Compartilhar

por Erickson Rosa

3 técnicas para se motivar (mesmo quando tudo der errado)

A motivação é a energia que sustenta a ação e que nos mobiliza para realizar as atividades do cotidiano. Sem ela, ficamos estagnados e sem ação perante os desafios da vida. E os desafios não costumam ser poucos. E são nesses momentos que mais precisamos de nossa motivação.

Neste artigo, vou ensinar 3 técnicas para você aumentar sua motivação, principalmente nos momentos em que mais precisa dela. Vamos lá então:

Faça o que lhe motiva, mesmo que não sinta vontade

Temos um conceito errado sobre a motivação. Acreditamos que temos que estar sempre motivados para fazer algo. Porém, muitas vezes, a motivação é gerada no momento em que você faz algo que gosta.

Por exemplo, digamos que goste de visitar seus amigos. Mesmo que esteja se sentindo para baixo e sem motivação, faça isso e verá que a energia surge no momento em que se conecta com eles. Se gosta de acampar, acampe mesmo que esteja se sentindo desmotivada. A energia de motivação pode ser gerada a partir de coisas que gostamos.

Visualize a recompensa

O ser humano possui uma capacidade maravilhosa. Somos os únicos seres que são capazes de postergar a recompensa que buscamos. Um macaco, por exemplo, se esforça para pegar uma banana no alto de uma árvore, pois a recompensa é imediata. O ser humano consegue postergar essa recompensa. Esse é o motivo de fazermos planos para dois, cinco e dez anos. 

Fazer uma faculdade requer essa capacidade, pois adiamos a recompensa para o momento que nos formarmos. 

Sabendo dessa capacidade você pode usar isso ao seu favor. Quando tiver uma tarefa que exija muito de você, ou então que seja enfadonha, visualize a recompensa que terá lá na frente. Ao invés de postergar a recompensa, feche os olhos por um momento e se veja terminando a tarefa e alcançando o resultado.

Sinta a emoção de alcançar seu objetivo e a satisfação que isso traz. Esse sentimento será capaz de gerar a energia da motivação para você.

Pequenas recompensas para ajudar

Tarefas difíceis tendem a ser um grande desafio para a manutenção de sua motivação. Por isso, você pode usar dois truques muito eficazes e simples: divida sua tarefa em pequenas metas e recompense as pequenas metas atingidas.

Seria algo assim: você tem que escrever um grande trabalho, por exemplo. Ao invés de traçar a meta “escrever trabalho”, trace metas para escrever capítulo 1, 2 ,3, e assim por diante. A cada meta atingida você se dá uma recompensa, como um pequeno momento de diversão, comer um doce, ver sua série favorita, etc. 

A recompensa mantém o comportamento e aumenta sua motivação. Essa é uma estratégia muito boa para quem quer estudar, começar uma academia ou até mesmo escrever um trabalho.

Se gostou deste artigo, compartilhe, pois mais pessoas podem precisar destas dicas para conseguirem se motivar. Afinal, motivação é algo extremamente importante para nossa vida. Se ficar com alguma dúvida, comente abaixo ou me envie um e-mail, ficarei feliz em responder e ajudar você. Um grande abraço e até a próxima.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.