Compartilhar

por Erickson Rosa

Para manifestarmos a espiritualidade, precisamos de religião? Afinal, qual a diferença?

A espiritualidade é algo muito debatido dentro da psicologia e até mesmo da filosofia. A religião por si tem como função ser uma via de manifestação dessa potencialidade humana. Mas precisamos essencialmente da religião para manifestar essa capacidade espiritual? E precisamos acreditar em dogmas? Todas as pessoas possuem espiritualidade? 

Esse texto tem, além do objetivo de responder as perguntas acima, a função de explicar a diferença de religião e espiritualidade, dando uma nova visão sobre o que é espiritualidade e como a religião pode auxiliar ou atrapalhar a nossa capacidade de desenvolvimento espiritual. 

Religião e espiritualidade

Leia mais sobre Religião x Espiritualidade

A espiritualidade é a nossa capacidade de nos questionarmos sobre nossa própria questão existencial e de conexão com esse mundo. É uma capacidade de transcender nosso eu e se conectar com algo maior do que nós. Até mesmo uma pessoa que não possui crença em nada (ateu) possui espiritualidade, pois ela se questiona sobre isso e decide não acreditar na espiritualidade. Essa capacidade de questionamento é sua espiritualidade. Temos a liberdade de nos conectarmos ou não com essa nossa potencialidade. 

A religião é uma das formas de manifestação de nossa espiritualidade. De maneira geral, a religião possui um sistema de dogmas, que são as verdades não questionáveis. Dessa forma, ela passa a orientar como a pessoa expressa sua espiritualidade em meio ao mundo. 

Precisamos da religião para expressar a espiritualidade? 

Todas as pessoas expressam de uma forma ou outra sua espiritualidade. Nossas crenças formam a maneira que a expressamos. A religião é uma das formas de nos ligarmos à espiritualidade, mas não a única. Ao praticarmos meditação, ao rezarmos, ao nos conectarmos com algo maior do que nosso próprio eu, estamos expressando nossa espiritualidade. Podemos expressar nossa espiritualidade através de nossa fé, sem necessariamente estarmos ligados a uma religião. Não precisamos de dogmas para expressar nossa espiritualidade. Possuímos essa liberdade de expressar de várias formas essa potencialidade. 

O que ganhamos ao nos conectarmos com nossa espiritualidade? 

No momento em que nos conectamos com nossa espiritualidade, entendemos que o mundo não é o centro de nosso umbigo. Saímos do autocentramento e conseguimos transcender nosso eu. Isso evita problemas como a depressão (que é o excesso de eu), por exemplo. Além de ampliar nossa visão de mundo e de possibilidades. Aumentamos nossa capacidade de olhar o outro no universo dele, ganhamos autonomia e coragem para superar obstáculos e também uma visão mais ampla e leve do mundo. A espiritualidade nos liga a nosso universo sutil e nos ajuda a entender melhor a nós mesmos. 

Entretanto, devemos tomar cuidado para não cair no materialismo espiritual. Quando nos conectamos com a espiritualidade, aprendemos que andar no mundo é mais fácil do que imaginamos e com isso muitos benefícios aparecem. Muitas pessoas, por exemplo, utilizam-se de práticas espirituais para conseguirem ganhos materiais. Isso é completamente possível, mas é limitante pensar que temos que usar a espiritualidade apenas para termos ganhos financeiros. 

Quando nos conectamos através de práticas com nossa espiritualidade, aprendemos que podemos beneficiar as pessoas e isso nos faz ter uma vida mais leve. Obviamente que devemos aproveitar as coisas boas que o mundo nos traz, mas apenas usar essa capacidade para fornecer coisas materiais é limitar sua potencialidade e capacidade. Se quiser saber mais sobre como desenvolver sua espiritualidade, saiba que irei postar mais um texto falando exatamente sobre isso na semana que vem, explicando alguns passos que você pode tomar para isso. Um grande abraço e até lá. 

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]

celular (51) 99543-3715