Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Ritual de Yule: superar e renascer

Segundo a cultura celta, nós temos 8 rituais ao longo do ano e quatro deles estão ligados às estações do ano. Um deles é o solstício de inverno que acontece nos dias 21 e 25 de junho no hemisfério sul e 21 e 25 de dezembro no hemisfério norte, sempre marcando a noite mais longa do ano. Mas, não é só de frieza que se vive a cultura celta, pois o ritual de Yule nos traz um momento de superação e renascimento! 

História 

O nome Yule vem de um tronco de árvore que as pessoas levavam para suas casas no passado. Elas o usavam para entalhar a figura do sol e outros símbolos mágicos ou figuras masculinas que representassem Deus. Já o ritual, ele vem da cultura celta, que dizia que a Deusa grávida dá a luz ao seu novo filho no solstício de inverno, o que representa o renascimento simbólico do Deus Solar. Dessa forma, o ritual de Yule simboliza os ciclos da vida, nos passando a mensagem de que mesmo após um período tão frio, ainda é possível sentir o calor do Sol e o renascimento das flores da primavera. Assim, nós tiramos a conclusão de que tudo na vida tem um fim, mas que não precisamos ficar tristes por isso! Muito pelo contrário, devemos dar a volta por cima e ficarmos prontos para o recomeço que irá surgir! 

Tradição 

Existem muitas tradições acerca do ritual de Yule, muitos utilizam velas representando a tradição passada de acender uma fogueira para dar vida e poder ao Sol, outros usam sinos para representar a fertilidade da deusa, alguns compartilham presentes simbolizando a partilha do inverno, e outros decoram árvores — normalmente pinheiros — colocando sempre alimentos e presentes embaixo delas como um símbolo de agradecimento aos espíritos e deidades. 

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre o que o Ritual de Yule e o solstício de inverno podem simbolizar espiritualmente nas nossas vidas, aproveite esses dias de frio para limpar suas energias, reciclar o que pode ser usado, jogar fora o que não serve mais e simplesmente ir se preparando, porque assim como o calor vai chegar de novo, você também precisa estar preparado para as novas oportunidades que irão surgir! Afinal, só conseguimos abrir uma porta quando deixamos outra para trás, não é mesmo?


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.