Existe uma prática na meditação, e também em mindfulness, que é estar com a atenção no momento presente. Essa prática não somente traz nossa mente para o momento do aqui e agora, como também diminui nosso estresse e aumenta nossa capacidade de atenção.
Porém nada é mais valioso do que estar com nossa mente atenta às pessoas que estão conosco. Essa capacidade de presença, de estarmos com nossa mente focada no aqui e no agora é que é tão importante para nos conectarmos às pessoas que tanto amamos.
Mas o que é presença?
De maneira geral, estamos com nossa mente em pensamentos e nos planos do futuro, ou envoltos com memórias do passado. A presença é quando estamos com nossos ouvidos, olhos e mente atentos ao que está acontecendo no momento presente, sem deixar a mente ser carregada pelo fluxo de pensamentos. Ao estarmos presentes, conseguimos valorizar o que acontece em nossa volta.
Saiba o que cada signo deve evitar para ser feliz
Saímos da ansiedade para olhar com profundidade o único momento de verdadeira existência: o agora.
O quarto tempo
Em nossa cultura ocidental, acreditamos que existem três tempos. O passado, o presente e o futuro. Movemo-nos pensando sempre no que aconteceu no passado e o que projetamos para o futuro.
O presente é apenas foco de ações imediatas que precisamos executar. Uma abordagem seria estarmos sempre no momento presente. Em focarmos nossa atenção no que acontece no aqui e no agora.
Mas, para a cultura oriental, há um quarto tempo. Um entendimento de que só existe um eterno agora. Não há o passado nem o futuro, mas um eterno agora, que é continuo e com o qual perdemos contato quando deixamos que nossa mente se perca em pensamentos.
Aprenda a viver o presente com a terapia floral
Essa conexão com esse quarto tempo nos traz mais felicidade, pois deixamos de lado a mente que vive planejando e se preocupando com o futuro. Não que planejar nosso caminho seja ruim, porém apenas vivenciar o futuro e nunca desfrutar o momento presente nos traz mais ansiedade e preocupação do que o desfrutar da vida.
Não condicione sua felicidade
Se não ficarmos atentos, poderemos condicionar nossa felicidade no futuro. Só seremos felizes se tivermos o trabalho ideal, a casa ideal, com pessoas ideais etc. Esquecemos que a felicidade só pode ser vivenciada no agora, com todos os problemas e dificuldades que estão presentes em nossa vida. Podemos olhar esses problemas, sem os negarmos, entendendo que fazem parte da vida, e, mesmo assim, desfrutarmos a felicidade do momento presente.
O caminho para a felicidade ou a felicidade como caminho?
Para isso, precisamos da prática de presença. Não ficar pensando no que pode acontecer o tempo todo, mas sim o que está acontecendo nesse momento. Inclusive podemos combinar com a prática da gratidão. Ser grato pelas coisas que possuímos e pelas pessoas que estão a nossa volta. Ser grato pela vida, pelo ar, pelo Sol e por tudo que a vida nos traz.
Precisamos aprender a ser felizes agora, e não no amanhã. Entender que a felicidade só pode ser vivenciada no hoje, e não no futuro o no passado. O melhor momento para se viver é o agora.
Confira também: