Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura

Compreenda como a medicina mais antiga do mundo pode ajudar a melhorar a energia vital do seu corpo e mente através de recursos alternativos. Conheça as técnicas e a história da medicina chinesa e se surpreenda.

Moxabustão

Mais uma técnica empregada pelos terapeutas da milenar medicina tradicional chinesa, a moxabustão ou simplesmente moxa, tem como princípio a melhora da circulação da energia (Qi) pelo corpo através da estimulação, via calor, dos pontos de acupuntura tradicionais.

A sua origem é do norte da China, e o termo na linguagem tradicional é Jiu (pinyin), cujo significado é “fogo contínuo”. A moxa pode ser utilizada sob a forma de carvão mineral ou mesmo ervas específicas, como a Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris.

A indicação deve ser bem criteriosa e realizada por acupunturista experiente

Pelo fato da queima dessas ervas ou até do carvão produzir um calor, considera-se a moxabustão uma técnica na qual a energia Yang é amplamente utilizada para fortalecer o Qi do indivíduo e prover melhor circulação, logo deve ser restrita a casos de deficiência da energia Yang e outros estados deficitários energéticos (não incluso a deficiência de Yin, que por tabela leva a um falso aumento do Yang, o que agravaria o quadro com tal técnica), pois seu uso indiscriminado e mal diagnosticado pelo acupunturista, pode não ser tão benéfico ao paciente. Portanto não pense que a moxa pode ser utilizada em todos os casos. A indicação deve ser bem criteriosa e realizada por acupunturista experiente.

A moxabustão pode ser Direta, quando é utilizada diretamente sobre a pele, na qual é colocada no formato de pequenos cones com a erva triturada e amassada ou mesmo indireta, quando não encosta na pele e o estímulo se dá graças a bastões de erva prensada (semelhante a charutos) ou mesmo o próprio carvão mineral (este inodoro, indicado para pacientes que também possuem problemas respiratórios, já que a erva produz um odor específico). Normalmente, na aplicação indireta, o próprio dedo do acupunturista serve de referência para saber se o local está bem aquecido ou não, com o intuito de não causar dor aos pacientes.

A moxabustão também pode ser realizada com as agulhas de acupuntura já inseridas (nesse caso, pode-se utilizar sobre a agulha) ou mesmo associada a ventosas.

Compartilhar