Compartilhar

por Erickson Rosa

5 formas de ampliar seu autoconhecimento

Passamos nossa vida inteira buscando a felicidade fora. Achamos que um carro, uma nova casa, um relacionamento, um filho ou qualquer coisa externa vai nos trazer a felicidade. Não desconfiamos de que as sensações de alegria que sentimos ao entrar em contato com essas coisas são nossos referenciais internos ressoando. Os objetos são como espelhos de nosso próprio mundo interno.

Dessa forma, deveríamos olhar para onde está a origem de nosso sofrimento e da nossa felicidade: nosso interior. Nosso mundo interior é fascinante e possui as respostas para aprendermos a diminuir nosso sofrimento e encontrarmos as verdadeiras causas da nossa felicidade. Mas para isso precisamos aprender mais sobre nós mesmos. Neste texto, quero falar sobre 5 maneiras de ampliar esse conhecimento sobre si.

Psicoterapia

Homem conversando com terapeuta

Fazer uma terapia vai lhe ensinar muito sobre você. Conhecer mais sobre suas dificuldades, seus traumas e seus bloqueios é uma poderosa atitude que desenvolve em nós uma visão ampla sobre por que tomamos as ações que tomamos em nossa vida. É algo libertador e que lhe trará inúmeros benefícios.

Meditação

Homem sentado em posição de lótus meditando

A meditação pode ser uma poderosa ferramenta, se bem utilizada, mas você precisa encontrar alguém que saiba ensinar você a olhar a operação da sua mente. Não adianta apenas focar em sua respiração se não souber onde posicionar sua mente para que entenda como a mente realmente opera.

Veja qual forma ideal de meditação para seu signo

É necessário aprofundar nesse caminho e realmente se comprometer com a meditação para colher seus resultados.

Yoga

Mulher fazendo yoga

Ao aprofundarmos no caminho do corpo, aprendemos o caminho da mente e das emoções. Quando entendemos essa prática, vamos aos poucos desenvolvendo uma mente serena. Essa mente nos possibilita olhar com calma e profundidade para nosso interior e ampliar nosso conhecimento sobre nós mesmos.

Práticas contemplativas

Homem sentado em banco pensando

Ao olharmos para o mundo e para as situações da nossa vida, podemos entender como nossa mente opera.

Aprenda a desenvolver a empatia em seu coração

As práticas contemplativas são técnicas que usamos para aprender como ocorre o sofrimento e como podemos mudar nossa mente para encontrar as causas da felicidade e acabar com o nosso sofrimento, porém precisamos buscar na psicologia oriental tais práticas, para, dessa forma, aprendermos o que contemplarmos em nossa mente e na realidade.

Budismo

Imagem de Buda vista de perfil

A filosofia budista tem uma visão muito profunda sobre nossa mente e sobre como observar a realidade. Para além de qualquer efeito religioso, as tradições budistas têm uma visão filosófica que colocará você em contato com o seu interior e com a sua mente de uma maneira muito profunda. Seja qual for a tradição que escolha, aprenderá a olhar de maneira profunda para suas emoções e seus pensamentos.

Conheça 5 sabedorias do budismo

Há muitas formas de buscar autoconhecimento e ampliar sua visão sobre si mesmo. É tempo de se fazer perguntas importantes, não mais fugir delas. Não deixe sua vida esperando. Quando nos conhecemos profundamente, podemos manifestar ações incríveis, que geram benefícios a muitas pessoas e a nós mesmos. Não desperdice sua passagem neste mundo, pois certamente você tem muito a oferecer. O mundo espera ansiosamente sua maravilhosa manifestação, então não o deixe esperando.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.