5 regras de ouro da prosperidade

Muitas pessoas falam sobre a prosperidade e dizem que basta acreditar ou pensar positivo para que a abundância financeira apareça em sua vida. Se você é uma pessoa que, assim como eu, tentou essa estratégia e deu com os ”burros n’água”, permita-me mostrar para você cinco ações simples e que qualquer pessoa pode fazer para equilibrar suas finanças e começar a construção de sua prosperidade.

Nesse artigo, você verá:

As 5 regras de ouro da prosperidade

Como aplicar essas regras

Como simples ações podem mudar sua situação financeira atual

Vamos à primeira regra de ouro:

1º - Economize pelo menos 10% de qualquer um de seus ganhos

Pode parecer clichê, mas quem não economiza acaba não pagando a pessoa mais importante: você mesmo. Você paga todas as pessoas, a loja de roupas, o supermercado, as contas de luz, etc. Porém, não reserva nada para si mesmo. Toda pessoa que guarda 10% de sua renda e investe esse valor para que tenha dividendos futuros, acaba criando a prosperidade para si. Veja que não é apenas economizar, mas também investir esse dinheiro de modo que ele acabe rendendo mais em longo prazo. E isso nos leva à segunda regra.

2º - Faça que seu dinheiro trabalhe para você

De nada adianta poupar se você não investe seu dinheiro em lugar nenhum. Você pode dizer: “Mas Erickson, eu não sei como fazer.” Há vários livros que ensinam pessoas inexperientes a investir seu dinheiro e rentabilizá-lo da melhor forma possível. 

Expanda sua capacidade de ganhar dinheiro

Cito aqui alguns que eu comecei a ler quando iniciei esse caminho de prosperidade: ‘Investimentos Inteligentes’‘Casais inteligentes enriquecem juntos’‘Mais tempo mais dinheiro’. São alguns livros bem interessantes que você pode ler. O mais importante é que saiba que deve começar o quanto antes a investir e multiplicar o dinheiro que tanto guarda.

3º - Busque informação de onde investir

Busque se informar de todas as maneiras onde você deve investir o seu dinheiro. Você pode buscar informações com especialistas e, especialmente, daqueles indicados por amigos. Quanto mais você se municiar de informações a respeito de investimentos, melhor será. Busque compreender mais sobre esse mundo das finanças e onde você pode investir o seu dinheiro.

4º - Controle o seus gastos

Se você não sabe o quanto gasta, não saberá o quanto economizar. Ter controle de suas finanças é extremamente essencial para quem deseja prosperar. Se você não tem ideia de quanto gasta, será impossível que reserve um dinheiro para investimentos. Ficará sempre a mercê de seus custos descontrolados. Por isso, anote em uma planilha tudo que for de seus gastos, separe-os em gastos fixos (como água, luz, telefone) e gastos variáveis (como roupas, presentes, etc). Isso irá garantir que haja sempre uma reserva para investimentos futuros.

5º - Tenha uma vida simples

Qual o padrão de vida que deseja obter? Se você quiser viver viajando e tendo gastos exorbitantes, com certeza será mais difícil construir uma prosperidade que consiga dar conta de seu status. Porém, quanto mais simples a vida que levar, mais fácil ficará para você alcançar esse objetivo. Por isso, tenha em mente uma vida simples para que atinja a prosperidade financeira que tanto deseja.

Dicas para ter dinheiro no fim do mês

Confira também: