Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Transição ao veganismo: dicas e receitas alternativas

Se você não é uma pessoa vegana, certamente você conhece uma que seja. O veganismo é um estilo de vida que tem crescido com o passar dos tempos e está conquistando cada vez mais espaço na sociedade. Os adeptos dessa forma de viver não consomem nem utilizam produtos de origem animal. Além do mais, tentam reduzir o consumo de produtos que trazem prejuízos ao meio ambiente.

Dessa forma, uma pessoa vegana não irá se alimentar de carne (de boi, frango, peixe, porco ou qualquer outra de origem animal), de leite e derivados e de ovos. Além disso, ela não irá vestir peças feitas de couro ou de seda e eliminará todos os produtos que são testados em animais. É muito comum hoje em dia encontrarmos nos mercados vários produtos que são “livres de crueldade”, que trazem o selo comprovando que não são testados em animais.

Muitos acreditam que é impossível abrir mão da alimentação convencional e que o veganismo é algo passageiro. Porém a realidade é bem diferente disso. Em primeiro lugar, o comprometimento com o cuidado com o meio ambiente irá falar mais alto do que o seu desejo de consumir um alimento que é obtido a partir do sofrimento ou da exploração de um ser vivo. Em segundo lugar, existe uma série de receitas que podem te ajudar a adotar o veganismo quase sem perceber.

O mais importante para uma pessoa que quer se tornar vegana é ter consciência de que o esforço valerá a pena e é proveniente de uma causa muito nobre, que combate a ideia especista de que os seres humanos são superiores aos outros animais. Uma boa dica para quem quer seguir esse estilo de vida é começar com o vegetarianismo.

Se você começar a tirar alguns alimentos do seu cardápio aos poucos, vai começar a perceber que existem ótimos substitutos para eles, que certamente não farão falta ao seu paladar. É por isso que você pode começar reduzindo o consumo de carne – ou até mesmo cortando-a e passando a alimentar-se ainda de ovos, leite e seus derivados. Quando sentir que já encontrou alimentos suficientes para compor suas refeições, dê o próximo passo rumo ao veganismo. Busque, aos poucos, retirar da sua alimentação também tudo que seja de origem animal.

Confira 5 curiosidades sobre o veganismo

Outro ponto essencial é que você faça exames médicos regularmente. Assim terá noção de como está a sua saúde, garantindo que seu organismo não tenha carência de nenhum nutriente. Você pode ainda procurar um nutricionista que receite cardápios vegetarianos ou veganos, para certificar-se de que as suas escolhas alimentares estarão oferecendo tudo que é necessário para o seu corpo.

Tendo feito isso, você pode se inspirar em receitas e buscar alimentos alternativos para criar seu cardápio. Nesse processo, você poderá até mesmo desenvolver novas habilidades na cozinha e vai perceber que seu paladar terá obtido uma nova gama de sabores e de texturas. Vá além da sua zona de conforto e experimente aqueles vegetais, frutas e grãos com os quais você nem sonhava.

É possível que, em algum ponto da sua jornada, você sinta vontade de desistir do veganismo ou do vegetarianismo. Você pode acreditar que sente falta de algum alimento ou que terá mais disposição se voltar à rotina de antes. Não tem problema cometer um deslize ou outro. O essencial é que, depois disso, você tente novamente retomar uma alimentação sem crueldade e preocupada com a saúde de todo o planeta, não só a sua.

Para ter uma motivação a mais, confira três receitas que vão te mostrar que adotar o veganismo não é uma tarefa tão difícil quanto parece!

1) Chilli de feijão-preto

Chilli de feijão preto em uma panela

Ingredientes: 

3 colheres (de sopa) de cebola picada

2 dentes de alho picado

½ xícara (de chá) de salsa picada

½ colher (de sopa) de pimenta chilli em pó

2 colheres (de sopa) de azeite

2 cenouras descascadas em cubo

½ pimentão verde em cubos

½ pimentão vermelho em cubos

2 talos de salsão cortados

1 xícara (de chá) de molho de tomate

2 ½ xícaras (de chá) de feijão-preto cozido

1 xícara (de chá) do caldo do cozimento do feijão

Sal, de acordo com o seu gosto 

Modo de preparo:

Em uma panela alta, doure o alho e a cebola no azeite. Em seguida, coloque as cenouras, o salsão e o caldo de feijão.

Saiba qual é a relação entre os signos e o veganismo

Cozinhe os ingredientes por dez minutos e, então, acrescente os pimentões, a pimenta, o molho de tomate e o feijão. Adicione quanto sal desejar. Aguarde os legumes ficarem macios e o caldo tornar-se mais espesso. Finalize com a salsa picada. Esta receita rende 8 porções.

2) Creme de ervilha

Creme de ervilha em uma vasilha ao lado de uma colher

Ingredientes:

200 gramas de ervilha seca

2 colheres (de sopa) de cebola picada

2 colheres (de sopa) de azeite

4 pimentas-biquinho em rodelas

Sal e pimenta, de acordo com seu gosto

Modo de preparo:

Em uma panela alta, cubra a ervilha com água e cozinhe até que ela esteja macia. Bata a ervilha cozida no liquidificador. Na mesma panela, frite a cebola no azeite.

Em seguida, misture o creme de ervilha, a pimenta e o sal. Ferva por 5 minutos, acrescente um fio de azeite e as pimentas-biquinho.

3) Hambúrguer de berinjela

Hambúrguer vegano feito a base de plantas

Ingredientes:

2 berinjelas grandes

2 cebolas médias com casca

4 dentes de alho com casca

Azeite

1 xícara (de chá) de aveia em flocos

4 colheres (de sopa) de azeitonas pretas picadas

Sal, orégano e pimenta, de acordo com seu gosto

Modo de preparo:

Fure as berinjelas com um garfo e misture as cebolas e os dentes de alho. Regue tudo com azeite. Asse no forno a 220 °C por 40 minutos (na metade desse tempo, vire as berinjelas). Em seguida, descasque as cebolas e o alho e retire a polpa da berinjela. Misture tudo muito bem, temperando com sal, pimenta e orégano. Adicione as azeitonas e a aveia, até formar uma massa homogênea. Feito isso, empane os hambúrgueres na aveia e frite-os até dourar. O rendimento é de 6 hambúrgueres.

Descubra qual receita vegana combina mais com você

Compare cada uma das preparações destas receitas e veja como é bem simples levar uma vida mais consciente. Você não precisa de ingredientes caros ou de muito estudo. É só aprender algumas preparações! Escolha lutar pela vida de todos os seres e torne-se uma pessoa comprometida com a mudança que queremos ver no mundo!

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.