois requerem muito treino e força de vontade. 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.