Mercúrio na casa 12: idealismo, arte e escapismo

Ao lermos nosso Mapa Astral, os planetas são provavelmente o primeiro fator que notamos. Isso porque eles são cruciais na estruturação de nossa personalidade, graças às influências que exercem sobre os signos e casas. Estas, inclusive, quando associadas a um planeta, revelam muito sobre dadas áreas de nossa vida. É sobre essa associação que falaremos neste artigo, mais exatamente Mercúrio na Casa 12.

Para trazer uma explicação mais ampla, vamos antes nos ater às energias desse que é também conhecido como o planeta mensageiro, além de falar sobre a décima segunda casa. Se essa é uma das suas configurações astrológicas, aproveite para entender melhor esse aspecto de sua vida e para aprender a lidar com os desafios que ele traz.

O que você encontrará neste artigo:

Então, prossiga com a leitura e descubra mais sobre o tema, para poder interpretá-lo de forma mais assertiva e potencializar seus conhecimentos sobre Astrologia. Boa leitura!

Qual é a energia de Mercúrio?

Devido a sua agilidade e grande velocidade, Mercúrio está associado à comunicação e ao raciocínio. Regente natural dos signos de Gêmeos e Virgem e das Casas 3 e 6, ele fala sobre a maneira como nos expressamos e representa nossos potenciais mentais e manuais, capacidade de aprender e trocar experiências, além da nossa facilidade de adaptação.

Desse modo, dependendo da associação que esse planeta estabelece, são revelados diversos aspectos sobre nossa aptidão comunicativa e de aquisição de conhecimento. No nosso Mapa, ele define os traços de nosso intelecto (quando associado a um signo) e manifesta a nossa energia de motivação em um setor de nossa vida (quando vem ligado a uma casa).

Pessoas sentadas, segurando papéis na frente de seu rosto, representando balões de pensamento e fala.

Só para ajudar no raciocínio: por exemplo, Mercúrio em Touro representa alguém que faz o uso prático das ideias; já em Virgem, traz um olhar de observação e análise, valorizando pensar antes de falar. Quando se trata de casas, numa Casa 5, por exemplo, reflete pessoas que têm um dom para orientar os mais jovens e ajudá-los em seu desenvolvimento intelectual; numa Casa 8, diz respeito a alguém mais reservado e aficionado por mistérios. E como seria Mercúrio na última casa astrológica? É sobre isso que vamos falar, um pouco mais adiante.

Significado astrológico da Casa 12

Antes de chegarmos ao foco do artigo, que é Mercúrio na Casa 12, vamos falar sobre o que esse setor representa. Essa é uma das quatro casas cadentes, e versa, entre outras coisas, sobre nossa missão cármica. É a mais misteriosa das casas, pois lida com o etéreo e tudo que está além da nossa compreensão.

É a casa que trata de nossos medos, inseguranças e do nosso subconsciente, reunindo todas as nossas emoções e experiências acumuladas desde a primeira casa. Sua complexidade faz com que ela seja uma casa temida, porque carrega o que há de mais oculto em nós (e o desconhecido realmente dá medo). É regida naturalmente pelo signo de Peixes e pelo planeta Netuno, mas também carrega as energias de outros signos e planetas calculados no Mapa Natal.

Compreenda o que é Saturno Retrógrado e como te afeta

Conheça, a seguir, as principais características de Mercúrio na Casa 12. Se esse for seu posicionamento astrológico, aproveite para entendê-lo melhor e aprenda a administrar e encarar seus medos e identificar tudo que pode mexer com seu bem-estar (especialmente na identificação de possíveis inimigos ocultos).

O que é o Mercúrio na Casa 12

Quem tem Mercúrio na Casa 12 é um buscador da verdade, mas não apenas para esclarecer as coisas, como também para ajudar os outros. Sua mentalidade é sutil e perspicaz, o que torna essa pessoa mais sensível e intuitiva, em quem todos podem confiar. É alguém que conhece os amigos só pelo olhar — mas é mais reservado quando se trata de autoexposição.

Sua conexão com a espiritualidade é forte, podendo favorecer sonhos preditivos e significativos, além de facilitar mais o contato com o plano astral. O pensamento lógico tende a ser mais amenizado, e essa pessoa prefere se fiar mais na sua intuição e sensibilidade.

Essa maior inclinação à abstração pode trazer um lado mais idealista. Isso pode fazer com que essa pessoa se sinta um pouco insegura em relação a si mesma. Mercúrio mal aspectado traz dificuldades de relacionamento com o mundo externo, portanto, com a aquisição de conhecimento. Outro problema decorrente disso é a propensão ao escapismo e a viver presa ao passado.

Mercúrio é o planeta da interação e da curiosidade, da agilidade e da estratégia. Com sua agilidade, ele coloca nossa vida em movimento, determinando o modo como nos expressamos e como nos tornamos quem somos com base em nossas convicções e pensamentos. Somos seres sociais, o que faz com que a comunicação seja a espinha dorsal da sociedade. O que torna o planeta um elemento crucial na estruturação da nossa personalidade, principalmente quando ele rege uma área voltada para o entendimento de todos os nossos medos, emoções mais profundas e resgate do nosso eu.

Atente-se ao que você não deve fazer no Mercúrio Retrógrado

Nosso artigo te ajudou de alguma forma? Se sim, faça como o planeta mensageiro e espalhe o conhecimento por aí, compartilhando este conteúdo com seus amigos e familiares. Será que tem algum conhecido seu com essa configuração no Mapa? Se sim, essa pessoa poderá descobrir um pouco mais sobre si mesma e se preparar melhor para o que a vida oferece nessa área. Para conhecer outras associações planetárias, faça um tour por nosso site e eleve seus conhecimentos sobre Astrologia agora mesmo!

Confira também: