Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

7 animais que reagem às mudanças lunares

A Lua exerce um grande papel nas forças da natureza e da Terra. Ela e suas fases influenciam o planeta de diversas formas, seja com relação às marés, à colheita ou a vida dos animais. Falando deles, dependendo da fase lunar, algumas espécies têm o comportamento alterado ou simplesmente ficam com o emocional mais alerta. Descubra agora quais são esses animais!

Texugos

Os texugos costumam fazer xixi para marcar território, especialmente quando querem acasalar. Durante a Lua Nova eles costumam urinar levantando a perna, enquanto na Lua Cheia isso não acontece tanto. Segundo os cientistas, esse comportamento ocorre porque durante a Lua Nova os texugos buscam mais o acasalamento, já que a escuridão promove uma proteção maior contra os predadores, levando em consideração que eles levam 90 minutos para concretizar o ato.

Corais

Durante uma noite de Lua Cheia específica a cada mês de dezembro, os corais da costa da Austrália sincronizam a maior liberação de ovos e esperma da Terra. Esse fenômeno também acontece em outras partes do mundo, mas o maior registro do caso é sempre na Austrália.

Apesar de outros fatores da água também interferirem nesse evento, como temperatura, salinização e a comida disponível, os pesquisadores descobriram que a fase lunar desempenha o maior papel, já que esse fenômeno acontece sempre durante ou próximo à Lua Cheia.

Gatos e cachorros

Um estudo relatado no Journal of the American Veterinary Medical Association, analisou 11,940 casos do Colorado State University Veterinary Medical Center, e revelou que, durante a Lua Cheia, houve um aumento de 23% das visitas de gatos ao veterinário e de 28% dos atendimentos aos cachorros. Isso acontece porque eles tendem a aprontar mais durante esse período. Os cientistas não conseguiram encontrar uma explicação para essa mudança de comportamento, mas apontaram que isso deve ocorrer porque esses animais passam mais tempo fora de casa durante a Lua Cheia.

Leia também "Fases da Lua: rituais para aproveitar a energia lunar!"

Leões

Os leões costumam consumir menos comida durante noites de luar, porque suas presas tendem a ser menos ativas durante esses períodos. Para compensar, eles acabam caçando durante o dia, apesar de caçarem melhor durante a noite. O interessante é que a caça durante o dia acontece especialmente depois de luas cheias. Um estudo publicado pelo jornal Plos One, em 2011, descobriu que leões africanos costumam atacar mais humanos após as luas cheias também.

Escorpiões

Uma proteína do organismo do escorpião, ao reagir aos raios UV da luz lunar, faz com que esse animal brilhe no escuro. Eles costumam ser mais ativos durante a Lua Nova e no fim dela procuram abrigo. Os cientistas não têm certeza do motivo, mas suspeitam que seja porque há mais presas durante as noites mais escuras.

Levando em consideração esses fatos, podemos concluir que a Lua desempenha um papel muito maior do que simplesmente ser um astro brilhante no céu. Graças à ela, tanto os oceanos quanto a fauna e a flora podem desenvolver-se e prosperar em meio a natureza.


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.