Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Ritual de Lammas: que venha a prosperidade!

Os celtas, um povo pagão que reverenciava o contato com a natureza, comemoravam suas festividades e celebrações em oito datas durante um ano. Todas elas são representações do momento da estação do ano que estavam passando, o que é uma analogia ao que passa dentro de cada pessoa. Uma dessas celebrações se chama Lammas, uma celebração da prosperidade.

Lammas, também conhecido como Lughnasadh ou festival da primeira colheita, é um sabbath (como chamam as comemorações celtas) de verão, que celebra a colheita dos grãos plantados e a abundância que eles trazem para toda a comunidade. No hemisfério norte é comemorado no dia 1 de agosto, no hemisfério sul é celebrado em 2 de fevereiro.

Era nesse festival que as pessoas agradeciam por tudo o que estavam colhendo em suas vidas, seja bom ou ruim, pois tudo é consequência do que plantamos e as experiências colhidas são necessárias para o crescimento e evolução como pessoas. O nome Lammas significa “massa de pão” e faz referência ao alimento que nunca falta nessa época do ano por causa das fartas colheitas. Já o outro nome conhecido, Lughnasadh, faz referência ao deus solar celta Lugh, que na mitologia celta era um dos maiores guerreiros e quem derrotou os gigantes que exigiam sacrifícios humanos.

Nas festas, é costume celebrar com uma mesa bem farta, principalmente com pães e derivados do trigo. Também era costume fazer bonecos de palha para representarem deuses. Esses bonecos eram guardados até a próxima celebração de Lammas para serem queimados na fogueira (representando o desapego do que já passou para colher o que está brotando) e novos bonecos eram feitos para um novo ciclo de prosperidade.

Durante os rituais, pode-se fazer oferendas para os deuses para pedir prosperidade e fartura. Também é um momento de gratidão, pois ela é uma das qualidades que ajuda a atrair ainda mais prosperidade. Compartilhar o pão e a comida de Lammas com os outros também é um ato de prosperidade, pois demonstra que você tem condições de ajudar os outros, assim como a si mesmo. Por isso, quando estiver próximo dessa data, conecte-se com a energia dessa celebração e sinta a prosperidade chegando em sua vida. E que ela seja cada vez mais afortunada e abundante! 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.