Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Os autores de literatura infantil de cada signo

Ler é uma das atividades mais simples que existem. Entretanto isso não diminui o seu poder ou a sua importância na sociedade.

Pessoas que têm hábito de ler com frequência, por exemplo, também têm maior facilidade para escrever e para se comunicar verbalmente. Não só isso: elas também aprimoram o seu pensamento crítico e a sua capacidade de análise, algo que é muito importante em diferentes tipos de profissões e também em várias relações interpessoais.

O melhor de tudo é que todos esses benefícios – e muitos outros! – podem ser obtidos por meio de diferentes tipos de projetos. Não é preciso, por exemplo, consumir apenas produtos considerados “cults” para tal, porque todo e qualquer tipo de leitura é válida.

Nesse cenário, a literatura infantil ganha papel de destaque, porque estimula a leitura entre indivíduos mais novos, o que facilita a criação desse hábito na idade adulta. Ao mesmo tempo, instiga as crianças a serem curiosas e a procurarem cada vez mais diferentes fontes de informações.

Quantas pessoas, afinal de contas, não vemos falando que começaram a ler por meio dos gibis ou até mesmo por causa de livros ilustrados? Esses produtos podem parecer simples, mas possuem grande importância na sociedade, pois influenciam crianças a tornarem a leitura um hobby, não uma simples obrigação. É por esse motivo, inclusive, que foi criado o Dia Mundial do Livro Infantil, comemorado anualmente em 2 de abril, que visa estimular crianças a adquirirem esse hábito tão saudável e benéfico.

Pensando nisso, o Horóscopo Virtual criou este artigo. Aqui você conhece 12 escritores da literatura infantil que, por meio de seu trabalho, tornam a vida dessas crianças muito mais divertidas. Não só isso: você entenderá também como o seu signo se relaciona com o seu estilo de trabalho. Confira!

Áries – Monteiro Lobato

Ilustração do autor Monteiro Lobato

Nascido no dia 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato é um dos escritores infantis mais populares do Brasil e da América Latina. Responsável pela criação do icônico “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, escreveu uma série de livros que faz parte desse universo e que posteriormente se transformou em uma série de TV. Como todo ariano, ele era muito divertido e adorava um desafio, por isso escrevia histórias que sempre superavam seus trabalhos anteriores.

Touro – Mariana Massarani

Ilustração da autora e ilustradora Mariana Massarani

Ilustradora de mais de 200 livros infantis, Mariana Massarani, nascida no dia 22 de abril de 1963, já venceu o prêmio Jabuti de literatura duas vezes: em 1997 e em 2003. Taurina, preza muito o seu trabalho, por isso se tornou sócia de uma editora e ilustradora chamada “Capa Dura em Cingapura”. Seu portfólio, inclusive, é tão interessante que já foi exposto não somente no Brasil, mas também na Itália, na Alemanha, na Coreia do Sul e no Japão.

Gêmeos – Rick Riordan

Autor Rick Riordan em meio a ilustrações de seus personagens.

Inteligente e engenhoso como todo geminiano, Rick Riordan, nascido no dia 5 de junho de 1964, utilizou personagens bastante conhecidos das mitologias grega e romana para criar a famosa série de livros chamada “Percy Jackson”. Extremamente popular entre o público infanto-juvenil, o autor continuou se aprofundando no universo por meio de outras sagas que foram criadas depois da finalização daquela que lhe trouxe tanto sucesso e reconhecimento.

Câncer – Jean de La Fontaine

Pintura de Jean de La Fontaine

É preciso ter muita sensibilidade para escrever fábulas infantis tocantes e interessantes o suficiente para que sobrevivam por centenas de anos e continuem sendo muito adoradas pelas crianças. Por isso não é surpresa nenhuma dizer que um canceriano foi responsável pela criação de obras populares quanto "A Cegonha e a Raposa", "A Lebre e a Tartaruga" e "A Raposa e a Uva", que surgiram da mente criativa de Jean de La Fontaine, francês que nasceu no dia 8 de julho de 1621.

Leão – Odilon Moraes

Odilon Moraes sentado em seu escritório.

Apesar de ter cursado arquitetura, a paixão de Odilon Moraes pelo universo da literatura logo o levou a trabalhar com ilustração de livros infantis. Nascido no dia 1º de agosto de 1966, o leonino recebeu muito destaque e reconhecimento pelo seu trabalho impecável, chamando sempre atenção pela riqueza de detalhes e pela delicadeza do seu trabalho. Por esse motivo, chegou a vencer prêmios como o Jabuti e o Adolfo Aizen pelas ilustrações do livro “A Saga de Ziegfried”.

Virgem – Heloisa Prieto

Heloisa Prieto sorrindo, com a mão apoiando a cabeça.

Com mais de 70 obras em seu currículo, dentre eles o famoso "A princesa que não queria aprender a ler", Heloisa Prieto, nascida no dia 26 de agosto de 1954, é apaixonada pelo universo da literatura infantil. Por isso é que, em seus livros e contos, aborda não somente a fantasia e a ficção, mas também mitos e lendas indígenas que vêm sendo esquecidas pela população brasileira. Virginiana, gosta de se aprofundar nos assuntos que retrata e de organizar suas ideias. Por isso, além de escrever, também é pesquisadora, tradutora e possui mestrado e doutorado em Teoria da Literatura.

Libra – Shel Silverstein

Shel Silverstein sentado à frente de um bosque com árvores.

Shel Silverstein nasceu no dia 25 de setembro de 1932 e, além de ser escritor infantil, também foi poeta, compositor, músico e cartunista. Verdadeiro artista, o libriano gostava de se aventurar em diversas áreas e, dessa forma, tocar e agradar pessoas que possuíam gostos distintos. Apaixonado por todo e qualquer tipo de arte, ficou conhecido pela publicação do livro chamado “A Árvore Generosa”, em 1964, que é bastante popular até os dias de hoje.

Escorpião – Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa cercado por seus personagens.

Quem nunca ouviu falar da "Turma da Mônica"? Os personagens criados por Mauricio de Sousa, nascido no dia 27 de outubro de 1935, um dos maiores cartunistas e escritores brasileiros, cativam crianças ao redor de todo o mundo. Como um bom escorpiano, ele é extremamente energético, o que explica a quantidade de protagonistas que criou baseados em seus próprios filhos. Hoje, sua empresa conta com diversos funcionários que dão continuidade ao seu legado.

Sagitário – Clive Staples Lewis

Autor C. S. Lewis sentado em seu escritório, escrevendo.

O escritor, mais conhecido como C.S. Lewis, nasceu no dia 29 de novembro de 1898 e é responsável pela criação de uma das sagas mais famosas do mundo: "As Crônicas de Nárnia". Como um bom sagitariano, era extremamente criativo, o que explica como ele criou um universo totalmente original e cheio de aventuras. Suas histórias são tão marcantes que foram transformadas até mesmo em filmes que ganharam grande popularidade e são muito queridos.

Capricórnio – Ana Maria Machado

Autora Ana Maria Machado sentada em uma cadeira, sorrindo.

Apaixonada pela escrita e pela arte, Ana Maria Machado, nascida no dia 24 de dezembro de 1941, é uma das autoras mais importantes do Brasil, tendo vendido cerca de 19 milhões de exemplares. Além de possuir inúmeros livros infantis em seu currículo - "O Mistério da Ilha" e "Tudo ao mesmo tempo agora" são apenas alguns exemplos -, ela também é vencedora dos prêmios Jabuti, Hans Christian Andersen e Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura. A capricorniana também é muito sábia, o que explica o fato de fazer parte da Academia Brasileira de Letras.

Aquário – Adriana Falcão

Autora Adriana Falcão com a cabeça apoiada sobre os braços.

Conhecida não somente pelo seu trabalho como escritora infantil, mas também pela sua atuação na área do teatro, do cinema e da TV, Adriana Falcão, nascida em 12 de fevereiro de 1960, é responsável pela criação de obras muito importantes para o Brasil, como o livro infanto-juvenil "Luna Clara & Apolo Onze". Como toda aquariana, gosta de ter o seu esforço reconhecido, por isso obviamente ficou muito feliz por ter recebido o Prêmio FNLIJ – O melhor para a criança, em 2002.

Peixes – Daniel Mundukuru

Daniel Mundukuru usando ornamentos indígenas em uma biblioteca

Com mais de 50 livros publicados, Daniel Mundukuru, nascido no dia 28 de fevereiro de 1964, é um autor infantil brasileiro muito conhecido e premiado (ele já recebeu a Comenda do mérito cultural duas vezes, além de vencer em prêmios como o Jabuti). Em suas obras, procura oferecer maior destaque para a cultura e o folclore indígenas, que normalmente são esquecidos pela população. É isso que acontece, por exemplo, em "A caveira-rolante, a mulher-lesma e outras histórias indígenas de assustar". O pisciano é muito criativo e imaginativo, algo que podemos perceber em seu trabalho.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.