Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Como viver com introvertidos

Desde que a psicologia ganhou popularidade no século passado, muito tem se discutido sobre os diversos tipos de personalidade. Surgiram até algumas classificações e hoje podemos analisar os tipos de pessoas de acordo com alguns traços de comportamento. Entre essas divisões, muito se fala sobre as pessoas extrovertidas ou introvertidas.

As extrovertidas seriam aquelas com mais facilidade de lidar com o mundo externo e com os outros; e os introvertidos seriam aqueles que têm mais facilidade de viver em um mundo interno e próprio. E nesse ponto é que começam os questionamentos sobre como conviver melhor com esses tipos de pessoas. Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como conviver bem com as pessoas que são mais introvertidas.

Vida social 

O que muitas pessoas reclamam sobre os introvertidos é que eles não socializam muito e não costumam comparecer a eventos sociais. O que temos de compreender é que os introvertidos são mais seletos tanto nas amizades quanto nas conversas. Isso não quer dizer que não gostem de pessoas ou não queiram conversar. Mas quer dizer que se sentem melhores com conversas de temas que podem compreender melhor, por isso evitam falar sobre o que não é do universo deles. E, quanto às companhias, demoram a se enturmar por causa de um pouco de timidez, mas isso não significa que não gostem da companhia dos outros. Quanto à vida social, o melhor a fazer é dar espaço para que eles se aproximem aos poucos, sem colocar pressão social neles.

Gostam de observar 

As pessoas introvertidas têm a tendência de observar mais e falar menos. Cuidado para não confundir observação com julgamento. Muitas vezes, as pessoas acham que estão sendo julgadas ou desprezadas, mas, na verdade, os introvertidos analisam o seu redor de forma natural, sem julgar nem desmerecer ninguém. Então, caso esteja se sentindo pouco confortável quando alguém assim te observa, não tenha medo de expor quem você é e não precisa ficar na defensiva. Você pode tentar uma conversa amigável, mas sem invadir a privacidade e o mundo pessoal da outra pessoa.

Respeite o isolamento

Ter um tempo sozinho para pensar e refletir sobre diversos assuntos é algo comum no cotidiano do introvertido. Por isso, respeite esse tempo de isolamento de que ele precisa todos os dias. Se você mora ou convive com alguém com essa personalidade, aprenda que esse é um momento de paz para ele e por isso evite atrapalhar com coisas banais.

Mundo digital 

Uma das vantagens que os introvertidos ganharam nesses últimos anos é o aumento da tecnologia. Com smartphones e internet, fica mais confortável para eles se comunicarem por mensagens de texto e emojis do que com ligações por voz. Por isso, se precisar falar algo com alguém mais introvertido, talvez seja melhor mandar uma mensagem por escrito on-line do que ligar e interromper o momento de paz dele.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.