Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Que tipo de estudante você é?

Não existe história de alguém ser burro. Não existe nada como “não consigo aprender”. A verdade é que todos nós temos habilidades e afinidades diferentes. Enquanto alguns de nós se saem melhor em Exatas, outros preferem Humanas. Contudo ambos podem aprender o que quiserem, basta querer e respeitar seus cérebros.

Peraí... você está se perguntando o que queremos dizer com isso. Pois saiba que todos nós somos únicos. Além de termos nossas próprias habilidades e afinidades, também aprendemos de forma (e velocidade) diferente. Sabendo disso, os cientistas buscaram entender e criar teorias sobre como o ser humano aprende. Uma delas é o modelo VARK, que nos traz 4 tipos diferentes de estudantes. Ao entender qual tipo de estudante você é, perceberá seus estudos fluindo de forma muito mais natural e menos sofrida.

Curioso para aprender mais? Então descubra agora que tipo de estudante você é e a melhor forma de se desenvolver, seja na escola, faculdade ou trabalho!

O estudante visual

Como o nome sugere, essa pessoa prefere ver informação por meio de imagens. Muitas vezes, é a famosa criança que só gostava de livro com figurinha. Ela prefere visualizar as informações e relacionar suas ideias por meio delas. Dessa forma, pode-se dizer que esse tipo de pessoa se desenvolve melhor ao ver gráficos, mapas mentais ou infográficos, por exemplo.

Dicas: nem sempre você encontrará informação transcrita em imagem. Portanto crie-as você mesmo. A fim de memorizar o que foi aprendido, grife o caderno, circule, sublinhe, ou crie mapas mentais ou infográficos. Isso certamente irá te ajudar a memorizar informações com mais facilidade.

O estudante auditivo

Outro nome sugestivo, esse estudante grava as informações que ouve, mais ainda aquelas que repete para si mesmo. Ele é aquela pessoa que dava raiva em todo mundo na escola por tirar nota boa sem ter feito uma única anotação. Por mais que pareça estranho falar sozinho, esse estudante aprende bem ao se autoquestionar (caso não tenha nenhum amigo disponível para questioná-lo a fim de checar seus conhecimentos).

Dicas: buscando memorizar informações: ouça tudo que puder. Leve gravadores para a aula ou reunião (se for permitido. Caso não seja, grave a si mesmo recitando sobre o assunto ou matéria em questão). Ouça podcasts, veja vídeos, coloque os áudios que contêm informação importante para ler antes de dormir. Todas essas dicas transformarão som em aprendizado.

O estudante intrapessoal (leitor e escritor)

Assim como você imaginou, esse estudante aprende melhor ao ler e escrever informações. Sabe o famoso “resumo”? É do criador dele que estamos falando! Especialmente daquele que apresenta cinco páginas para cada matéria. Para ele, o texto é a melhor forma de captar e memorizar informações, não importa se esteja lendo ou escrevendo.

Homem de óculos estudando

Dicas: a fim de lembrar-se o que foi dito, escreva tudo! Crie um questionário você mesmo e deixe um espaço no qual possa escrever suas respostas. Use slides para apresentar suas ideias e tente ler suas anotações antes de dormir.

O estudante cinestésico

Já ouviu alguém falando que só aprende na prática? Pois esse é o estudante cinestésico. Para aprender, ele precisa praticar, trazer o que está aprendendo para o mundo físico. Nada de ideias abstratas. Para solidificar o aprendizado, é necessário repeti-lo diversas vezes no mundo real, seja uma tarefa, seja a memorização de uma informação.

Dicas: para aprender melhor tente estudar com outras pessoas, faça anotações, recorra a flash cards e brinque de jogo da memória, utilize situações reais como exemplos e use e abuse de simulações.

Você também pode gostar:

Agora que você conhece cada tipo de estudante, já conseguiu identificar seu estilo? Entender a melhor forma com que seu cérebro processa informações é essencial para se desenvolver de forma fluida e sem grandes dificuldades, tanto em questões de estudo como profissionais.

Não importa o que digam, ninguém é burro ou incapaz de aprender. Todos temos habilidades, afinidades e processos diferentes de aprendizagem. Por isso, aprenda qual é o seu e faça questão de honrá-lo e respeitá-lo. Assim, seus neurônios, com certeza, jamais te deixarão na mão!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.