por Equipe Conversion

5 lições que você pode aprender ao viajar sozinho

Viajar é sempre uma experiência renovadora e gratificante. Conhecer novos povos, novas culturas e tradições diferentes faz refletir sobre a vida pessoal e o mundo. Mas nem sempre é fácil encontrar aquela companhia ideal e a dica para não desperdiçar e aproveitar uma boa viagem é lembrar o tradicional ditado: “antes só do que mal acompanhado”.
 
Para ajudar os mais receosos a embarcar nessa viagem, confira abaixo cinco coisas que você só vai aprender apenas viajando! Afinal, o que não vale é perder uma oportunidade de viajar, encontrar um novo mundo e reencontrar a si mesmo.
 
1. Perder a vergonha e conhecer pessoas novas
 
Quando se está viajando sozinho, mesmo se o mais tímido, vai ter que superar muitas barreiras, principalmente o medo de conversar com desconhecidos. É preciso pedir informações e também existe a necessidade de se comunicar. Situações ótimas para conhecer novas pessoas, naturalmente. Além de superar um pouco a vergonha, você vai receber e doar um pouco de energia nova e possivelmente estabelecer relações com laços fortes, mesmo em um lugar distante da sua casa.
 
2. Liberdade e independência
 
Muitas vezes abrimos mão de nossas vontades para ficar bem com os outros e deixamos para trás nossos desejos. Nada disso vai acontecer em uma “viagem solo”. Você terá a liberdade de fazer aquilo que deseja e aprenderá a não ser guiado pela vontade de outras pessoas. Esse é um passo importante a ser dado para que se alcance um reconhecimento profundo do seu próprio ser. Errar e acertar, a partir de suas próprias decisões e atitudes, também irá tornar o seu interior mais forte.
 
3. Quebrar preconceitos

Quando nos deparamos com cultura, costumes, hábitos e comportamentos de lugares que não conhecemos, percebemos que o “diferente” é mais parecido conosco do que imaginamos. Somos todos seres humanos e podemos aprender sempre, encontrar semelhanças e muita energia positiva em pessoas com modos de vida que não imaginávamos ser “normais”. Uma surpresa que muitos brasileiros têm ao viajar para a Argentina por exemplo, é descobrir que os “hermanos” não são nossos inimigos, muito pelo contrário. Eles nos recebem muito bem e você vai se animar ao conhecer os pontos turísticos e os hotéis em Buenos Aires por menos de 100 reais. Dentre as muitas reflexões que uma viagem sozinho faz ter, entender outros povos é uma das mais profundas e transformadoras.
 
 
4. Você se sentirá com mais poder
 
Numa viagem sozinho você descobre muitas coisas sobre você que jamais imaginou. Uma sensação comum a quem embarca sozinho é descobrir muita força, coragem e poder interior. Você vai tomar todas as decisões e também arcar com as consequências delas sozinho, o que é demais. Não tenha medo, você vai acabar descobrindo que é muito mais capaz do que imaginava e voltará com ainda mais fortaleza espiritual do que se viajasse acompanhado.
 
5. Autoconhecimento
 
Você não vai precisar explicar nada a ninguém, não haverá conhecidos para julgar o que é certo ou errado e isso vai fazer com que suas vontades, sentimentos e pensamentos se expressem com muito mais força, o que dará condições para perceber com maior facilidade seus defeitos e qualidades. Além disso, mesmo conhecendo pessoas novas a todo momento, muitas vezes você estará só para refletir sobre sua vida. As mudanças que essas vivências podem proporcionar em sua forma de escolher prioridades, entender os seus limites e refletir sobre suas atitudes com certeza irão te surpreender.

Equipe Conversion

+ artigos

Conversion é uma empresa de SEO (search engine optimization) que produz conteúdo sobre diversos temas e conta com mais de 35 colaboradores.