Compartilhar

por Erickson Rosa

A felicidade (e eficiência) de uma mente serena

A tranquilidade parece ser algo muito difícil de atingir em um mundo cheio de obrigações, compromissos e tempo escasso. Todos temos muitas obrigações e tarefas a serem cumpridas. Mas, paradoxalmente, quanto mais carregamos nossa mente com trabalhos e deveres, menos produtividade se tem. O que ocorre é o aumento de estresse, irritação e problemas oriundos do excesso de carga mental.

Contudo, podemos evitar esse aumento de estresse e ansiedade cultivando uma mente serena que nos auxilia a atravessar e superar essas situações. Uma mente serena consegue lidar com quaisquer eventualidades, exatamente por não se abalar com as oscilações que a vida traz.

Porém, muitas pessoas podem pensar, ao lerem esse texto, em como acalmar a mente diante de tantos problemas para resolver. Mas pense o seguinte: será mais fácil resolver a situação com uma mente calma ou uma mente perturbada? Obviamente, a resposta é uma mente serena.

Mas como atingir uma mente serena?

Da mesma forma como todas as outras coisas que aprendemos em nossa vida: através do treino. Podemos treinar nossa mente a ser menos responsiva aos eventos externos. Uma mente responsiva é aquela que, diante das situações, reage de maneira automática. Seria assim, imagine que você esteja em sua casa tranquilamente vendo televisão. De repente, aparece uma notícia sobre a crise financeira e que muitas pessoas estão sendo demitidas. Logo seus pensamentos de medo acionam e você começa a pensar que isso pode acontecer com você. Dentro de minutos, está apavorado e não consegue nem dormir.

Veja que nesse exemplo nada de fato ocorreu. Apenas era uma resposta da mente a um possível evento que pode nunca vir a acontecer. Mas a mente reativa responde de maneira automática com ansiedade e temor, pois nunca foi treinada a se pacificar. Somos treinados a reagirmos de maneira rápida e automática. Aquele que faz algo mais rápido e mais ágil é sempre visto com bons olhos.

Para termos uma mente mais serena e menos ansiosa, é necessário treinar essa não responsividade. Mas, para treinar a mente, começamos primeiro pelo corpo. Experimente ficar 5 minutos em uma posição sentada e relaxada sem se mover, focando sua atenção em um único objeto. Essa é uma prática utilizada pela psicologia e também nas práticas de Mindfulness.

Ao realizar esse treino, você desenvolve, através da neuroplasticidade, o seu córtex pré-frontal. Essa parte do cérebro é responsável por nosso controle de impulsos e do raciocínio lógico. Quando fazemos um simples treino de ficar parado, controlando o impulso de se mover, geramos um controle que generaliza os campos emocional e racional, havendo assim menos responsividade aos eventos. Pode parecer simples ficar parado, com sua mente focada em um único objeto, mas verá que esse treino simples é mais desafiador do que pensa. Veja o quanto sua mente se distrai. Quanto mais ela se distrair, significa que sua responsividade é alta e que isso é a fonte de diversos problemas, como estresse, ansiedade, irritação e falta de concentração e produtividade.

Esse simples treino ajudará você a acalmar sua mente e também reduzir sua ansiedade. Se não acredita, convido você a praticar esses exercícios durante pelo menos duas semanas. Experimente e veja o quanto esse exercício impacta positivamente sua vida.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]

celular (51) 99543-3715