Compartilhar

por Erickson Rosa

5 regras de ouro da prosperidade

Muitas pessoas falam sobre a prosperidade e dizem que basta acreditar ou pensar positivo para que a abundância financeira apareça em sua vida. Se você é uma pessoa que, assim como eu, tentou essa estratégia e deu com os ”burros n’água”, permita-me mostrar para você cinco ações simples e que qualquer pessoa pode fazer para equilibrar suas finanças e começar a construção de sua prosperidade.

Nesse artigo, você verá:

As 5 regras de ouro da prosperidade

Como aplicar essas regras

Como simples ações podem mudar sua situação financeira atual

Vamos à primeira regra de ouro:

1º - Economize pelo menos 10% de qualquer um de seus ganhos

pote de vidro com moedas sendo despejadas

Pode parecer clichê, mas quem não economiza acaba não pagando a pessoa mais importante: você mesmo. Você paga todas as pessoas, a loja de roupas, o supermercado, as contas de luz, etc. Porém, não reserva nada para si mesmo. Toda pessoa que guarda 10% de sua renda e investe esse valor para que tenha dividendos futuros, acaba criando a prosperidade para si. Veja que não é apenas economizar, mas também investir esse dinheiro de modo que ele acabe rendendo mais em longo prazo. E isso nos leva à segunda regra.

2º - Faça que seu dinheiro trabalhe para você

um celular que mostra as ações da empresa Amazon

De nada adianta poupar se você não investe seu dinheiro em lugar nenhum. Você pode dizer: “Mas Erickson, eu não sei como fazer.” Há vários livros que ensinam pessoas inexperientes a investir seu dinheiro e rentabilizá-lo da melhor forma possível. 

Cito aqui alguns que eu comecei a ler quando iniciei esse caminho de prosperidade: ‘Investimentos Inteligentes’‘Casais inteligentes enriquecem juntos’‘Mais tempo mais dinheiro’. São alguns livros bem interessantes que você pode ler. O mais importante é que saiba que deve começar o quanto antes a investir e multiplicar o dinheiro que tanto guarda.

Expanda sua capacidade de ganhar dinheiro

3º - Busque informação de onde investir

um computador mostrando ações financeiras

Busque se informar de todas as maneiras onde você deve investir o seu dinheiro. Você pode buscar informações com especialistas e, especialmente, daqueles indicados por amigos. Quanto mais você se municiar de informações a respeito de investimentos, melhor será. Busque compreender mais sobre esse mundo das finanças e onde você pode investir o seu dinheiro.

4º - Controle o seus gastos

um homem segurando um pote com dinheiro dentro

Se você não sabe o quanto gasta, não saberá o quanto economizar. Ter controle de suas finanças é extremamente essencial para quem deseja prosperar. Se você não tem ideia de quanto gasta, será impossível que reserve um dinheiro para investimentos. Ficará sempre a mercê de seus custos descontrolados. Por isso, anote em uma planilha tudo que for de seus gastos, separe-os em gastos fixos (como água, luz, telefone) e gastos variáveis (como roupas, presentes, etc). Isso irá garantir que haja sempre uma reserva para investimentos futuros.

5º - Tenha uma vida simples

um homem segurando uma carteira e uma nota de dólar

Qual o padrão de vida que deseja obter? Se você quiser viver viajando e tendo gastos exorbitantes, com certeza será mais difícil construir uma prosperidade que consiga dar conta de seu status. Porém, quanto mais simples a vida que levar, mais fácil ficará para você alcançar esse objetivo. Por isso, tenha em mente uma vida simples para que atinja a prosperidade financeira que tanto deseja.

Dicas para ter dinheiro no fim do mês

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.